X Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF e II UFRRJ / Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018

Fotos: EdUenf

A EdUENF participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, na X Mostra de Extensão Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluninense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade Federal Fluminense  (UFF) e II Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no campus Leonel de Moura Brizola, Centro de Convenções da UENF. O evento aconteceu de 16 a 20 de outubro e contou com a participação de alunos e professores das instituições de ensino parceiras.  Durante a mostra, bolsistas da EdUenf apresentaram o projeto da editora e suas propostas “Vínculos Editoriais entre Extensão e Ciência”.

A aluna Clara Mara Gonçalves apresenta a proposta da EdUENF para a avaliadora Saionara Rosa da Cruz.

A Aluna da UENF, Clara Mara Gonçalves Chaves, do 4º período de Pedagogia, apresentou para as avaliadoras,  o projeto da editora EdUENF e para ela, a proposta é fazer uma relação entre ensino, ciência e extensão.

– Essa relação é para que a gente possa formular os nossos ideais como acadêmicos, mas também como pessoas da sociedade. – declarou a bolsista da EdUENF. Além de Clara, participaram da apresentação o coordenador da editora, o professor Leonardo Miguel Manhães e os bolsistas Vanessa Nascimento e Wilker Macedo.

Para a avaliadora, Saionara Rosa da Cruz, o projeto é muito atrativo.

– É interessante na forma de integrar os centros da UENF, onde irá disponibilizar os artigos, para facilitar os professores e estudantes. – ressaltou.

Banner de apresentação para a Mostra de Extensão

Entre os objetivos da EdUENF estão redimensionar o papel editorial como agente dinamizador da produção e da divulgação científica, agremiando projetos de divulgação da ciência que se encontram hoje isolados. Além disso, a editora está revitalizando e desenvolvendo conteúdo em sua página eletrônica.   Já em sua metodologia, aplicas-se a coleta e organização de publicações disponíveis para proporcionar acesso ás versões eletrônicas, como redação de sinopses, resumos e resenhas dos livros também para serem publicadas na página eletrônica. Para concluir a apresentação, foi explicado que está sendo desenvolvido uma organização de parte do acervo, desenvolvendo uma nova marca e mobilização dos projetos vinculados ao Programa “EdUENF Difundindo a Ciência” para participar de eventos e divulgar suas realizações.

Sobre a Mostra:
As Instituições de Ensino Superior parceiras: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) se propõem, por meio da institucionalização do saber científico, aprofundar as discussões sobre ciência e tecnologia durante a Mostra de Extensão 2018, tendo como cenário o Tema Principal da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “ CIÊNCIA PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES”. Neste sentido, o objetivo é promover “canais de comunicação” entre a comunidade científica e não científica, com o intuito de adotar estratégias que busquem soluções para os problemas regionais e, consequentemente, reduzam as desigualdades sociais. Durante a Mostra de Extensão foram realizadas atividades acadêmicas, apresentação de trabalhos de extensão, palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, atividades de arte e cultura, exposições, cines e feira de ciências.

Vanessa Nascimento