Abertura do Congresso

A cerimônia de abertura do XII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e V Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG) contou com a participação dos três reitores das universidades participantes (UENF, IFF e UFF). Em seu discurso, o reitor da UENF, Raul Palacio, enfatizou a importância da parceria entre as três instituições públicas de ensino superior de Campos dos Goytacazes, que já dura 12 anos.

“Vivemos em um momento polarizado, onde muitos procuram inimigos o tempo todo. Nós, das universidades, fazemos justamente o contrário: procuramos parceiros. Principalmente quando ocorre a diminuição dos recursos para as instituições e, consequentemente, para as pesquisas. Quero aqui aproveitar a oportunidade e ressaltar a importância do tema do Congresso que está relacionado ao desenvolvimento da sociedade, da coletividade, do país como um todo. Alguns que estão participando se tornarão cientistas, mas o mais importante é que todos sairão daqui entendendo a importância da ciência para a vida”, disse o reitor.

O reitor da UFF, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, também falou sobre o tema do Congresso ressaltando a importância do meio ambiente e da ciência.

“O momento como o de hoje não serve apenas para prestarmos conta da produção de conhecimento, mostra que o conhecimento científico é parte integrante da formação do cidadão de maneira inteligente e responsável para as futuras gerações”, afirmou.

Jefferson Manhaes de Azevedo, reitor do IFFluminense, ressaltou a importância do evento no momento em que a ciência vem sendo tão desvalorizada pelos governantes.

“Não existe democracia sem instituições democráticas fortes, não existe pesquisa sem universidades fortes, sem grupo de pesquisadores fortes. Sem parceria não conseguiremos fazer nada. Temos que usar o nosso conhecimento e o que há de mais sofisticado na educação, ciência e tecnologia. Que a nossa ciência se torne mais sábia”, disse.

A cerimônia de abertura do XII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e V Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG) contou com a participação dos três reitores das universidades participantes (UENF, IFF e UFF).