Ensino de Ciências

___________________________________________________________________________________________

Esta linha dedica-se ao estudo e desenvolvimento do conhecimento, da prática e das políticas relacionadas ao ensino e aprendizado em ciências e ensino de ciências. Busca o desenvolvimento do conhecimento científico através da exploração de ambientes científico-culturais, de novas tecnologias e do estudo de aspectos filosóficos e históricos que possam favorecer o ensino-aprendizagem de ciências. Estudo da formação inicial e continuada do professor de ciências tendo em vista as mudanças na concepções de ciência e ensino.

ORIENTADORES DA LINHA DE PESQUISA ENSINO DE CIÊNCIAS

_________________________________________________________________________________________________

Aline Chaves Intorne – aline.intorne@ifrj.edu.br

Professora – IFRJ/Volta Redonda
Credenciamento CAPES: Permanente (desde 01/03/2016)
Pós-doutorado: Universidade Estadual do Norte Fluminense – LCA/CBB (2012-2013)
Doutorado em Biociências e Biotecnologia (2012)
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF/RJ (Período sanduiche na Texas A&M University (EUA)
Linhas de pesquisa: Ciências Ambientais e Ensino de Ciências

Temas de interesse:
– Biotecnologia Ambiental
– Educação Ambiental e Sustentabilidade
– Ludicidade e Experimentação no Ensino de Ciências
– Divulgação Científica e Ciência Cidadã

_________________________________________________________________________________________________

Carlos Eduardo Batista de Sousa – cdesousa@uenf.br

Professor Associado – LCL/CCH/UENF
Credenciamento CAPES: Permanente (desde 08/05/2017)
Doutorado em Filosofia (2009)
University of Konstanz – Alemanha
Página eletrônica: https://sites.google.com/site/carlosebdesousa
Linhas de Pesquisa: Ensino de Ciências
Temas de interesse:
– Filosofia, História e Ensino de Ciências
– Neuroeducação

_________________________________________________________________________________________________

Fernando José Luna de Oliveira  fernando@uenf.br

Professor Associado – LCQUI/CCT/UENF
Credenciamento CAPES: Permanente (desde 07/04/2003)
Pós-Doutorado: Fundação Oswaldo Cruz (2010-2011)
Doutorado em Ciências  (1998)
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/SP
Linhas de Pesquisa: Ensino de Ciências
Temas de interesse:
– Utilização da história das ciências no ensino de química/física/biologia
– A utilização da história das ciências para auxiliar o ensino de química
– História da química de produtos naturais
– História e filosofia da ciência no currículo das licenciaturas

_________________________________________________________________________________________________

Juraci Aparecido Sampaio  – jsampaio@uenf.br

Professor Associado – LCFIS/CCT/UENF
Credenciamento CAPES: Permanente (desde 01/04/2007)
Pós-doutorado em Materials & Engineering Physics (2006) -Ames Laboratory (USA)
Pós-doutorado em Física Aplicada (2003) – Universidade Estadual de Campinas, Unicamp
Doutorado em Fisica (2001)
Universidade de São Paulo – USP/SP
Linhas de Pesquisa: Ciência e Tecnologia de Materiais e Ensino de Ciências
Temas de interesse:
– Desenvolvimento de Novos Materiais para Aplicações na Fotônica e Células Solares
– Preparação de Caracterização de Vidros Especiais para Emissão de Luz Branca
– Desenvolvimento de Cerâmicas Perovskitas para Células Solares
– Desenvolvimento de Vidros ópticos Especiais para Aplicações em Fotônica

_________________________________________________________________________________________________

Maria Priscila Pessanha de Castro  – mariapriscila@uenf.br

Professora Associada – LCFIS/CCT/UENF
Credenciamento CAPES: Permanente (desde 01/02/2004)
Pós-doutorado: Radboud University Nijmegen, Holanda (2011-2012)
Doutorado em Ciências (2001)
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/SP
Linhas de Pesquisa: Ciências Ambientais e Ensino de Ciências
Temas de interesse:
– Fotoacústica aplicada à sistemas biológicos (ênfase medição de biomarcadores da exalação humana)
– Práticas experimentais em física usando impressão 3D e vídeo análise para temas do ensino médio

_________________________________________________________________________________________________

Roberto da Trindade Faria Júnior  – rtfaria@uenf.br

Professor Associado – LCFIS/CCT/UENF
Credenciamento CAPES: Permanente (desde 02/06/2003)
Pós-doutorado: Universidade do Minho, Portugal (2009-2010)
Doutorado em Ciências (1999)
Universidade Estadual de Campinas –  UNICAMP/SP
(Período sanduiche na Ruhr-Universitaet Bochum, Alemanha)
Linhas de Pesquisa: Ciência e Tecnologia de Materiais e Ensino de Ciências
Temas de interesse:
– Aplicação de técnicas fototérmicas na caracterização de sistemas solo-planta-atmosfera
– Habilidades em ensino-aprendizagem em ciências por meio de atividades do cotidiano
– Caracterização térmica de solos tratados com biochar e fungos micorrízicos
– Respiração e análise nutricional de solos tratados com biochar
_________________________________________________________________________________________________

Simonne Teixeira – simonne@uenf.br

Professora Associada – LEEA/CCH/UENF
Credenciamento CAPES: Permanente (desde 03/08/2012)
Pós-doutorado: Escuela de Estudios Hispano-Americanos/CSIC – Espanha (2011-2012)
Doutorado em Filosofía e Letras (Historia) (1995).
Universitat Autònoma de Barcelona – Espanha
Linhas de Pesquisa: Ensino de Ciências
Temas de interesse:
– Cultura, Natureza e Ciências: estudos interdisciplinares
– Patrimônio Científico e Tecnológico, Mediação em Museus e Espaços de Ciência e Ensino em Ciências

_________________________________________________________________________________________________

Victor Gomes Lima Ferraz – victor.ferraz@uenf.br

Professor Associado – LCQUI/CCT/UENF
Credenciamento CAPES: Colaborador (desde 25/04/2023)
Doutorado em  Química (2021)
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG
Linhas de Pesquisa: Ensino de Ciências

Temas de interesse:
– Formação de professores / Experimentação no Ensino de Ciências
– Divulgação científica e literacia midiática

_________________________________________________________________________________________________