Webmail

 

Setor de Geologia e Geoquímica

 1) Informações gerais

O Setor de Geologia e Geoquímica, em sua formulação original, é para ter cinco professores doutores e dois técnicos de nível superior, um na área de geologia e outro na área de geoquímica. Atualmente está constituído por quatro professores associados, abaixo indicados com suas respectivas especialidades:

 DSc. Hélio Jorge P. Severiano Ribeiro – Geólogo

  • Estratigrafia de sequências e geologia do petróleo

 DSc. Eliane Soares de Souza – Engenheira Química

  • Geoquímica ambiental e do petróleo

DSc. Georgiana Feitosa da Cruz – Química

  • Geoquímica orgânica

DSc. Victor Hugo Santos – Geólogo

  •  Tectônica de bacias sedimentares e Geologia Sedimentar

 2) Objetivos

O Setor de Geologia e Geoquímica tem como compromisso o desenvolvimento de linhas de pesquisas na área de geologia e geoquímica do petróleo.

Os laboratórios do Setor de Geologia e Geoquímica constituem parte da Instituição que objetiva o desenvolvimento de pesquisas e o auxílio no ensino acadêmico, onde alunos dos cursos, de graduação e pós-graduação, em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo têm contato com as ferramentas utilizadas na avaliação do ambiente exploratório de recursos minerais.

Laboratório de Geoquímica

No laboratório de geoquímica são realizadas análises qualitativas e quantitativas do conteúdo de hidrocarbonetos de rochas geradoras e reservatórios de petróleo, e ainda, de petróleo e derivados. Essas análises são realizadas utilizando-se técnicas de cromatografia líquida, cromatografia gasosa de alta resolução e cromatografia gasosa acoplada a um espectrômetro de massas. As análises possibilitam o estudo dos compostos saturados e aromáticos, como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) e ainda, de compostos biomarcadores geoquímicos de ampla aplicação nos estudos relacionados aos processos de geração, migração e acumulação do petróleo. A infra-estrutura laboratorial também se encontra capacitada a realizar análises geoquímicas no contexto da poluição ambiental causada por atividades petrolíferas ou por acidentes com derramamento de óleo. As análises são realizadas em amostras de solo, sedimentos e água, coletadas de regiões contaminadas.

3) Linhas de pesquisas

 As linhas de pesquisa do setor abrangem:

  •   Análise de Bacias Sedimentares: sismoestratigrafia e estratigrafia de seqüências
  •   Modelagem Geológica de Reservatórios Análogos;
  •   Geoquímica do Petróleo e Ambiental: biodegradação do petróleo (óleos pesados) e estudos de parâmetros geoquímicos de óleos e rochas;

 4) Projetos de pesquisa:

–          Desenvolvimento de métodos de biorremediação em derrames de petróleo no mar e em sedimentos. PADCT/ MCT – 1 tese de doutorado e 3 trabalhos de iniciação científica. 1999 – 2002.

–          Interação de óleos com sedimento na zona costeira da Bacia de Campos- Processos de biorremediação. PADCT/ MCT – 1 tese de mestrado e 2 trabalhos de iniciação científica. 1999 – 2001.

–          Estudos de correlação geoquímica entre óleo X rocha geradora e óleo X rocha reservatório – 2002 – 2 monografias de conclusão do curso de graduação e 2 trabalhos de iniciação científica.

–          Avaliação do tempo de residência de derrames de petróleo no mar através do monitoramento de parâmetros geoquímicos – 2003 – 1 tese de doutorado em andamento e 1 monografia de conclusão do curso de graduação.

–          Avaliação da prospectividade petrolífera da Bacia do Parnaíba. Pareceria UFPE/UENF. Edital MCT/Cnpq/2007-Universal. 1 dissertação de mestrado e 2 monografias.

–          Geologia do Petróleo da Bacia do Parnaíba. APQ-1 FAPERJ, 1 Iniciação científica

–          Geoquímica de Reservatório em afloramentos da Formação Pirambóia no Estado de São Paulo (Fazenda Betumita). CNPq 2007-2009. 1 mestrado

–          Geoquímica de reservatório nos arenitos impregnados de óleo da Formação Pirambóia, Bacia do Paraná, no estado de São Paulo. APQ-1 FAPERJ. 2007-2008. 1 mestrado

–          Estudo Geoquímico de Amostras de Óleos e Sedimentos de Bacias Sedimentares Brasileiras: Investigação do Processo Migratório baseado na Análise de Biomarcadores. APQ-1 FAPERJ/2011/2012.

CHEFE DE SETOR

Prof. Hélio Jorge Portugal Severiano Severiano Ribeiro, Dr

E-mail: severian@lenep.uenf.br

Contato: 2765-6001


Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo – LENEP
Av. Brennand s/n - Imboacica - Macaé - RJ - CEP: 27.925-535
Acesso Pela Rodovia Amaral Pexoto Km 163
Cx Postal 119562 - CEP: 27.910-970
Tel.: (22) 2765-6565 - e-mail: chefia@lenep.uenf.br