Estudo investiga os meios de cultura e os tipos de vedação dos frascos no cultivo in vitro de orquídeas

Dentro da universidade, o estudante tem a oportunidade de aplicar conceitos que são aprendidos em sala de aula, a fim de investigar, testar e colher resultados. Assim, os resultados colhidos, publicados ou apresentados em congressos tem o objetivo de melhorar algum processo que trará benefícios à sociedade. É por isso que é tão importante incentivar e divulgar o fazer científico. O estudante Vinicius de Freitas Manhães, de 21 anos, nascido em Campos dos Goytacazes, cursa Agronomia na UENF e tornou-se um pesquisador durante a sua trajetória na Iniciação Científica.
“Estou no 7° Período do curso de Agronomia na UENF e também sou Presidente da Engloba Consultoria (Empresa Júnior de Engenharias da UENF) para a gestão 2022. A Iniciação Científica tem um significado muito importante na minha vida, pois foi uma das melhores experiências que tive na UENF. Entrei na IC em meados de 2018, no meu segundo período do curso e me mantive na bolsa por três anos, adquirindo muita experiência e vencendo muitos desafios. Aprendi a trabalhar na pesquisa com uma cultura que sempre foi uma paixão: as orquídeas. Tendo o apoio da minha orientadora Profª Virginia Carvalho e dos parceiros de laboratório, consegui crescer muito como pessoa e como profissional, ficando mais confiante com meu trabalho e em apresentações em público.”, relata o estudante.


Para Vinicius, a IC foi uma grande oportunidade para descobrir o que ele desejava para a sua vida profissional e seu futuro acadêmico.
Além de todos os frutos colhidos na IC, em 2021, ele foi premiado no XIII CONFICT com sua pesquisa e continua a colecionar conquistas.
“Na IC, pude ter a experiência de produzir e publicar trabalhos científicos, participar de congressos, desenvolver experimentos em laboratório e aprender na prática muito do que o mundo científico proporciona. O prêmio nesse CONFICT foi a chave de ouro para encerrar minha trajetória na IC, oportunidade pela qual sou eternamente grato.”, conta Vinicius.


Retornar à home da Revista