Profª Mylene Nogueira Teixeira
Doutora em Sociologia Política pela Westfällischen Wilhelms-Universität zu Münster- Alemanha (2010)
“Entre 1992 e 2009 vivi na Alemanha. Em Julho de 2010 conclui o doutorado em sociologia política e na tese tomei como objeto de estudo o conflito social pela solução do problema da fome. Na Alemanha conclui, também, em 1998 o mestrado em sociologia rural na Universidade Humboldt de Berlim. Nesse trabalho meu objeto de estudo foi a história da organização territorial da metrópole do Rio de Janeiro estudada a partir da produção agrícola no território urbano para fins de consumo e para comercialização.No Brasil de 1990 à 1992 cursei a graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense. Concluí em 1985 a graduação em Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao longo desses anos de pesquisa acadêmica questionei a produção do conhecimento. Com isso direciono esse foco de interesse para minha atuação profissional hoje na UENF como coordenadora da disciplina Sociologia da Educação. Tenho experiência na teoria, crítica, de Estado, Sociologia Clássica e suas respectivas metodologias de análise. Além disso, conheço o atual debate sobre os novos arcabouços teóricos que envolvem a teoria de regulação.”
e-mail: mylene.n.teixeira@uenf.br; myltextos@hotmail.com
Áreas de Interesse: Crítica a Produção do Conhecimento- Relação Sociedade e Natureza; e Desigualdade Social e Acesso a Educação formal no Brasil
Disciplinas ministradas:
Curso de Pedagogia: Sociologia da Educação I e II
Projeto de Extensão 2013:
“Capacitação de Peritos para atuação em conselhos, fóruns e audiências públicas”.
A capacitação de peritos é um projeto piloto que visa desenvolver uma relação de ensino e aprendizagem em espaços não formais de educação. No presente projeto formamos um grupo multidisciplinar para repassar conhecimentos para os pescadores do Parque Prazeres e de São João da Barra, que os auxiliem na representação política em arenas políticas públicas municipais. O objetivo desse projeto é contribuir com uma maior autonomia política de grupos sociais em áreas ameaçadas por invasão ou destruição ambiental. Além disso, o presente projeto irá desenvolver uma metodologia pedagógica de relação ensino e aprendizagem em espaços não formais de educação. Com um conteúdo multidisciplinar, os espaços não formais de educação são arenas de atuação política local e os atores sociais envolvidos têm um baixo nível de escolaridade.
Publicações online
TESE DE DOUTORADO- Conflito Social pela Segurança Alimentar. Entre o mercado mundial e as relações locais. Um estudo de caso no sertão de Pernambuco. http://miami.uni-muenster.de/servlets/DerivateServlet/Derivate-5612/diss_nogueira_teixeira.pdf
As relações políticas e as relações de sociedade com a naturezahttp://www.tempopresente.org/index.php?option=com_content&view=article&id=5402:as-relacoes-politicas-e-as-relacoes-da-sociedade-e-a-natureza&catid=36&Itemid=127
Demais Publicações
Repensando a segurança alimentar e Nutricional. Boletim tempo presente (UFRJ), v. 4, p. 36, 2009.
O significante da fome no pensamento social e político brasileiro. Apresentação de trabalho/ Simpósio-Fórum Universitário Mercosul- FoMerco- UERJ, 2011.
Sala 202
Tel. de contato: 27486173