EdUENF lança livros durante 3º Festival Doces Palavras

A editora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (EdUENF) lançou, na tarde desta quarta-feira (27), os livros “Mulheres na Atividade Pesqueira no Brasil” e “Pescarte: arte e vida trabalho e poesia”. Os lançamentos aconteceram na varanda do Restaurante Universitário da Uenf, que concentrou as atividades de mais um dia de programação do 3º Festival Doces Palavras (FDP), que, este ano, é promovido de forma descentralizada e voluntária ao longo de todo o mês de novembro.

Organizado pela professora Silvia Alicia Martinez, do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem (LEEL), e a pesquisadora Luceni Hellebrandt, “Mulheres na Atividade Pesqueira no Brasil” reúne textos que revelam os diversos papéis da mulher no universo da pesca artesanal.
Com capítulos assinados pelas organizadoras e outras autoras, o livro é fruto do Seminário interdisciplinar homônimo, que aconteceu no Centro de Ciências do Homem (CCH), entre os dias 12 e 14 de setembro de 2017, e está vinculado ao projeto de pesquisa “Mulheres na pesca: mapa dos conflitos socioambientais no Norte Fluminense e Baixadas Litorâneas”.

Já o livro “Pescarte: arte e vida trabalho e poesia” é resultado de um trabalho coordenado pelo professor Geraldo Márcio Timóteo, do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA) e aborda a possivelmente milenar atividade pesqueira nas regiões que vão de Arraial do Cabo a São Francisco de Itabapoana, da Região dos Lagos ao Norte Fluminense.

Ricamente ilustrado, o livro mostra como a pesca artesanal se tornou um meio de sobrevivência para as comunidades e as localidades fluminenses, que se tornaram espaço privilegiado para o desenvolvimento do projeto Pescarte, que tem como objetivo fortalecer e a organização comunitária e a qualificação profissional dos homens e mulheres tiram do mar seu sustento.

Durante o evento, também foi apresentado a alunos, pesquisadores e membros da comunidade o trabalho desenvolvido pela EdUENF. Foram distribuídos livros lançados pela editora, cujo conteúdo, incluindo o de “Mulheres na Atividade Pesqueira no Brasil” pode ser acessado gratuitamente no seguinte endereço: http://uenf.br/dic/editora/inventario-de-livros.

Resistência

A terceira edição do FDP acontece em espaços e com programação oferecidos gratuitamente por colabores que abraçaram o projeto. O novo formato foi acordado pelas entidades da sociedade civil, responsáveis pela curadoria do evento, após a Prefeitura de Campos, realizadora das edições anteriores, cancelar sua participação, sob alegação de falta de verba, no início de outubro.