Sessões 2020

 

Sessão: Os melhores de 2020 (02/12/2020)

Participantes: Heitor Benjamim (mediador) e Gustavo Machado (mediador).

Convidados: Cecília Barroso, Raquel Gomes, Matheus Fiore e Francisco Carbone.

O Cine Darcy apresentou em 02 de dezembro de 2020 uma sessão especial sobre os melhores do cinema nacional em 2020. Uma conversa com Cecília Barroso – jornalista e crítica de cinema; Raquel Gomes – crítica de cinema, editora e podcaster do site Cinematório, além de integrar a equipe do Feito Por Elas, projeto de discussão e divulgação de cinema realizado por mulheres; Matheus Fiore – fundador, editor-chefe e crítico de cinema do Plano Aberto, co-fundador, editor e crítico da revista Contrabando e redator, crítico e podcaster do B9 e do podcast Cinemático; Francisco Carbone – jornalista, crítico de cinema, professor, curador.

 

Sessão: Qualquer Semelhança Com A Ficção É Mera Coincidência (18/11/2020)

Participante: Heitor Benjamim (mediador).

Convidado: Jorge Bodanzky.

No dia 18 de novembro, às 19 horas, o Cine Darcy apresentou uma sessão especial “Qualquer semelhança com a ficção é mera coincidência” com a presença do diretor Jorge Bodanzky – cineasta, roteirista e fotógrafo brasileiro. Passamos e discutimos trechos de filmes dirigidos pelo Jorge. Além disso, durante toda a semana, foram exibidos diariamente filmes dirigidos por ele em nossa programação.

 

Sessão: O cinema pode ser a camada de pele que estamos precisando (04/11/2020)

Participante: Heitor Benjamim (mediador).

Convidada: Moara Passoni.

O Cine Darcy apresentou o debate “O cinema pode ser a camada de pele que estamos precisando” no dia 04 de novembro de 2020, com a presença da Moara Passoni – Diretora, Roteirista, Produtora e Pesquisadora. No debate presentamos sua experiência com o audiovisual e debatemos sobre as obras cinematográficas em que ela estivera envolvida na produção, roteiro ou direção. A Moara também é Mestre em Cinema pelo Instituto de Artes da Unicamp e em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas e formou-se no curso de Roteiro e Documentário na EICTV-Cuba.

 

Sessão: O cinema cubano (21/10/2020)

Participante: Elis Miranda (mediadora).

Convidados: Raul Palacio, Sergio Muniz.

Em 21 de outubro de 2020, o Cine Darcy teve a honra de receber o cineasta Sergio Muniz, em nossa sessão intitulada “O Cinema Cubano”. Nesta sessão presentamos um panorama do cinema cubano e a importância da Escuela Internacional de Cine y Television, a qual o cineasta Sergio Muniz foi seu primeiro diretor. Nosso convidado é um dos atuadores no estabelecimento e consolidação da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV). Além disso, a Instituição pincela a história de nossa Universidade, por ter servido de inspiração à Darcy Ribeiro, ao idealizar a Escola de Cinema que seria implantada na UENF.

 

Sessão: Políticas Públicas para o Audiovisual (30/09/2020)

Participante: Heitor Benjamim (mediador).

Convidados: Rodrigo Bouillet, Rafael dos Santos, Gustavo Machado.

No dia 30 de novembro de 2020, o Cine Darcy recebeu para o debate sobre Políticas Públicas para o Audiovisual o Rafael dos Santos –  Professor Associado da UERJ e Especialista em Regulação na ANCINE; e o Rodrigo Bouillet – Militante cineclubista desde 2002, Bacharel em Comunicação Social (UFF) e Mestrando em Relações Étnico-Raciais (CEFET/RJ).

 

Sessão: Sementes: Mulheres pretas no poder (23/09/2020)

Participantes: Priscila Castro (mediadora), Heitor Benjamim (mediador).

Convidados: Éthel Oliveira, Júlia Mariano.

No dia 23 de setembro, às 19 horas, o Cine Darcy recebeu Éthel Oliveira e Júlia Mariano, que foram diretoras do filme, para um debate sobre “Sementes – Mulheres Pretas no Poder”.

SINOPSE: Sob o impacto do assassinato de Marielle Franco, mulheres negras em várias partes do Brasil disputam as urnas nas eleições de 2018 para ocupar o Congresso Nacional e Assembléias Legislativas, com novas proposições do fazer político. O filme segue várias das candidatas ao longo da campanha, capturando momentos de intensidade e força de um coletivo a enfrentar a máquina da extrema direita que se apossou do cenário político e social brasileiro. Entre a observação discreta e o olhar poético sobre corpos e ações, “Sementes: Mulheres Pretas no Poder” é um instantâneo de esperança e luta diante de um cenário catastrófico desenhado nos últimos anos.

