(Português do Brasil) Dissertações de Mestrado 2015 – RAFAEL PICANÇO DE OLIVEIRA

Resumo
As obras geotécnicas no geral têm sido estudadas tradicionalmente de forma determinística. Contudo a engenharia geotécnica lida com uma gama de materiais com propriedades e parâmetros altamente variáveis e influenciados por diversos fatores. Visando quantificar a variabilidade inerente as previsões determinísticas, conceitos de probabilidade e estatística são utilizados como forma de racionalizar as incertezas ocasionadas. Neste âmbito, torna-se possível inferir sobre a confiabilidade dos resultados apresentados pelos procedimentos convencionais e estimar o risco de insucesso intrínseco ao projeto.

Desta maneira, este trabalho propõe um estudo do controle de cravação de estacas via repique elástico, enfocando aspectos probabilísticos das variáveis envolvidas no cálculo da capacidade de carga de estacas pré-moldadas. Apresenta um resumo com os conceitos básicos de probabilidade e estatística necessários para a compreensão do assunto. Desenvolve-se o Método do Segundo Momento de Primeira Ordem para quantificação da confiabilidade inerente ao desempenho de fundações.

Os cálculos são apresentados com base no controle de cravação de estacas de concreto pré-moldado, numa obra localizada na região central de Campos dos Goytacazes-RJ.

Download aqui.