Sessões 2023

AÇÕES CINE DARCY 2023

Rio, Negro: 18/10/2023

A sessão do mês de outubro foi dentro da programação da XV Mostra de Extensão UENF, UFF, IFF e VII UFRRJ, com a exibição do documentário “Rio, Negro”, dirigido e roteirizado por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, lançado em março deste ano, pela Quiprocó Filmes.

O documentário aborda o protagonismo individual e coletivo de pessoas pretas de origem africana na formação da cultura do Rio de Janeiro. 

A sessão contou com a presença de Fernando Sousa para bate-papo com o público.

Ela Mora Logo Ali: 12/09/2023

No dia 12 de setembro o Cine Darcy exibiu o curta-metragem “Ela mora logo ali” dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante.

A obra conta a história de uma humilde ambulante, vendedora de bananas fritas, de uma cidade da região da floresta amazônica, que tem sua rotina alterada ao conhecer uma jovem leitora no ônibus no caminho de volta para casa. A partir desse momento, a vendedora inicia uma nova jornada de descobertas, sonhos e o desafio de encontrar o livro preferido de seu filho.

Joana e Rasga Mortalha: 15/08/2023

A sessão do mês agosto foi marcada pela reabertura do Cine Darcy ao público com direito a exibição de duas obras premiadas, no dia 15.

O filme “Joana”, conta a história de uma jovem mulher que vive em um relacionamento abusivo e violento. Ela se vê diante de um dilema: ir embora para salvar a própria vida ou voltar para salvar a filha e correr o risco de ser morta.

Enquanto, “Rasga Mortalha”, conta a história de Seu Arlindo, um senhor que vive no interior do Brasil e que passa a ouvir os rumores da vizinhança e os barulhos da coruja agourenta. Preocupado com a situação, Seu Arlindo passa a acreditar que a coruja está matando as pessoas da região, sendo assim, ele planeja a captura da ave, a fim de acabar de uma vez por todas com a tristeza da população local.

“Estou muito feliz e com uma expectativa gigantesca. Ansiosa para poder participar e ver as minhas obras chegando tão longe. Ver que elas estão indo para fora da Paraíba, do Nordeste, e chegando ainda a uma universidade tão importante, um ambiente tão rico como esse. Achei incrível a iniciativa do Cine Darcy e estou com uma expectativa enorme pelo sucesso dessa mostra”, diz a diretora dos filmes Pattricia de Aquino que participou de forma remota promovendo um bate-papo com o público.

Mostra Especial do Festival Pan-Amazônico de Cinema: 28 a 30/06/ 2023

Seguindo a programação especial  dentro do Confict e do CONPG, na Uenf, o Cine Darcy vai recebeu uma Mostra Especial do Festival Pan-Amazônico de Cinema, entre os dias 28 e 30 deste mês. Com o apoio da produtora cultural Zienhe Castro, o cinema universitário da @uenf_oficial vai exibiu uma seleção de seis filmes do evento nacional.

Produtora, roteirista e diretora de cinema, Zienhe Castro traz ao Cine Darcy uma curadoria do Festival Pan-Amazônico de Cinema. Com um recorte único no mundo, o festival trabalha com foco no cinema documentário e ficção dos nove países que compõem a Amazônia. Em oito edições, o evento já recebeu mais de dois mil filmes, que retratam a realidade amazônica

A abertura da mostra especial no Cine Darcy aconteceu na quarta-feira (28), a partir das 19h30, com direito a um longa-metragem super premiado!!!

Broadway: 06/06/2023

O curta-metragem Broadway, idealizado e dirigido pelo campista Maycon Gual!

A produção independente chama atenção para a importância da arte e da educação na vida dos jovens. Broadway é composto exclusivamente por campistas, trazendo na sua proposta a valorização de talentos locais.

Quando Ousamos Existir: 24/05/2023

No dia 24 de maio de 2023, o Cine Darcy fez a exibição do longa-metragem e debate com reflexão sobre trajetória de luta do movimento LGBTQIA+

“Só se consegue alguma coisa se único, se fortalecendo. Temos que lutar pelos nossos direitos. E isso só o ativismo pode proporcionar. Unidos e cada vez mais fortes.” A frase do ativista João Nery, que encerra o documentário “Quando Ousamos Existir”, simboliza a percepção de quem esteve presente na exibição do Cine Darcy, na última quarta-feira (24).

Na edição do mês de maio, o cinema universitário da Uenf abriu as portas para o público e promoveu através da iniciativa o debate e a reflexão sobre a trajetória de luta do movimento LGBTQIA+, ainda tão presente e necessária nos dias atuais. Sob a direção de Cláudio Nascimento e Marcio Caetano, o filme faz um apanhado histórico dos mais de 40 anos de trajetória do movimento, através dos relatos de importantes ativistas.

