Sessões 2022

Ações 2022

Ações Cine Darcy

No dia 6 de dezembro ocorreu a sessão do Cine Darcy com filme campista “Neutro: Ambição perigosa” com a direção do Lucas Maximilian Pedroza e atores campistas como Milena Peixoto e Reginaldo Paes Siqueira.  O filme contou uma história sobre escolhas e suas consequências na juventude de uma cidade que se vê sem pespectiva, abrindo espaço para oportunidades no crime.

Nesta sessão tivemos como convidados o Diretor Lucas Pedroza, Milena Peixoto e Reginaldo Paes Siqueira.

No dia 27 de Outubro de 2022 ocorreu exibição de produções campistas no Cine Darcy. dois filmes foram exibidos, o “Faroeste Cabrunco” com direção campista de Victor Van Ralse com renomado Tonico Pereira, além de outros atores e outras atrizes campistas. Também ouve a primeira exibição da produção “O Homem do Cachorro” de Fernando Rossi com roteiro de Rodrigo Mendes e baseado na obra literária de Adriano Moura. Ou seja: são produções MUITO campistas!

Convidados: Fernando Rossi, Adriano Moura e Rodri Mendes

 

No dia 19 e 20 de Outubro de 2022 ocorreu o evento Mostra de Cinema Fernando Segtowick de cinema amazônico dentro da programação cultural da XIV Mostra de Extensão UENF – IFF – UFF e VI UFRRJ que teve como tema “Darcy 100 anos: sociedade darcyniana disruptiva & extensão inclusiva”. A amostra teve como principais focos o dialogo com a obra do professor Darcy Ribeiro em seus estudos sobre a Amazônia e segundo homenagear um cineasta amazônico Fernando Segtowick.

Convidados: Fernando Segtowick, Josebel Fares, Adriano Barroso, Ricardo Rao, Edilene Portilho e Elis Miranda.

 

Sessão: Curta-metragem ” O Órfão” 29/09/2022

O Cine Darcy apresentou o Evento de exibição e debate de Curta-metragem ” O Órfão”.  

A sessão ocorreu de forma híbrida no dia 29/09/2022, sendo presencialmente no cinema do Centro de convenções da UENF e online pelo canal do Youtube e Facebook do Cine Darcy. 

Estiveram presentes no evento: 

A abertura do evento foi feita pelo Yuri (Cientista social, mestre em desenvolvimento regional e políticas públicas pela UFF/ESR) além da presença do convidado Sara Wagner York ou Sara Wagner Pimenta Gonçalves Júnior, deficiente visual, pai, avó e apresentando-se como Travesti da/na Educação.

Sinopse:

O curta metragem “O Órfão”, filme da diretora Carolina Markowicz que conta a história do protagonista Jonathas (Kauan Alvarenga), menino negro e homossexual que passou por processos de adoção desafortunados. No desenrolar da história acompanhamos uma nova tentativa de adoção, mas os mesmos problemas continuam ocorrendo e o menino precisa enfrentar os preconceitos já conhecidos.

A cineasta Carolina Markowicz aborda elegantemente e especialmente a personalidade e anseios do protagonista. Chama a atenção a direção de arte que constrói muito bem os pobres cômodos do orfanato. As interpretações de Kauan Alvarenga, Clarisse Abujamra, Georgina Castro e Ivo Müller expõe com clareza as circunstâncias representativas de dramas de um cotidiano infeliz.

Sessão: Curta-metragem “Nada de bom acontece depois dos 30” (23/08/2022)

O Cine Darcy apresentou o Evento de exibição e debate de NADA DE BOM ACONTECE DEPOIS DOS 30.  

A sessão ocorreu de forma híbrida no dia 23/08/2022, sendo presencialmente no cinema do Centro de convenções da UENF e online pelo canal do Youtube e Facebook do Cine Darcy. 

Estiveram presentes no evento: 

A abertura do evento foi feita pelo Yuri (Cientista social, mestre em desenvolvimento regional e políticas públicas pela UFF/ESR) além da presença do convidado Gabriel Bon Rabello (Cientista Social e mestrando em Sociologia no PPGS/UFF. Bolsista de Extensão Universidade Aberta no projeto Gestão Cultural UENF) e o diretor Lucas Vasconcelos (diretor, roteirista e editor brasileiro, mais conhecido por seus curtas metragens) 

Sinopse: 

O sexto curta-metragem do diretor e escritor Lucas Vasconcelos (25), conta com o protagonismo de Pedro Nercessian, interpretando Noah, que se vê diante de um conflito existencial, estranhado por amigos e pessoas próximas. O curta retrata uma distopia que se passa em 2034, onde não ocorre mortes por velhice, porém isso gerou uma superpopulação para resolver isso o governo lançou um programa que retira a vida das pessoas quando chegam aos 30 anos de idade. Noah diante a vésperas de seu aniversário, repensa e questiona esses programas e suas propagandas: Nada de bom acontece depois dos 30. 

