A importância da Iniciação Científica e Tecnológica na formação do discente

É evidente que a universidade brasileira tem passado por significativas transformações ao longo do tempo, instigando o debate entre o ensino e a pesquisa acadêmica. A Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) se insere neste cenário como uma importante ferramenta no processo de mudança, contribuindo não somente com a formação do estudante, mas também criando laços e aproximando a universidade e a comunidade.

Destacamos que a Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro -UENF- constitui um excelente instrumento educativo, atribuindo ao estudante a participação no processo de produção do conhecimento científico em diversas áreas, fazendo-o alcançar melhores desempenhos nas seleções para a Pós-Graduação e permitindo-lhe uma formação acadêmica que implicará em resultados positivos para a universidade e para a comunidade em que este estudante esteja inserido.

No ano de 2020 a revista Conhecendo a Ciência discutiu o papel da Iniciação Científica e Tecnológica no aprimoramento da Pós-Graduação, passando por todos os Centros da universidade. Nesta última edição do ano, a revista apresenta o Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias – CCTA, em que os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas e Ciência Animal apresentarão de que forma a ICT contribui para o ingresso e permanência dos estudantes na pós-graduação e para o desenvolvimento científico.

Concluímos assim essa linha editorial desenhada em 2020, que pode dar uma mostra da importância da ICT no ambiente universitário ao ser um potente instrumento no processo formativo do estudante, constituindo um espaço de diálogo com profissionais de diversas áreas do conhecimento. Formando cidadãos ativos e comprometidos com o avanço científico e tecnológico e participantes ativos na resolução de problemas que afetam a sociedade.

 

A Iniciação Científica e Tecnológica da UENF é um potente instrumento na formação do estudante.