 

Sessão: Cinema e construção de olhares socioambientais críticos (16/09/2020)

Participante: Gabriel Rabello (Mediador).

Convidada: Gabriela Scotto.

Na data de 16 de setembro de 2020, o Cine Darcy apresentou o debate sobre Cinema e construção de olhares socioambientais críticos, com a convidada Gabriela Scotto, onde debatemos sobre a importância do cinema estar vinculado a pesquisa e projetos universitários para poder construir vistões críticas sobre a temática do socioambiental. Nossa convidada é Professora Associada de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais (COC) e professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP/UFF). Coordenadora do Cineclube SocioAmbiental Campos e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Poder Imagem e Representações (GEPPIR).

 

Sessão: Território, sociedade e ambiente: um olhar sobre a foz do Rio Paraíba do Sul (09/09/2020)

Participantes: Gustavo Machado (mediador), Elis Miranda e Gabriela Scotto (convidadas especiais).

Convidados:  Clóvis Peixoto, Diogo Sant’Ana, Gustavo Machado, Hélio Coelho, Jonatan Fernandes, Késia Rocha, Lívio Bissonho, Lucas Ferreira,  Nayara Francisco, Rodrigo Pereira, Thamyres Siqueira e Yuri Costa.

Em nosso evento que ocorreu no dia 9 de setembro de 2020, tivemos uma conversa com os realizadores do documentário “Território, sociedade e ambiente: um olhar sobre a foz do Rio Paraíba do Sul”. O documentário é fruto de um trabalho coletivo de conclusão das disciplinas Território e Sociedade (Professora Dra. Elis de Araújo Miranda) e Sociedade e Ambiente (Professora Dra. Maria Gabriela Scotto) da turma 2019 do Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP), vinculado à Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Aborda, de maneira crítica e reflexiva, questões relacionadas ao fechamento da foz do Rio Paraíba do Sul, em Atafona – São João da Barra. A concepção inspirou-se na poesia “Impotência ou cadê a pororoca”, de Helio Coelho. Apresenta a foz através da perspectiva de agentes que interagem com o lugar, promovendo reflexões a respeito das mudanças daquele ambiente. A trilha sonora foi gentilmente cedida por Kalu Coelho.

 

Sessão: A história do cinema em Campos dos Goytacazes (02/09/2020)

Participante: Elis Miranda (mediadora), Gustado Machado (mediador).

Convidado: Joilson Bessa.

Em 2 de setembro de 2020, o Cine Darcy apresentou o debate sobre a história do cinema em Campos dos Goytacazes, com Joilson Bessa – mestre em Geografia pela UFF Campos com a dissertação “Salas de cinema em Campos dos Goytacazes: lugar, sociabilidade e políticas culturais – da década de 1960 aos anos 2010″e Elis Miranda – Coordenadora do LabCult da UFF Campos. Professora do curso de graduação em Geografia e do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas, da UFF Campos.

Foi apresentada a história dos cinemas de rua em Campos dos Goytacazes até a sua atual fase com as salas de exibição dos shopping centers, traçar um panorama da distribuição das salas de exibição por todos os distritos da cidade de Campos dos Goytacazes e evidenciar a importância do registro da memória da história do cinema por parte do poder público.

 

Sessão: A Primeira Pedra (27/08/2020)

Participante: Heitor Benjamin (mediador).

Convidado: Vladimir Seixas.

Cine Darcy apresentou o debate no dia 27/08/2020 com o cineasta Vladimir Seixas sobre seu documentário indicado ao Emmy 2019 “A Primeira Pedra”. Vladimir é formado em Filosofia e Direção Cinematofráfica, já dirigiu cinco curtas, dois longas e um telefilme, participando de mais de quarenta festivais de cinema, onde recebeu diversas premiações.

 

Sessão: Os impactos da pandemia no cinema (24/07/2020)

Participante: Heitor Benjamim.

Convidados: Bete Bullara, Pedro Gradella e Pedro Maia.

No dia 24 de agosto de 2020, o Cine Darcy apresentou sua live de estreia: “Os impactos da pandemia no cinema”. O debate contou com a presença de Bete Bullara – formada em cinema, jornalista e fotógrafa; Pedro Gradella – coordenador de artes do Centro de Artes UFF;  Heitor Benjamin – sociólogo; Pedro Maia – Geógrafo.