O sexto curta escrito pelo talentoso Lucas Vasconcelos (25) foi indicado ao Cannes
de 2021 e participou do 74th Festival de cinema de Cannes, um dos maiores festivais do mundo, Também ganhou os principais prêmios no festival CINE PE. 

 

Sessão: Longa metragem “Pureza” (01/07/2022)

O Cine Darcy apresentou: Evento de exibição e debate de PUREZA.
Direção: Renato Barbieri

As sessões no dia 1º de julho, sexta-feira, tiveram dois horários, às 16:00 e 19:00 ambos na sala de cinema Darcy Ribeiro no centro de convenções da UENF.

Estiveram presentes no evento:

A abertura do evento será feita por Priscila Viana (Priscila Viana Alves (Geógrafa; CPT Norte Fluminense) e Marcelo Cavalcante (Geógrafo; CPT Campos).

No debate tivemos representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Movimento Negro, Territórios, Cine Darcy e da Universidade. Para o debate também tivemos a presença do diretor do filme, Renato Barbieri, o ator do filme Guto Galvão, a atriz do filme, Goretti Ribeiro e Alan Santos da CPT.

Para participar do evento distribuímos 100 senhas 1 hora antes de cada sessão.

Sinopse:

Vencedor de 28 prêmios nacionais e internacionais, o longa “Pureza”, protagonizado por Dira Paes, estreia em todo o Brasil no dia 19 de maio. Dirigido por Renato Barbieri e produzido por Marcus Ligocki Jr, o filme é inspirado na história real de Dona Pureza, uma mãe brasileira que, durante três anos, desafiou todos os perigos para encontrar seu filho e se tornou um símbolo do combate ao trabalho escravo contemporâneo. Sua trajetória de luta foi reconhecida internacionalmente e, assim, em 1997, recebeu em Londres o Prêmio Antiescravidão oferecido pela organização não-governamental britânica Anti-Slavery International, a mais antiga organização abolicionista em atividade.

Convidados: Renato Barbieri, Guto Galvão, Goretti Ribeiro e Alan Santos.

Mostra Brasil Interior:  (20/06/2022) – (23/06/2022)

Nos quatro dias de programação, dentro do XIV CONFICT / VII CONPG, exibimos filmes que retratam os aspectos socioculturais e socioambientais, os territórios e paisagens do interior brasileiro.

A intenção da mostra, celebrando o centenário de Darcy Ribeiro, foi seguir o seu projeto de investigar, apreciar e pensar um Brasil além de seu litoral e metrópoles. Sendo assim, reunimos obras audiovisuais de distintas regiões do interior do Brasil, primando pela diversidade de formatos, durações e gêneros. Essa multiplicidade expressa a característica que Darcy Ribeiro observava na identidade cultural brasileira. Também nos preocupamos, inspirados pelo projeto democrático do homenageado, com a seleção de filmes que fossem produzidos no cinema universitário e independente.
Programação:

Dia 20/6

Dayane e Zé Firo. Direção: Marta Kawamura. (Bauru, São Paulo) – 19h (sessão híbrida)

De todos os objetos. Obra coletiva na “ Residência Memória da Cor”. ( Muqui, Espírito santo) – 19h11 (sessão híbrida)

Café com Canela. Direção: Ary Rosa e Glend Nicácio. (Cachoeira, Bahia) – 19h18 (sessão presencial)

Dia 21/06

Faroeste Cabrunco. Direção: Victor Van Ralse. (Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro) – 19h (sessão presencial)

Dia 22/06

Aquém Margens: Juventude e Exclusão Social em Áreas de mineração. Direção: Alexandra Duarte. (Marabá, Pará) – 19h (sessão híbrida)

Dia 23/06
Da Luz ao Trabalho. Direção: Alan Lucca Ferreira Perim. (Castelo, Espírito Santo) – 19h (sessão híbrida)

 

A Mostra faz parte da programação do XIV CONFICT / VII CONPG que aconteceu na UENF. O tema deste ano no congresso foi: 100 ANOS DE DARCY RIBEIRO: “TEMOS TODO UM MUNDO A REFAZER”. Pensando no centenário de Darcy Ribeiro pensamos em uma programação que contemplasse tanto suas pesquisas quanto suas posições políticas, a de mostrar um Brasil diverso!

