Pesquisa aponta o diálogo textual como a base da reescrita

A estudante do 5º período de Licenciatura em Pedagogia, Laryssa Gonçalves dos Santos, 20 anos, nunca pensou que hoje estaria em uma universidade. Moradora de uma cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, Carapebus, sempre estudou em escola pública e segundo ela não tinha conhecimento da existência da UENF. Laryssa conta que os desafios sempre foram um estímulo para seguir em frente e a IC trouxe para ela a possibilidade de enxergar além do óbvio, da busca por respostas, do entendimento dos processos.

“ Um dos primeiros e maiores desafios acerca de estudar na UENF foi a distância e passei a viajar todos os dias para Campos no transporte universitário que a minha cidade oferece com 1 hora e 30 da minha cidade até a UENF, na ida e mais 1 hora e 30 minutos na volta; cansa bastante, e exige muito esforço e disposição”, enfatiza a estudante.

Laryssa tem se dedicado, ao longo dos últimos meses, ao projeto da Iniciação Científica que segundo ela contribui e garante uma melhor formação acadêmica, como também influencia na busca dos porquês das coisas. “A Pesquisa me trouxe a capacidade de criticar e refletir a minha realidade e como ela se dá. Portanto, no meu caso como futura pedagoga, a IC nos amadurece muito em relação não só a escrita, mas no nosso comportamento e pensamento como futuras profissionais. Contudo, posso dizer que a Iniciação Científica me deu um estímulo na vida acadêmica, além de me exigir habilidades necessárias para uma vida universitária satisfatória”, declarou.

Laryssa conta que com a IC teve a oportunidade de apresentar sua pesquisa com mais detalhes nos dois últimos CONFICT (Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica). “Meu projeto foi exposto em banner e também na apresentação oral. Apresentamos também, com alguns resultados obtidos da primeira etapa da pesquisa, um minicurso acerca da reescrita textual no XIV JNLFLP (Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa) realizado na UENF, em novembro de 2019”, disse a estudante.


Conheça a pesquisa

A estudante Laryssa Gonçalves dos Santos atua no Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem (LEEL), do Centro de Ciências do Homem (CCH), orientada pelo professor Sérgio Arruda de Moura. O título da pesquisa é “A Reescrita do texto: Uma dimensão dialógica do discurso como subsídio à redação do aluno do Ensino Fundamental” e conta com a colaboração de mais duas estudantes de Pedagogia, Gianne Badino e Maria Eduarda Damiqui.

“A nossa pesquisa se dá acerca da reescrita do texto, tendo o diálogo como a base dessa reescrita, e ela nos proporciona enxergar como o processo de reescrita é primordial para uma boa produção de textos, e o quanto ela exercita a criticidade do educando, pois além de escrever ele deve observar se está conseguindo se expressar bem através do seu texto. No caso específico do meu trabalho, temos uma abordagem acerca dos gêneros textuais, que nem sempre é bem trabalhado na escola, e um dos meus objetivos dentro da pesquisa é promover uma aproximação com os gêneros textuais e discursivos, enquanto se trabalha a reescrita”, finaliza a estudante.

Por Jane Ribeiro

Retornar à home da Revista