“É verdade que tivemos avanços na sociedade nesse tempo de construção, mas ainda existem problemas recorrentes. E quando se traz documentários como esse, a gente se aproxima da história. Quando a gente lê um livro, por exemplo, sobre a história (de luta do movimento LGBTQIA+), é como se a história ainda estivesse lá. Já o documentário, nos dá uma oportunidade de vivenciar a memória. São pessoas que fizeram parte dessa construção, e que estão ali transmitindo para a gente. Isso é muito importante, porque mexe com a gente, nos aproxima, nos acolhe de certa forma”, enfatizou Dayana Ferreira, formada em Psicologia pela UFF Campos.

Reafirmando a proposta de valorizar o cinema nacional independente e trazer sempre nas exibições uma reflexão social, o Cine Darcy recebeu alunos da Uenf e de outras universidades da cidade, como UFF e Estácio de Sá, bem como profissionais já formados e atuantes em seus campos de trabalho. Colaborador do Conselho Regional de Psicologia do Norte e Noroeste Fluminense, Marwin Nunes elogiou a iniciativa e destacou que ainda há muito o que se caminhar na luta do movimento LGBTQIA+:

“Foi bem interessante, porque o filme chama atenção para uma questão que ainda hoje está presente. Há vestígios de resistência até hoje em coisas pelas quais já se lutava lá atrás. Por exemplo, a garantia do nome social para pessoas trans e travestis só foi concedida em 2018. Muitas coisas precisaram ser mobilizadas lá atrás, para que hoje se pudesse ter garantias mínimas de direito. E a iniciativa do filme foi muito boa”, pontuou o psicólogo.

Na Fronteira do Fim do Mundo: 26/04/2023

No dia 26 de abril ocorreu a exibição do Filme “Na Fronteira do Fim do Mundo” dirigido por Ismael Machado. A sessão aconteceu de forma híbrida presencialmente no cinema do centro de Convenções da UENF e online pelo canal do Youtube e Facebook do Cine Darcy.

O filme “Na Fronteira do Fim do Mundo “retrata o Sudeste do Pará, maior província mineral do mundo, a riqueza da mais poderosa empresa mineradora do país que contrasta com um cenário onde a pobreza e a degradação ambiental modificam vidas e paisagem, colocando frente a frente dois modelos de mundos diferentes, à sombra do impacto da força avassaladora do capital transnacional.

Convidados:

Ismael Machado: Escritor, jornalista, roteirista. Como escritor, autor de cinco livros publicados. Como jornalista, ganhador de 12 prêmios jornalísticos. Como roteirista e diretor audiovisual, já teve projetos de longas de ficção, série de ficção e séries documentais aprovadas em editais de desenvolvimento e de produção. É roteirista, entre outros, dos documentários “Soldados do Araguaia”, “Na Fronteira do Fim do Mundo”, ‘’Nazinha, olhai por nós”, “Peixes não se afogam”, “Ubuntu, a partilha quilombola” e “Amador, Zélia”.

Luiz Jardim Wanderley: Professor do departamento e do Programa de Pós-Graduação de Geografia da Universidade Federal Fluminense e coordenador do grupo de pesquisa e extensão PoEMAS

Elis Miranda: Professora do departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense – UFF. Coordenadora do LabCult e Curadora do Cine Darcy.

Benzedeira: 22/03/2023


No dia 22 de março, quarta-feira, às 19h30 ocorreu a exibição e debate do filme “BENZEDEIRA”. A sessão aconteceu de forma híbrida. Presencialmente no cinema do Centro de Convenções da UENF e online pelo canal do YouTube e Facebook do Cine Darcy.

“Benzedeira”. Um filme que nos leva a adentrar um pouco do universo de Manoel Amorim, conhecido como Maria do Bairro, uma pessoa conhecedora da vida e das ervas que se dedica a tratar do corpo e da alma dos que buscam por seu suporte. Uma história que revela a magnitude cultural espalhada por nosso país e a sabedoria do povo que habita essas terras.

Convidados:

Pedro Olaia: É ator, performer, articulador cultural, graduado em Eng. Elétrica e Matemática, mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia UFPA, prof. de Matemática pela rede estadual de ensino, mora em Bragança e é parceiro da Casa da Mata (Camuta), Centro Cultural Maria do Bairro (Tamatateua), ARQUIA (Quilombo do America) e participa do coletivo artístico Cbokètykas.

San Marcelo: É Bragantino, Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia – PPLSA/UFPA, com estudos em Narrativa Visual, cinema na Amazônia e imagem. Associado à Associação Brasileira de Autores Roteiristas – ABRA e membro da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC). DRT – 0004791/RJ – operador de câmera. É Diretor de Fotografia e Roteirista na Sapucaia Filmes.

 LASCÍVIA: 14/04/ 2023

No dia 14 de abril aconteceu a exibição do curta-metragem LASCÍVIA. A sessão aconteceu de forma gratuita e presencial.

O filme LASCÍVIA conta a história de Júlia que se vê dependente financeiramente do marido e com riscos de não realizar novamente seu sonho. tudo muda quando busca formas de ganhar dinheiro rápido na internet e conhece Agathá que apresenta o mundo de Camgirl.