Trabalho premiado no XV Congresso Latino-Americano de Geoquímica Orgânica

O trabalho de Maria Adriana Medeiros dos Santos, “Use of nickel and vemadium metals and tetracyclic polyprenoids to correlate the oil of Piramboi Formation tar sends with Frati Formation sourve rock, Paraná Baim, Brazil”, foi premiado como melhor apresentação poster da seção “Sistemas Petrolíferos” do XV Congresso Latino-Americano de Geoquímicia Orgânica, realizado de 04 a 08 de novembro, Salvador, Bahia, Brasil.

A aluna de mestrado é orientada pelos professores Eliane Souza e Helio J. P. Severiano Ribeiro.

Artigo de autoria de Aluna / Orientador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Reservatório e Exploração selecionado como um dos melhores em evento internacional

O artigo “Using Geophysical Well Logs to Estimate the Porosity System of Albian Carbonates of Campos Basin – Rio de Janeiro”  de autoria da M.Sc. Christiane Ribeiro de Abreu e orientador, Prof. Dr. Antônio Abel González Carrasquilla, foi selecionado como  um dos melhores em nível regional no EAGE Annual Conference and Exhibition-Vienna-2016, sendo convidado para apresentação na  seção “Best of EAGE-Vienna-2016” no 15th International Congress of the Brazilian Geophysical Society-2017, no Rio de Janeiro.

 

O artigo é resultado da pesquisa desenvolvida na Dissertação de Mestrado da referida aluna.

Visita técnica à plataforma da Odebrecht realizada por alunos do LENEP/UENF

Um grupo de vinte alunos do curso de graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo do LENEP, participou, em 17/06/2016, de uma visita técnica realizada pela Odebrecht Óleo e Gás na plataforma ODN TAY IV, uma plataforma utilizada na fase de perfuração de poços de petróleo de até 9.100 metros de profundidade com lâmina d’água de até 2.400 metros.

Durante a visita, os alunos puderam vivenciar o regime de trabalho offshore, passando por um treinamento de segurança e conhecendo rotinas de operação e funcionamento de equipamentos de algumas áreas da plataforma, tais como o sistema de posicionamento dinâmico que mantem a plataforma praticamente estática durante o processo de perfuração de um poço por meio da ação de vários propulsores, o sistema que bombeia fluidos para dentro do poço perfurado, separadores de cascalhos trazidos do subsolo e a coluna de perfuração, além dos sistemas de distribuição de energia que alimentam toda a plataforma, inclusive os equipamentos de perfuração.

A visita foi organizada pela Coordenadora do Curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, Profa. Georgiana Feitosa da Cruz e contou com o apoio dos Professores Fernando Diogo Siqueira e Ingridy Santos Lopes e do Técnico de Nível Superior, Laercio Lopes Martins.

Figura 1. Alunos e Professores do LENEP/UENF visitam as instalações da sonda ODN TAY IV da Empresa Odebrecht Óleo e Gás.

Figura 1. Alunos e Professores do LENEP/UENF visitam as instalações da sonda ODN TAY IV da Empresa Odebrecht Óleo e Gás.

Equipe de estudantes da UENF participa de competição de perguntas e respostas na Argentina

No começo deste mês, no dia 4 de Junho, uma equipe de 5 alunos da UENF, do curso de graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, participou da etapa regional da competição Petrobowl,realizada em Buenos Aires, Argentina.O Petrobowl é uma competição anual com estudantes de todo o mundo que é organizada pela SocietyofPetroleumEngineers (SPE). A competição é baseada num quiz de perguntas e respostas sobre aspectos técnicos e não técnicos da indústria de petróleo e gás natural.  As equipes se enfrentam em partidas de 8 minutos e o vencedor é determinado por quem responde mais perguntas corretamente nesse tempo.

Figure 1 – Equipe da UENF na etapa regional do Petrobowl realizada em Buenos Aires

Em Abril, a equipe da UENF participou do Petrogames, uma competição no mesmo estilo do Petrobowl, mas de cunho nacional. No Petrogames a UENF competiu contra 20 equipes de universidades Brasileiras, dentre elas a UFRJ, UFF e USP. A UENF acabou saindo vencedora e conquistouum prêmio de 6 mil reais, o qual foi principal viabilizador da viagem para a etapa regional em Buenos Aires, uma vez que a equipe não recebeu nenhuma forma de patrocínio.

Figure 2 - Entrega do prêmio de primeiro lugar para a UENF no Petrogames, no Rio de Janeiro

Figure 2 – Entrega do prêmio de primeiro lugar para a UENF no Petrogames, no Rio de Janeiro

Já na competição realizada na Argentina, a equipe da UENF ficou em quinto lugar de um total de 19 equipes de diversos países da América Latina.Algumas das equipestêm vários anos de experiência na competição, em contraste com a equipe da UENF, que participou da etapa mundial em Houston, Texas, em 2015 pela primeira vez,e participa agorapela segunda vez do Petrobowl.

As duas primeiras colocadas na etapa regional (UFRJ e Universidad de Santander) foram contempladas com passagens aéreas e estadias para a etapa mundial, a ser realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A equipe da UENF aguarda por uma confirmação da organização dacompetição para saber se foram classificados para a etapa mundial.

Visita à feira OTC – Offshore Tecnology Conference

No dia 28 de outubro de 2015, alunos do curso de graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) participaram de uma visita técnica à feira OTC e participaram do Programa Profissional do Futuro, no Rio Centro – Rio de Janeiro.

A visita foi organizada pela Pesquisadora Visitante Profª Ingridy Santos Lopes (PRH20-ANP/LENEP/CCT/UENF).

OTC_1Alunos do Curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF

A OTC Brasil 2015 é promovida pela Offshore Technology Conference (OTC) e pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP e, atrai importantes especialistas e empresas do mundo, com abordagem de uma gama completa de tecnologias offshore, além da oportunidade de compartilhar conhecimento e fazer novos contatos.

Com o tema “O Atlântico: de Leste a Oeste – Um Oceano de Inovações”, a conferência técnica cobriu todos os aspectos de desenvolvimento e exploração offshore de petróleo e gás, incluindo temas relacionados à geologia, geofísica e tecnologias submarinas, sistemas offshore de perfuração e poços, estruturas flutuantes, produção submarina avançada, assim como gerenciamento de integridade para manter instalações offshore operando com segurança e eficiência.

Em parceria com o programa “PROFISSIONAL DO FUTURO 2015”, promovido pelo IBP, desde 2002, em parceria com a empresa CEU, Centro de Empreendedorismo Universitário.

OTC_2Alunos do Curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF e Pesquisadora Visitante do PRH20-ANP

VISITA TÉCNICA À EMPRESA HALLIBURTON – MACAÉ

VISITA TÉCNICA À EMPRESA AKER SOLUTIONS/MHWIRTH


Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo – LENEP
UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Rodovia Amaral Peixoto, Km 163 – Av. Brenand s/n – Imboacica – Macaé – RJ
CEP: 27925-535