Estudo de estruturas e propriedades mecânicas do aço a carbono

Dedicação, essa foi a palavra-chave para que a estudante Francine Soares, 23 anos, ingressasse na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Ela é campista e logo assim que terminou o ensino médio realizou o curso técnico em Mecânica no Instituto Federal Fluminense (IFF). Nesse mesmo período, Francine cursou o Pré-Vest/UENF, um curso pré-vestibular comunitário dentro da Universidade, onde pode conhecer melhor a estrutura da UENF.

“Foi através do pré-vestibular que eu conheci a universidade e o curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. O curso técnico anterior já havia me dado uma base. No técnico eu estudei bastante sobre materiais e na matéria de Metalografia ministrada por uma professora formada em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UENF, eu percebi que o curso de graduação na UENF seria uma grande oportunidade. Como me interessei bastante por esse tópico, decidi buscar participar de uma pesquisa nessa área. No laboratório em que atuo, o LAMAV, essa linha de pesquisa é curso de graduação pela professora Lioudmila Matlakhov, que me deu a oportunidade de ingressar no seu projeto”, informou a estudante.

Francine acredita que a Iniciação Científica abriu portas e ainda vai abrir muitas outras ao longo de sua carreira. “A IC é uma forma de adquirir novos conhecimentos, de colocar em prática o que aprendo nas disciplinas e isso tem muito a acrescentar no meu currículo. Pretendo desenvolver a pesquisa o quanto antes, visto que devido à pandemia não pude a parte prática, mas tenho estudado bastante sobre o assunto e quero poder levar todo esse conhecimento para o mercado de trabalho”, declarou.


Conheça a pesquisa

A pesquisa da estudante Francine Soares é desenvolvida no Laboratório de Materiais Avançados (LAMAV), no setor de Metalurgia Física, sob a orientação da professora Lioudmila Aleksandrovna Matlakhova e tem como título “Estudo de estruturas e propriedades mecânicas do aço a carbono ligado tipo AISI 4340 solidificado a vários tratamentos térmicos”. “A pesquisa tem por objetivo principal avaliar vários tratamentos térmicos na estrutura e propriedades do aço analisado, aprimorando meu conhecimento teórico e prático na área de Metalurgia Física, além de conhecer as técnicas de análise estrutural e ensaios mecânicos, analisar estrutura e propriedades mecânicas do aço AISI 4340, no seu estado inicial e após três tratamentos térmicos aplicados”, informou.

Francine explica ainda que o aço é muito aplicado em componentes para sistemas mecânicos, na parte estrutural, como em eixos, engrenagens, colunas e cilindros. “A pesquisa se torna necessária devido ao grande desenvolvimento das indústrias mundiais, além das máquinas que requerem materiais com propriedades melhoradas para aumentar sua aplicabilidade e desempenho, visando ao baixo custo”, finalizou.

Por Jane Ribeiro

Retornar à home da Revista