Prof. Dr. Fábio Lopes Olivares

LBCT/CBB/UENF

fabioliv@uenf.br

Currículo lates

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1989) e Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Linhas de Pesquisa:

1- Taxonomia e Ecologia de bactérias do gênero Herbaspirillum

2- Taxonomia, Ecologia e Mecanismos envolvidos na infecção e colonização de plantas de cana-de-açúcar (Saccharum sp. hyb.) por bactérias diazotróficas endofíticas do gênero Herbaspirillum

3- Fixação Biológica de Nitrogênio em Cana-de-açúcar

4- Fixação Biológica de Nitrogênio em Gramíneas

5- Desenvolvimento de Tecnologias para inoculação de estirpes selecionadas de bactérias diazotróficas endofíticas para inoculação em plantas de cana-de-açúcar e fruteiras tropicais.

6- Desenvolvimento de Tecnologias para co-inoculação de bactérias promotoras de crescimento e ácidos-húmicos.

7- Bases estruturais e bioquímicas da promoção do crescimento vegetal por bactérias diazotróficas endofíticas

8- Isolamento e caracterização de bactérias epifíticas e endofíticas para uso em programas de promoção de crescimento vegetal (fruteiras tropicais e cana-de-açúcar)