Cinzas do bagaço da cana-de-açúcar tem grande potencial na construção civil

Muitos estudos são desenvolvidos com a intenção de resolver problemas da comunidade em diferentes aspectos. Juliane Carvalho Loffredo, que cursa Engenharia Civil, é aluna de IC e conta que sempre foi seu sonho vivenciar e colocar em prática algumas temáticas que ela só teria acesso em livros, vídeos ou depois de formada.

“É uma experiência incrível essa que a IC está me proporcionando, comecei ainda esse ano (2021) e já me encontro aprendendo tanto. Na Engenharia Civil, a prática é muito importante e a IC oferece oportunidades adicionais à graduação e ainda a possibilidade da minha pesquisa impactar ou ajudar de alguma forma os estudos futuros e a própria comunidade.”
A estudante, que pretende seguir a carreira acadêmica através da pós-graduação, considera que a IC é o seu ponto de partida, além de proporcionar oportunidades de trabalho dentro e fora do país.

“Essa é a minha meta: conseguir experiências, aprendizado sobre novas técnicas e processos ainda na graduação, para que eu possa ter uma base excelente para dar sequência, depois de formada, à linha de pesquisa que estou
trabalhando hoje.”

Conheça a pesquisa

A pesquisa de Juliane, que é orientada pelo prof. Guilherme Cordeiro Chagas no laboratório LECIV do CCT, tem como objetivo avaliar o potencial da cinza do bagaço da cana-de-açúcar como substituta parcial do agregado de miúdo (ou areia) de concretos de Cimento Portland, um dos cimentos mais usados na construção civil. Com o título “Produção e caracterização de agregado miúdo com cinza grossa do bagaço de cana-de-açúcar”, o estudo de Juliane têm grande relevância, pois há carência de processos que não causem tantos impactos ambientais.
“Desse modo, espera-se obter um novo agregado artificial, ampliando a possibilidade de uso das cinzas do bagaço, correspondendo assim às expectativas de que se promova a melhoria ou manutenção das propriedades originais do sistema cimentício.”
Juliane conta que sua pesquisa busca contribuir para a diminuição do desperdício de materiais e diminuição do custo das construções que, muitas vezes, apresentam baixa durabilidade e necessidade posterior de recuperação.
“Na pesquisa, serão apresentadas várias técnicas experimentais e análises sobre a produção e caracterização de um agregado miúdo reciclado a partir da separação do quartzo presente na cinza do bagaço de cana-de-açúcar”.

Retornar à home da Revista