Pesquisa investiga desequilíbrio de chuvas e estiagens em cidades do estado do Rio de Janeiro

Dentro da UENF, os estudantes de graduação encontram-se diante de grandes oportunidades para ter contato, desde então, com o fazer científico na prática. Agatha Nunes da Silva, de 22 anos, cursa Licenciatura em Ciências Biológicas na UENF e conta que, no 5º período, pôde ingressar na Iniciação Científica.
“Quando eu estava no 5º período do meu curso na UENF, por meio do contato com outros alunos que participavam de Iniciação Científica, eu percebi a importância em minha formação de me envolver com esses projetos e comecei a buscar oportunidades em alguma área de pesquisa que me despertasse interesse. Pouco tempo depois eu conheci o projeto ”Clima e Energia”, desenvolvido pela equipe do LAMET/UENF. Foi quando entrei em contato com a professora Maria Gertrudes Alvare Justi da Silva em busca de informações sobre a possibilidade de realizar uma IC com sua orientação, em um projeto ligado ao clima (variabilidade e tendências).”, relata Agatha.

Oriunda de Rio das Ostras, a estudante conta que ingressou na UENF por meio da Fundação CECIERJ, que tem como objetivo a democratização do acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade na modalidade Educação a Distância (EaD).

“Tive a oportunidade de concorrer a uma vaga para me tornar aluna da UENF e, no ano de 2018, ingressei no curso Licenciatura em Ciências Biológicas. Sigo nessa universidade, dedicando-me aos meus estudos. Hoje, atuo na IC com orientação da professora Maria com o projeto ‘Eventos extremos de chuva: deficiência e excesso’ e me tornei uma bolsista de IC pelo PIBIC/UENF no período de um ano e meio.”, conta. Agatha também relata que a Pandemia impôs algumas dificuldades ao andamento do seu projeto, limitando os encontros presenciais no Laboratório de Meteorologia (LAMET), por exemplo.

“Apesar das dificuldades encontradas, a IC foi essencial para minha formação, visto que, a partir dela, fui capaz de entender o que é uma pesquisa científica e atuar ativamente como uma pesquisadora, o que me proporcionou a aquisição de diversos conhecimentos que levarei por toda a minha vida profissional. Mesmo que, futuramente, eu deseje atuar como professora, a IC me fez querer continuar dentro do universo acadêmico.”, explica a estudante. As limitações encontradas nesse contexto não a impediram de dar andamento em seu projeto. Resultado desse empenho foi a premiação no XIII CONFICT de 2021.