Nossa História

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro iniciou suas atividades em 1993. Projetada por Darcy Ribeiro, tinha a finalidade de implementar um novo modelo de universidade, onde os centros de pesquisa pudessem ensinar e aplicar as tecnologias mais avançadas, contribuindo para o desenvolvimento da região Norte/Noroeste Fluminense. Com ensino de excelência, figurando entre as 15 melhores universidades do país desde 2007, oferece 20 cursos de Graduação, 14 Programas stricto sensu e uma pós graduação lato sensu.

O curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP) foi um dos primeiros cursos oferecidos pela UENF. Situado na cidade de Macaé – RJ por ser a cidade da base de operações da PETROBRÁS. O principal objetivo na criação deste laboratório foi desenvolver pesquisas e formar recursos humanos altamente qualificados para atender ao segmento de exploração e produção de petróleo, com um corpo técnico-científico multidisciplinar e especialistas de cada uma das fases das atividades de exploração e produção.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Reservatório e de Exploração (PPGERE), inserido na modalidade Acadêmico (Mestrado e Doutorado), foi proposto a partir das experiências de seu corpo docente ao longo de décadas de parceria com a indústria do petróleo, em níveis nacional e internacional, incluindo a criação no Brasil de programas de formação e convênios especiais atendendo às demandas do mercado, especialmente da Petrobrás, tendo titulado até o ano de 2025 um total de 207 Mestres e 69 Doutores.

Em 32 anos o LENEP/UENF tornou-se referência nacional para a indústria do petróleo, como instituição de pesquisa e formação de recursos humanos de alto nível. Em nível de pesquisa e pós-graduação tem sido alvo de demandas tecnológicas e recrutamento por parte de empresas do segmento de petróleo e gás, consolidando até o quadriênio (2021–2024) investimentos da ordem de 100 milhões de reais. Em decorrência disso, percebe-se o amadurecimento da Instituição em função da experiência adquirida no desenvolvimento de projetos financiados pelo setor produtivo, mantendo a aderência às orientações e aos objetivos originais. Em particular, observa-se a diversificação e melhoria da produção científica qualificada de docentes/discentes, seus produtos e impacto nas pesquisas. Os destaques descritos incluem a criação de empresas spin off, produção de softwares e outros produtos (patenteados e não patenteados) incorporados na rotina de trabalho das empresas financiadoras.

 
 
Fontes:

Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Reservatório e de Exploração (CPGERE). Macaé, dezembro de 1997.

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) 2023/2027. Reunião nº 281 do CONSUNI, Campos dos Goytacazes, 14 de abril de 2023. Disponível em: <https://uenf.br/portal/wp-content/uploads/2023/12/Minuta-PDI-2023-2027-FinalRev-08-12-1.pdf>. Acesso em 14 de jul. de 2025.

Relatório de Avaliação – CAPES: Quadriênio 2021-2024. Macaé,2025.