Geologia e Geoquímica

 1) Informações gerais

O Setor de Geologia e Geoquímica tem atualmente quatro docentes e um Profissional de Nível Superior em Geologia e Geoquímica, abaixo indicados com suas respectivas especialidades:

DSc. Hélio Jorge P. Severiano Ribeiro – Geólogo
http://lattes.cnpq.br/5271449729990345

  • Estratigrafia de sequências e geologia do petróleo

DSc. Eliane Soares de Souza – Engenheira Química
http://lattes.cnpq.br/2445014118520810

  • Geoquímica ambiental e do petróleo

DSc. Georgiana Feitosa da Cruz – Química
http://lattes.cnpq.br/1820045548668605

  • Geoquímica orgânica

DSc. Victor Hugo Santos – Geólogo
http://lattes.cnpq.br/1428336342159724

  •  Tectônica de bacias sedimentares e Geologia Sedimentar

DSc. Laercio Lopes Martins – Químico
http://lattes.cnpq.br/9943766587624020

  • Geoquímica Orgânica e do Petróleo

 2) Objetivos

O Setor de Geologia e Geoquímica tem como compromisso o desenvolvimento de linhas de pesquisas na área de geologia e geoquímica orgânica e do petróleo.

Os laboratórios do Setor de Geologia e Geoquímica constituem parte da Instituição que objetiva o desenvolvimento de pesquisas e o auxílio no ensino acadêmico, onde alunos dos cursos, de graduação e pós-graduação, em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo e Engenharia de Reservatório e de Exploração, respectivamente, têm contato com as ferramentas utilizadas na avaliação do ambiente exploratório de recursos minerais.

Laboratório de Geoquímica

No laboratório de geoquímica são realizadas análises qualitativas e quantitativas do conteúdo de hidrocarbonetos de rochas geradoras e reservatórios de petróleo, e ainda, de petróleo e derivados. Essas análises são realizadas utilizando-se técnicas de cromatografia líquida, cromatografia gasosa de alta resolução e cromatografia gasosa acoplada a um espectrômetro de massas. As análises possibilitam o estudo dos compostos saturados e aromáticos, como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) e ainda, de compostos biomarcadores geoquímicos de ampla aplicação nos estudos relacionados aos processos de geração, migração e acumulação do petróleo. A infra-estrutura laboratorial também se encontra capacitada a realizar análises geoquímicas no contexto da poluição ambiental causada por atividades petrolíferas ou por acidentes com derramamento de óleo. As análises são realizadas em amostras de solo, sedimentos e água, coletadas de regiões contaminadas.

3) Linhas de pesquisas / temas

A linha de pesquisa do setor é Geologia e Geoquímica e abrange os seguintes temas:

  • Análise de Bacias Sedimentares: sismoestratigrafia e estratigrafia de seqüências
  • Modelagem Geológica de Reservatórios Análogos;
  • Geoquímica do Petróleo e Ambiental: caracterização do petróleo, com foco em biodegradação, e estudos de parâmetros geoquímicos de óleos e rochas;
  • Geoquímica Orgânica: Avaliação de variações paleoclimáticas e paleoambientes deposicionais de folhelhos negros (ricos em matéria orgânica);

 4) Projetos de pesquisa

–          Carbon cycle at the transition from an icehouse to a greenhouse world: the melting of Gondwana ice cap elucidated by geochemical assessment of Irati (Paraná Basin, Brazil). Parceria internacional com o Centro Alemão de pesquisas em
Geociências (GFZ).

–          Desenvolvimento de métodos de biorremediação em derrames de petróleo no mar e em sedimentos. PADCT/ MCT – 1 tese de doutorado e 3 trabalhos de iniciação científica. 1999 – 2002.

–          Interação de óleos com sedimento na zona costeira da Bacia de Campos- Processos de biorremediação. PADCT/ MCT – 1 tese de mestrado e 2 trabalhos de iniciação científica. 1999 – 2001.

–          Estudos de correlação geoquímica entre óleo X rocha geradora e óleo X rocha reservatório – 2002 – 2 monografias de conclusão do curso de graduação e 2 trabalhos de iniciação científica.

–          Avaliação do tempo de residência de derrames de petróleo no mar através do monitoramento de parâmetros geoquímicos – 2003 – 1 tese de doutorado em andamento e 1 monografia de conclusão do curso de graduação.

–          Avaliação da prospectividade petrolífera da Bacia do Parnaíba. Pareceria UFPE/UENF. Edital MCT/Cnpq/2007-Universal. 1 dissertação de mestrado e 2 monografias.

–          Geologia do Petróleo da Bacia do Parnaíba. APQ-1 FAPERJ, 1 Iniciação científica

–          Geoquímica de Reservatório em afloramentos da Formação Pirambóia no Estado de São Paulo (Fazenda Betumita). CNPq 2007-2009. 1 mestrado

–          Geoquímica de reservatório nos arenitos impregnados de óleo da Formação Pirambóia, Bacia do Paraná, no estado de São Paulo. APQ-1 FAPERJ. 2007-2008. 1 mestrado

–          Estudo Geoquímico de Amostras de Óleos e Sedimentos de Bacias Sedimentares Brasileiras: Investigação do Processo Migratório baseado na Análise de Biomarcadores. APQ-1 FAPERJ/2011/2012.

CHEFE DE SETOR

Prof.a Eliane Soares de Souza, Dra.

E-mail: eliane@lenep.uenf.br

account android arrow-alt-circle-down arrow-alt-circle-left arrow-alt-circle-right arrow-alt-circle-up arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up author bars behance blogger buffer caret-down caret-left caret-right caret-square-down caret-square-left caret-square-right caret-square-up caret-up cart-menu-1 cart-menu-2 cart-menu-3 cart-menu-4 categories chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up clock close comments cookies copyright coupon-discount date-modified date-published discord double-arrows-down double-arrows-left double-arrows-right double-arrows-up dribbble envelope-open envelope eye facebook fax flickr foursquare github gmail google-drive grid-view hashtag hollow-ring homepage instagram ios level-down-alt level-up-alt line link linkedin list-view login logout long-arrow-alt-down long-arrow-alt-left long-arrow-alt-right long-arrow-alt-up medium messenger mobile-menu mobile phone pinterest place qq quote-left quote-right quotes reading-time-hourglass reading-time-stopwatch reddit rss scroll-to-top search shazam shopping-bag shopping-cart side-panel-opening-2-left side-panel-opening-2-right side-panel-opening-left side-panel-opening-right skype slack small-arrow-down small-arrow-left small-arrow-right small-arrow-up sms snapchat soundcloud spinner spotify stackoverflow sync telegram tiktok times-circle tinder trello tripadvisor tumblr twitch twitter viber vimeo vine vkontakte website wechat whatsapp windows wishlist xing yelp youtube zoom