Profª Silvia Alicia Martínez

Prof. Associado II

Pós-Doutora  em Educação / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa – Portugal (2007)

Doutora em Ciências Humanas – Educação / Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro – PUC-Rio (2000)

CV Lattes

e-mail: silviam@uenf.br

Áreas de interesse: Estudos do Currículo; Política da Educação; História da Educação; Formação de professores e profissão docente; Emancipação social; Memória.

Projetos:
* História da Profissão Docente no Norte Fluminense: A Escola Normal de Campos;
* Preservação do patrimônio histórico de instituições escolares no norte fluminense- o
caso do Liceu de Humanidades de Campos;
Arte Educação e Cidadania: Oficina de Cerâmica “Caminhos de Barro”.

Disciplinas Ministradas:
* Cursos de Licenciatura: Fundamentos da Educação, Didática; Estágio supervisionado.
* Curso de Ciência da Educação e Pedagogia: Currículo, Organização do Trabalho Pedagógico.
* Curso de Mestrado em Políticas Sociais: Currículo: Política, Cultura e Conhecimento.

É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Região, grupo que mantêm estudos e pesquisas em duas linhas:

1) História das Instituições escolares e das idéias pedagógicas no Norte Fluminense. Esta linha tem como objetivo fornecer elementos para indagar acerca da contribuição histórica das instituições educacionais para a difusão do ensino elementar, secundário, superior e normal na região do Norte Fluminense, a partir da segunda metade do século XIX, chegando até a atualidade. Em forma articulada, analisa-se o ideário pedagógico que deu suporte teórico às diferentes trajetórias institucionais nos diversos momentos históricos. O grupo de pesquisa tem concluído um trabalho que analisou a transição da Escola Normal de Campos para constituir o Instituto de Educação de Campos (1955). Desenvolve estudos em duas instituições escolares ímpares na região: O Liceu de Humanidades de Campos e a Escola Normal de Campos. As trajetórias institucionais são analisadas vinculando-as às políticas educacionais mais amplas, de ordem estadual e nacional, e centra seu foco de análise na cultura escolar.

2) Novas formas de emancipação social. Visa ao estudo de gênero, juventude, cidadania, arte e cultura. O Grupo vem desenvolvendo a pesquisa Arte Educação e Cidadania: Oficina de Cerâmica “Caminhos de Barro”, desde 2000, implementada pelo prof. Marcelo Carlos Gantos (CCH-UENF).

Sala 202

Tel:  22 2739 7830