Histórico
O Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem foi criado em 1999, em meio ao contexto de consolidação do CCH no âmbito da UENF por ações acadêmico-administrativas. Estavam sendo implementados à época dois programas de pós-graduação; o de Políticas Sociais e o de Cognição e Linguagem. Estavam também sendo reestruturados os dois cursos de graduação; o de Ciência da Educação e o de Ciências Sociais, por meio de proposta de reorganização das grades curriculares. O LEEL derivou-se do então Laboratório de Experimentação Pedagógica-LEXPED, que por sua vez fora sucessor do Laboratório de Ciências da Educação e Comunicação. O extinto LEXPED se uniu ao Laboratório de Letras e Artes-LLA e, assim, se constitui o LEEL.
Fundamentação à época
Ao considerarmos a Educação como um fenômeno humano a reconhecemos como uma experiência profundamente interativa, resultante de nossa natureza intrinsecamente circunscrita à linguagem. É no contexto simbólico da linguagem que se inserem todos os mecanismos de interlocução, o que necessariamente caracteriza o ato pedagógico – daí a questão central contida na rubrica “Educação e Linguagem”.
Deste modo, nos estudos da formação de professores, fundamentamos a Educação no paradigma do agir comunicativo, que se constrói na razão enquanto intersubjetividade, isto é, relação entre sujeitos individuais e objetos; linguagem e educação são o campo comum da práxis educacional constituintes da moldura teórica do paradigma da Educação que se pretende orientador da reflexão e da produção científica na área do pensamento pedagógico.
Assim sendo, pomos em foco as práticas da linguagem no contexto da Escola como fator mediador e construtor de sujeitos autônomos e racionais, práticas estas indissociáveis de outras práticas sociais.