A UENF foi implantada em 1993, através de um projeto do então senador Prof. Darcy Ribeiro, em torno do qual se reuniram diversos cientistas experientes, tendo como objetivo principal criar uma Universidade que atuasse em estreita conexão com o setor produtivo. Objetivou-se, com isso, contribuir para o desenvolvimento científico/tecnológico e a formação de recursos humanos, voltados para a criação de condições favoráveis à atração e consolidação de novos empreendimentos industriais na Região Norte Fluminense. Quatro grandes centros integram hoje esta Universidade: o CCH (Centro de Ciências Humanas), o CBB (Centro de Biologia e Biotecnologia), o CCTA (Centro de Ciência e Tecnologia Agropecuárias) e o CCT (Centro de Ciência e Tecnologia).

Como parte integrante do CCT, visando atuar no Setor de Petróleo e Gás (a maior riqueza da região Norte Fluminense), foi implantado no Município de Macaé/RJ o Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP). Projetado para ter o porte de um instituto, a criação do LENEP em Macaé tem alcance estratégico, uma vez que neste Município está localizada a maior base operacional da PETROBRAS, além de 150 outras empresas nacionais e estrangeiras envolvidas com as atividades de E & P (exploração e produção) de petróleo. Esta região é responsável atualmente por cerca de 82 % da produção nacional deste bem mineral.

O LENEP completou 18 anos de existência e tem realizado, com êxito, a implantação de um ambicioso programa de formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica na área de E & P de petróleo. É responsável pelo ciclo profissional  do Curso de Graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, bem como, pelo Curso de Pós-Graduação scricto sensu, mestrado e doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração. De um total de 240 engenheiros já formados, 100 mestres e 29 doutores, cerca de 73% dos engenheiros, 60% dos mestres e 50% dos doutores acham-se incorporados ao corpo técnico da PETROBRAS, o restante dos engenheiros e mestres a outras empresas,  e cerca de 50% dos doutores absorvidos por instituições acadêmicas.

account android arrow-alt-circle-down arrow-alt-circle-left arrow-alt-circle-right arrow-alt-circle-up arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up author bars behance blogger buffer caret-down caret-left caret-right caret-square-down caret-square-left caret-square-right caret-square-up caret-up cart-menu-1 cart-menu-2 cart-menu-3 cart-menu-4 categories chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up clock close comments cookies copyright coupon-discount date-modified date-published discord double-arrows-down double-arrows-left double-arrows-right double-arrows-up dribbble envelope-open envelope eye facebook fax flickr foursquare github gmail google-drive grid-view hashtag hollow-ring homepage instagram ios level-down-alt level-up-alt line link linkedin list-view login logout long-arrow-alt-down long-arrow-alt-left long-arrow-alt-right long-arrow-alt-up medium messenger mobile-menu mobile phone pinterest place qq quote-left quote-right quotes reading-time-hourglass reading-time-stopwatch reddit rss scroll-to-top search shazam shopping-bag shopping-cart side-panel-opening-2-left side-panel-opening-2-right side-panel-opening-left side-panel-opening-right skype slack small-arrow-down small-arrow-left small-arrow-right small-arrow-up sms snapchat soundcloud spinner spotify stackoverflow sync telegram tiktok times-circle tinder trello tripadvisor tumblr twitch twitter viber vimeo vine vkontakte website wechat whatsapp windows wishlist xing yelp youtube zoom