O que é o estágio?

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de alunos que estejam frequentando o ensino regular em instituição de ensino superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do fundamental, na modalidade de jovens e adultos.

O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional, com objetivo do desenvolvimento do aluno para a vida cidadã e para o mundo do trabalho. O estágio pode ser obrigatório ou não-obrigatório:

• Estágio Obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Neste caso, ele poderá ser remunerado ou não;
  • Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, com carga horária regular e obrigatória. Neste caso, o estagiário deverá receber alguma forma de contraprestação (normalmente, renumeração) da instituição onde fará o estágio.