 

Sessão: Documentário “Tecendo a Vida” (10/06/2022)

No dia 10 de junho, sexta-feira, às 19:00 exibimos e debatemos o filme Tecendo a vida, dirigido por Teia Werner.
Nossa sessão aconteceu de forma híbrida. Presencialmente no cinema do Centro de Convenções da UENF e online pelo canal do YouTube e Facebook do Cine Darcy.
Tivemos como convidada e convidado:

Teia Werner: Graduada em Design de Moda, Especialista em Cinema com Ênfase em produção pela Unespar, Mestranda no programa de Pós Graduação em Artes – PPGARTES da Universidade Estadual do Paraná- Unespar, Sócia da Produtora Werner Produções LTDA. Acadêmica da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR. Produtora e Diretora audiovisual.
Murilo Lazarin: Fotógrafo, Diretor de fotografia e arte educador formado em Cinema pela UNESPAR.

O documentário “Tecendo a vida” mostra a trajetória da artista têxtil Zélia Scholz no universo da tecelagem artesanal. Através de depoimentos é revelada sua força e a sua contribuição para a formação de uma nova geração de tecelões. (Sinopse disponível no canal Werner Produções)

 

Sessão: Curta metragem “Rainha” (03/05/2022)

Participantes: Gabriel Rabello (mediação)

Convidados: Julia Zakia, Sabrina Fidalgo

No dia 02 de maio, às 19:00, no Facebook e Youtube do Cine Darcy, iremos exibimos o curta metragem “Rainha”, com a direção da Sabrina Fidalgo.
Sabrina Fidalgo: diretora do curta metragem e roteirista carioca. Foi considerada como uma das oito cineastas mais promissoras do mundo em uma lista com 36 diretoras internacionais. Seus filmes foram vistos em mais de 300 festivais no mundo. Foi presidente do juri do 48 festival de gramado.
Julia Zakia: estudou Cinema na escola de comunicação e artes da USP (ECA), é especialista em direção e cinematografia.
Rafael dos Santos: Professor associado da UERJ. Especialista em regulação das atividades Cinematográfica e audiovisual da AGENCIA NACIONAL DO CINEMA (ANCINE).

 

Sessão: Levaram o Reitor (04/04/2022)

Participantes: Elis Miranda (mediadora)

Convidados: Patricia Faermann, Paul Palácio, Rosana Rodrigues, Acioli Cancellier.

No dia 04 de abril, às 19:00, no Facebook e Youtube do Cine Darcy, exibimos e debatemos o documentário “ Levaram o Reitor”, produzido por Patricia Faermann.
Acioli Cancellier de Olivo: Pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Doutor em Engenharia Aeronáutica, ativista de Direitos Humanos e da Proteção aos Animais.
Patricia Faermann: Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política e América Latina do Jornal GGN há 8 anos. Produtora, roteirista e entrevistadora dos documentários “O Brasil acolhe bem os refugiados?” (2015), “Ossadas da Vala Clandestina de Perus, de 1970 a 2015” e “Seguridade Excludente” (2019). Assina o documentário Levaram o Reitor (2021).
Raul Palacio :Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Pesquisador na área de Materiais Compostos e Biomateriais. Responsável pelo programa de extensão UENF portas abertas e coordenador do programa Conhecendo a UENF. Desde 2020 Reitor da Instituição.
Rosana Rodrigues: Engenheira Agrônoma, Doutora em Produção Vegetal. Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e bolsista de produtividade 1B do CNPq. Vice-reitora da UENF.

Sessão: Imemorial (07/03/2022)

Participantes: Elis Miranda (Mediadora)

Convidados: Larissa Lafif, Karine Jansen, Celso Cabral, Luciana Porto e Odin Gabriel.

O espetáculo teatral IMEMORIAL trata do imaginário da região amazônica que vai sendo apresentado e decifrado por meio da história de vida de uma personagem, que vai sendo trançada com a história da atriz. A sessão foi transmitida pelo Facebook e Youtube.