Índice de Dinâmica Econômica Local – Indel
O Índice de Dinâmica Econômica Local (Indel) é uma ferramenta desenvolvida pelo grupo de pesquisa (Nuperj/Uenf), focada na análise da economia regional com uma abordagem distinta dos índices tradicionais. Seu objetivo é oferecer uma visão mais precisa e contextualizada da dinâmica econômica, especialmente em regiões como o Norte Fluminense, beneficiadas por investimentos e receitas exógenas como as de portos e empreendimentos offshore, as quais tendem a distorcer as análises convencionais.
Suas variáveis incluem investimento público, impostos sobre circulação de mercadorias e serviços, movimentação bancária, emprego e renda no comércio, e o estoque complementar do trabalho formal em relação aos benefícios sociais.
Esses indicadores compostos são ponderados para formar um índice médio que varia de 0 (zero) a 1 (um), oferecendo uma escala de avaliação mais refinada da dinâmica econômica local, atenta para a eficiência na articulação de recursos escassos no território entre famílias, empresas e governos.
Alta dinâmica: resultados superiores a 0,8 ponto
Dinâmica moderada: resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 ponto.
Dinâmica regular: resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 ponto.
Baixa dinâmica: resultados inferiores a 0,4 ponto
Indel 2021 e 2022 – municípios do estado do Rio de Janeiro
Clique no painel abaixo para acessar o Indel registrado nos anos de 2021 e 2022. É possível selecionar dados por município, mesorregião e ano.
Para mais informações, incluindo tabelas detalhadas de dados, acesse a página do INDEL no site do Nuperj.