Prof. Dr. Antônio Jesus Dorighetto Cogo

Fone: (22)

antoniocogo@uenf.br

Currículo lattes

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Vila Velha (2010), mestrado (2013) e doutorado em Biociências e Biotecnologia (2016) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, onde investigou a influência de poliaminas na transição morfogênica, homeostase iônica e transdução de sinais em leveduras. Fez pós-doutorado na mesma instituição (2017-2020), onde buscou elucidar o papel das bombas protônicas no crescimento e morfogênese de células fúngicas e, posteriormente, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021-2023), onde investigou e caracterizou a fisiologia e bioquímica de plantas raras e os efeitos de nanopartículas de carbono na regulação do crescimento vegetal. Atualmente é professor associado no Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT/CBB), na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem interesse no estudo de transceptores celulares, como forma de elucidar os mecanismos moleculares e bioquímicos que orquestram os sistemas celulares.

Linhas de pesquisa:

1- Moduladores da morfogênese celular durante o crescimento polarizado