Estudantes de iniciação científica publicam suas pesquisas em inglês

Em 2020, estudantes premiados no CONFICT & CONPG foram convidados a participar de um workshop de redação científica em inglês, promovido pela Assessoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (ASSAII) da UENF. Como produto final, os estudantes publicaram seus trabalhos em uma edição especial da Revista Conhecendo a Ciência. Divulgada no mês de outubro de 2021, a edição conta com um compilado de artigos em inglês produzidos pelos estudantes sobre os assuntos de suas pesquisas. O workshop foi ministrado pelo Prof. Humberto Fernandes e a produção dos artigos teve como objetivo promover a internacionalização da UENF, um projeto em andamento que vem ganhando força.


Para os estudantes, tal experiência proporcionou um conhecimento aprofundado da língua inglesa, proporcionando maior facilidade, por exemplo, em apresentações internacionais.
Os estudantes de Iniciação Científica Lillian Salarolli Ruis, Jhonnatas Gomes Paiva, Laís Nogueira Machado, Beatriz Garcia Sousa, Gustavo D’Anunciação Braga, Taiany Felipe e Igor Teixeira participaram da edição com seus artigos escritos em inglês.
Lillian Salarolli Ruis cursa Engenharia Industrial e a sua pesquisa intitulada “A review on Mike Baxter’s Product Design” tem como objetivo analisar a visão de Mike Baxter, famoso pesquisador, sobre o designer de produtos e como são adequados às necessidades do mercado.
Jhonnatas Gomes Paiva e Laís Nogueira Machado são guaduandos do curso de Ciências Biológicas da UENF e o artigo publicado em inglês, cujo título é “A Review on scientific dissemination to the non-academic public” objetiva refletir a respeito da acessibilidade da ciência, uma vez que a disseminação de informações precisa ultrapassar os muros da universidade.
Os estudantes Beatriz Garcia Sousa e Gustavo D’Anunciação Braga, que cursam Medicina Veterinária na UENF, publicaram em inglês a pesquisa “Avian Biochemical Analytes for Hepatic Function and Injury Interpretation: A Review”, cujo objetivo é facilitar o entendimento e chegar a um possível consenso a respeito de informações encontradas em publicações sobre a função hepática e os valores das substâncias analisadas de lesões em aves.
Fechando a edição, Taiany Felipe e Igor Teixeira, respectivamente graduanda e licenciado em História pela UFF, publicaram a pesquisa intitulada “The cultural circularity in Campos dos Goytacazes in the 20th century: from the intellectuality and musical teaching perspective” que propõe analisar o caminho do processo cultural de Campos dos Goytacazes no século XX na perspectiva intelectual e no ensino musical com base em documentos redigidos naquela época.


Retornar à home da Revista