Revista PIBIC/UENF “Conhecendo a Ciência” Edição 34

Campos dos Goytacazes / RJ  |  Volume 8  |  nº 5  |  34 edição  | Outubro de 2021


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Outubro / 2021

Currículo Lattes para quê?

O currículo é uma ferramenta que reúne conquistas profissionais e acadêmicas de uma pessoa. No Brasil, existe o Currículo Lattes, considerado um repositório de informações a respeito da trajetória pessoal, profissional científica e tecnológica. Resumindo: é no CV Lattes que pesquisadores e pesquisadoras divulgam artigos publicados, informações sobre sua formação e trajetória profissional, produções acadêmicas, premiações, participações em congressos, apresentações de palestras, etc.
Elaborado nos padrões da Plataforma Lattes, administrada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Currículo Lattes concentra em sua base de dados o percurso acadêmico de pesquisadores de todo o país, além de ser adotado pela maioria das universidades e outras instituições de pesquisa e instituições de fomento. Leia aqui


Alunos de ensino fundamental também entram na base de currículos para participar de projeto com a UENF

Existe idade certa para ser um cientista? A resposta é “não”! Uma parceria entre o CIEP 481 Arnaldo Rosa Viana e a UENF promove o projeto “Jardins de Polinizadores”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Gaglianone, com apoio do Programa Ciência na Escola, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Leia aqui


Pesquisa sobre a vegetação em áreas urbanas centrais de Campos dos Goytacazes é publicada em formato de e-book

Os trabalhos que são desenvolvidos nas instituições de ensino e pesquisa públicas, como as universidades, trazem resultados muito positivos à sociedade. É por isso que o incentivo à Ciência é indispensável à vida acadêmica de estudantes como Mariana Elene Costa Pereira, que cursa Agronomia na UENF e, recentemente, pôde contribuir para a criação e publicação de um e-book. Leia aqui


Pesquisa compara a anatomia de cães domésticos a de cães silvestres

A trajetória de muitos alunos até a graduação é repleta de desafios e conquistas marcantes. É o caso de Gustavo Silva de Souza, aluno do curso de Medicina Veterinária da UENF. O estudante de 24 anos conta que a UENF sempre foi sua primeira opção e que seus primeiros passos até a universidade ficaram marcados em sua memória e de sua família.
“Sendo natural da cidade de Campos, sempre tive a UENF como primeira opção e me recordo com muito carinho do dia em que fui convocado para realizar a matrícula. Sou de família humilde e tinha a minha rotina dividida entre estudar para o vestibular e trabalhar com meus pais no comércio. Hoje, quando olho toda a minha trajetória até aqui, encho-me de orgulho por fazer parte da UENF como cotista racial, principalmente sendo um dos primeiros representantes da minha família em uma universidade pública.” conta o estudante. Leia aqui


Cinco espécies de myrtaceae da savana amazônica são analisadas em estudo

A Iniciação Científica, além de abrir portas, atua como um fator de incentivo muito importante diante dos desafios durante a graduação.
A estudante Nicolly Bautz, que cursa Licenciatura em Ciências Biológicas na UENF, é um exemplo de que o Programa desempenha um grande papel na vida dos alunos. Incentivada desde cedo, a busca pelo sonho de entrar na faculdade teve início quando ainda estava na educação básica, em sua escola na cidade de Cariacica – ES.
“Sempre   fui   incentivada    pela    minha    família e pelos meus professores a estar em uma universidade. Então, o incentivo deles se tornou o meu sonho. Foi quando uma amiga me indicou a UENF e eu resolvi prestar o vestibular.” conta a aluna de 27 anos.  Leia aqui

 


Documentos artísticos do acervo da Casa de Cultura Villa Maria são estudados em pesquisa

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBi-UENF) vem, desde 1995, incentivando os estudantes de graduação a participarem de projetos de pesquisa dentro da Universidade. Os resultados positivos desse programa são observados a partir do relato dos estudantes como a Taiany Felipe de Oliveira, que cursa Licenciatura em História na Universidade Federal Fluminense e atua como aluna de IC na UENF.
Taiany cursou toda a educação básica em escola pública e começou a graduação em 2017, no curso de bacharelado em História na Universidade Federal Fluminense, no qual se formou este ano. Agora, ela permanece com vínculo à Universidade através do curso de licenciatura. Leia aqui

 


Estudo investiga a técnica fotoacústica para o diagnóstico e monitoramento da diabetes

A cada dia, a Ciência avança através dos estudos desenvolvidos por pesquisadores empenhados em transformar o mundo. Arthur George Tissi Batista, que cursa Licenciatura em Física na UENF, natural de Pirapetinga (MG), é um exemplo de que o entusiasmo científico começa bem cedo, ainda na educação básica.
“Estudei durante quase todo o ensino fundamental em uma escola do meu bairro e, somente no último ano, mudei-me para um colégio no centro da cidade. Nesse novo colégio tive a oportunidade de ganhar uma medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das   Escolas   Públicas   (OBMEP) e incentivo a todos os leitores que estejam aptos a fazer essa prova, que a façam com carinho e dedicação. Foi algo que abriu portas na minha vida e pode fazer o mesmo por vocês também.”, aconselha o estudante de 21 anos. Leia aqui


A equipe da revista “Conhecendo a Ciência” comemora prêmio recebido

No dia 06 de outubro, a Revista “Conhecendo a Ciência” recebeu o prêmio de 1º lugar pela apresentação na XIII Mostra de Extensão UENF/UFF/IFF, na área de Comunicação.
A importância da divulgação científica e o papel dos estudantes de IC e IT da UENF foram destacados. O objetivo de produzir uma revista acessível aos estudantes da educação básica e à comunidade em geral tem sido alcançado a cada edição e, por isso, a Equipe agradece e dedica esta conquista a cada leitor! Viva a Ciência!

 


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Outubro / 2021

Apresentação:

A Revista “Conhecendo a Ciência”, produzida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF, tem como objetivo divulgar os trabalhos científicos desenvolvidos por bolsistas e voluntários que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (PIBi/UENF). Nosso público alvo está além da comunidade acadêmica, pois pretende atingir toda a comunidade em geral e especialmente o público jovem, a fim de despertar o interesse para a Ciência e a Tecnologia através da aproximação Sociedade-Universidade.

A revista iniciou em 2014, com financiamento do CNPq, sob a coordenação da Profa. Adriana Jardim de Almeida. A partir de 2016, a Profa. Maria Cristina Gaglianone passou a coordenar a Revista, que atualmente conta com apoio da Editora da UENF (EdUENF) e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, através das bolsas concedidas a participantes da equipe.

Corpo Editorial:

  • Profª Maria Cristina Gaglianone
  • Profª Rosana Rodrigues

Equipe:

  • Camilla da Silva Mendes – Licenciada em Letras – Bolsista Universidade Aberta (Proex)
  • Chris Anne de Arruda – Tecnóloga em Design gráfico – Bolsista Universidade Aberta (Proex)
  • Josivane da Silva Machado – estudante de graduação – Bolsista de Extensão (Proex)
  • Miguel de Araujo – Tecnólogo em Design gráfico – Voluntário
  • Natan Machado dos Santos – Programador – Bolsista Universidade Aberta (Proex)

Contatos:

Endereço: Av. Alberto Lamego, 2000. Parque Califórnia. Campos dos Goytacazes, RJ. CEP 28013-602

E-mail: revista.pibict@uenf.br