Uma pandemia que mudou o planeta

Em março de 2020 o confinamento das pessoas nas suas casas passou a ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a partir do aumento descontrolado do contágio pela Covid-19.

Enquanto o mundo observa a devastação causada pela Covid-19, cientistas se organizaram para desenvolverem protocolos, se tornando a esperança para milhões no mundo inteiro. A pandemia conferiu à Ciência o papel de protagonista na busca de soluções. A situação provocada pela Covid-19 mudou a vida de todas as pessoas do planeta, principalmente dos pesquisadores e cientistas que lutaram para desenvolver uma vacina eficaz para combater um vírus, até então desconhecido, que já matou milhões de pessoas.

Nos últimos 12 meses toda a sociedade está vivendo uma grande tragédia e ao mesmo tempo a expectativa de que a Ciência encontre soluções. Os pesquisado res correm contra o tempo para vencer um vírus sobre o qual já se aprendeu muito, mas ainda existem muitas perguntas. Taxas de mutação e de letalidade, potencial de transmissão, tratamento, efeitos e sequelas ainda são temas desafiadores e que passaram a ocupar intensamente a vida dos cientistas e dos profissionais da saúde.

Hoje as pesquisas para o desenvolvimento de vacinas eficazes e seguras contra o vírus Covid-19 dominam as atenções do mundo. Porém, a pandemia gera também uma demanda de pesquisas em muitas outras áreas, pois os impactos são profundos em todos os aspectos da sociedade humana, como na educação, no trabalho e na economia, por exemplo.

Nesta edição da “Revista Conhecendo a Ciência” vamos abordar de que forma a pandemia alterou a rotina dos estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica da UENF, e como suas pesquisas estão sendo desenvolvidas.

 

Com a pandemia da covid-19 a relação dos pesquisadores com o seus objetos de estudo foi alterada, mas sem comprometer a seriedade do processo