Composto de cobre (h30) pode induzir a morte de células do câncer de próstata
Natural de Campos dos Goytacazes, Lucas Elohim Cardoso Viana Baptista, de 19 anos, foi um dos premiados do XIII CONFICT. Lucas formou-se no ensino médio no Liceu de Humanidades de Campos em 2018 e no ano seguinte, em 2019, iniciou o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UENF.
“ Eu sempre fui um aluno fascinado por conhecimento e em entender o porquê das coisas. Com certeza a Biologia foi a melhor decisão da minha vida.”, disse o estudante.
Lucas viu na UENF a oportunidade de experimentar e se aprofundar nos estudos pelos quais se interessava. Assim, movido por sua vontade de ampliar seus conhecimentos, começou a analisar os laboratórios da Universidade, sendo fortemente atraído pela linha de pesquisa do Laboratório de Biologia do Reconhecer (LBR), do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB).
“A UENF me inseriu em uma etapa de descobertas e novas experiências. Após a oportunidade de conhecer a rotina laboratorial, ingressei como aluno de IC no primeiro edital disponível.”, relata Lucas.
O ingresso na IC é uma grande conquista, mas também apresenta muitos desafios. Para Lucas, o maior deles foi dominar as técnicas dos experimentos. Posteriormente, a conciliação com a rotina de estudos com disciplinas e artigos científicos, além dos próprios experimentos, também foram consideravelmente desafiadores.
“Embora haja uma série de dificuldades, nunca desanimei em nenhum momento. Pelo contrário, as dificuldades me fortaleceram e aumentaram ainda mais minha vontade de descobrir e aprender. Meu objetivo para o futuro é publicar um artigo científico referente ao meu trabalho e me candidatar ao doutorado em universidades internacionais, tornando-me pesquisador na área da imunologia.” declara.