Principal


Conheça o PIBi – UENF

             Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (PIBi-UENF), ligados à Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), envolvem os Programas de Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), e têm o objetivo de estimular e fomentar a participação de estudantes de graduação em pesquisas originais desenvolvidas pelos pesquisadores da UENF.

O PIBIC-UENF, desde 1995, tem incentivado estudantes de graduação à participação em projetos de pesquisa de relevância nos contextos regional, nacional e internacional. A alta qualidade dos trabalhos desenvolvidos neste Programa resultou na concessão do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, conferido pelo CNPq na categoria Mérito Institucional, nos anos de 2003 e 2009.

O PIBITI-UENF foi criado em 2006 com o objetivo de estimular estudantes à participação em projetos que visem ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Este programa busca contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

         O PIBi-UENF tem como metas formular e aprimorar a política de Iniciação Científica e Tecnológica na Instituição, possibilitar a interação entre graduação e pós-graduação, qualificar recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da pesquisa e da capacidade inovadora no País, e contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma efetiva na sua comunidade.

         A inserção nos Programas é feita após aprovação em processo seletivo, por meio de editais divulgados amplamente nos meios de comunicação da UENF. O PIBi-UENF dispõe de bolsas CNPq e bolsas UENF, que são direcionadas aos alunos aprovados nos editais específicos. Para participar do PIBi-UENF os estudantes devem ser alunos regularmente matriculados em curso de graduação e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.

           Anualmente, os trabalhos desenvolvidos nos programas PIBIC e PIBITI são apresentados em um grande evento científico, o Encontro Anual de Iniciação Científica e Tecnológica. Neste evento, os estudantes participantes do PIBi-UENF tem a oportunidade de mostrar e discutir seus resultados com especialistas, docentes e discentes, além de divulgar seu trabalho para a comunidade em geral.

         O PIBi-UENF possui um Comitê Interno de gestão constituído por uma Coordenação Geral (indicada pela Pro-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação), que atua auxiliada por uma Comissão Institucional, composta por dois professores representantes de cada Centro da UENF (indicados pelos Diretores de Centros) e um estudante bolsista de IC ou IT (indicado pelo Diretório Central dos Estudantes).

        A estrutura física dos Programas localiza-se na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no prédio das Pró-Reitorias (P9). O contato com o PIBi pode ser feito pelo telefone (2748-6056) ou pelo e.mail (pibic@uenf.br).

Profª  Maria Cristina GaglianoneCoordenadora Institucional

Representantes dos Centros na Comissão Institucional:

CBB: Profª Ana Paula Madeira Di Beneditto e Profª Antônia Elenir Amâncio Oliveira

CCH: Prof Rodrigo da Costa Caetano Prof  Ricardo André Avelar Nóbrega

CCT: Profª Elaine Cristina Pereira e Oliveira e Prof Roberto Weider de Assis Franco

CCTA: Prof Ângelo José Burla Dias e Profª Luana Pereira de Moraes

Representante Discente: Deivisson Pelegrino de Abreu


Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602