Equipe de estudantes da UENF participa de competição de perguntas e respostas na Argentina

No começo deste mês, no dia 4 de Junho, uma equipe de 5 alunos da UENF, do curso de graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, participou da etapa regional da competição Petrobowl,realizada em Buenos Aires, Argentina.O Petrobowl é uma competição anual com estudantes de todo o mundo que é organizada pela SocietyofPetroleumEngineers (SPE). A competição é baseada num quiz de perguntas e respostas sobre aspectos técnicos e não técnicos da indústria de petróleo e gás natural.  As equipes se enfrentam em partidas de 8 minutos e o vencedor é determinado por quem responde mais perguntas corretamente nesse tempo.

Figure 1 – Equipe da UENF na etapa regional do Petrobowl realizada em Buenos Aires

Em Abril, a equipe da UENF participou do Petrogames, uma competição no mesmo estilo do Petrobowl, mas de cunho nacional. No Petrogames a UENF competiu contra 20 equipes de universidades Brasileiras, dentre elas a UFRJ, UFF e USP. A UENF acabou saindo vencedora e conquistouum prêmio de 6 mil reais, o qual foi principal viabilizador da viagem para a etapa regional em Buenos Aires, uma vez que a equipe não recebeu nenhuma forma de patrocínio.

Figure 2 - Entrega do prêmio de primeiro lugar para a UENF no Petrogames, no Rio de Janeiro
Figure 2 – Entrega do prêmio de primeiro lugar para a UENF no Petrogames, no Rio de Janeiro

Já na competição realizada na Argentina, a equipe da UENF ficou em quinto lugar de um total de 19 equipes de diversos países da América Latina.Algumas das equipestêm vários anos de experiência na competição, em contraste com a equipe da UENF, que participou da etapa mundial em Houston, Texas, em 2015 pela primeira vez,e participa agorapela segunda vez do Petrobowl.

As duas primeiras colocadas na etapa regional (UFRJ e Universidad de Santander) foram contempladas com passagens aéreas e estadias para a etapa mundial, a ser realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A equipe da UENF aguarda por uma confirmação da organização dacompetição para saber se foram classificados para a etapa mundial.