III CONFICT

Estudantes da UENF, IFF e UFF recebem reconhecimento nos primeiros passos na ciência

Bolsistas premiados da UENF e seus orientadores posam para foto oficial no encerramento do III CONFICT

Uma pequena, mas representativa porção do futuro da ciência brasileira foi o destaque do encerramento do III Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, na tarde desta quinta, 30/06. Universitários da UENF, do Instituto Federal Fluminense (IFF) e do polo da UFF em Campos receberam os prêmios pela qualidade de seus trabalhos, mensurada os avaliadores do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Eles foram apontados como autores dos melhores trabalhos em uma relação de mais de 1 mil inscritos.

Pela UENF, duas vezes reconhecida pelo CNPq como modelo de formação de cientistas no Brasil, o reconhecimento vai para 19 bolsistas participantes do PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica mantido pelo próprio CNPq. Foram dez prêmios e nove menções honrosas. Na categoria conhecida como ‘IC – Outros’ (bolsistas que atuam em projetos não amparados pelo programa do CNPq), foram quatro alunos premiados e três distinguidos com menção honrosa.

O reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, e praticamente todos os representantes institucionais presentes na mesa de encerramento celebraram a integração entre as três instituições públicas (UENF, IFF e UFF) na organização do Congresso. O evento congregou o 16º Encontro de Iniciação Científica da UENF, o 8º Circuito de IC do IFF e a 4ª Jornada de IC da UFF-Campos.

Alunos premiados do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo – LENEP, foram:

Menção honrosa – PIBIC Engenharia de Produção

Engenharia de Produção


Bolsista: Felipe Evangelista Mota Santos
Orientador: Adolfo Puime

Bolsista: Caio Viana Carreira
Orientador: Marco Antônio Rodrigues de Ceia

 

Premio de Iniciação Científica

Engenharia de Produção


Bolsista: Chafic Chartuni Cabral da Cruz
Orientador: Adolfo Puime