Spin 0ff da UENF é finalista no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2014

Na última sexta-feira, 28/11/14, representantes da UENF estiveram presentes à solenidade de entrega do “Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2014”, realizada no Rio de Janeiro. Na ocasião, a empresa Invision, spinoff da UENF, participava entre as três finalistas selecionadas na Categoria II – Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa fornecedora em colaboração com empresa petrolífera.

Pela UENF, estiveram presentes o diretor da Agência UENF de Inovação, professor Ronaldo Paranhos; os pesquisadores do Laboratório de Engenharia de Exploração de Petróleo (LENEP), professoresFernando Moraes e Sérgio Adriano Oliveira; além do empreendedor Igor Braga, diretor executivo da Invision.

A Invision participou da premiação com o projeto “Desenvolvimento de software de processamento sísmico especial e inversão de AVO de alta resolução”, que contou com a parceria da Petrobras/Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes). Esta também esteve representada no evento pelo geofísico José Fernando Rosalba, gerente de Caracterização e Modelagem de Reservatório do Cenpes.

A Invision foi fundada em 2007, tendo como idealizadores os professores do LENEP Fernando Moraes, Luiz Loures (atualmente na Statoil) e Sérgio Adriano Oliveira, e como empreendedor, Igor Braga, à época aluno de doutorado no LENEP, aproveitando parte do trabalho de pesquisa desenvolvido pelo grupo de geofísica de reservatório. Igor Braga fez seu mestrado e doutorado junto a este grupo e iniciou o projeto da empresa a partir do conhecimento adquirido na UENF. A Invision participou como empresa incubada na Tec-Campos, durante a fase de amadurecimento do negócio, graduando-se na incubadora em 2011.

— Este é um caso bem sucedido de geração de spin off na UENF. Merece destaque o processo de transferência de conhecimento da academia para a sociedade. Pesquisas que foram desenvolvidas na UENF se transformam em patentes, softwares e tecnologias, gerando oportunidades de negócios para empresas de base tecnológica, que são apoiadas pela incubadora de empresas, que passam a atuar no mercado com produtos e serviços inovadores, de elevado conteúdo tecnológico — disse Paranhos.

Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2014
Da esquerda para a direita:Elias Ramos de Souza, superintendente Pesquisa e Desenvolvimento da ANP; Igor Braga, Fernando Moraes; Magda Chambriard, diretora Geral da ANP; José Fernando Rosalba; Sergio Adriano Oliveira; Carlos Dias; Helder Queiroz, diretor da ANP; e Ronaldo Paranhos.