ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO PPGCN

As Atividades de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UENF  (PPGCN) tem como objetivo promover e intensificar a inserção, integração e parceria entre a Universidade e a  Sociedade não só no que tange a transferência de conhecimentos  associados a área e linhas de pesquisa do Programa mas também visando o recebimento reverso de conhecimento, o entendimento e a conscientização por parte do Corpo Docente e Discente do PPGCN dos diversos aspectos que envolvem a relação bidirecional entre a Universidade e a Sociedade.

As atividades de extensão do PPGCN são desenvolvidas por meio de ações e projetos coordenados por docentes e executadas com a participação do corpo discente do PPGCN.  Desde 2022 o PPGCN inseriu em sua matriz curricular a creditação de atividades de extensão como forma de incentivar e reconhecer a participação dos docentes e discentes do programa e intensificar a aproximação com a Sociedade.  Ações e projetos de extensão propostos por docentes do programa  e aprovados pela Comissão Coordenadora do PPGCN são ofertados para escolha e participação direta dos discentes que passam a atuar como agentes diretos da execução das atividades.  A creditação das atividades ocorre por meio da inscrição do discente em Atividades de Extensão I (34 horas – 2 créditos) obrigatória para discentes de mestrado e doutorado e Atividades de Extensão II (34 horas – 2 créditos) obrigatória para discentes de doutorado.

PCN1748 – Atividades de Extensão I

PCN1749 – Atividades de Extensão II

Plano-Nacional-de-Extensao-Universitaria-3

Rede Nacional de Extensão – RENEX

Propostas de ações e projetos de extensão podem ser submetidas para avaliação da Comissão Coordenadora por meio do encaminhamento do formulário abaixo para o e-mail pgcn@uenf.br. Para classificação da área temática e linha de extensão consulte o documento Áreas Temáticas e Linhas de Extensão.

FORMULÁRIO PARA CADASTRAMENTO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO PPGCN

Os discentes de mestrado e doutorado do PPGCN  podem  consultar as ações e atividades de extensão oferecidas pelos docentes do programa e devem procurar o docente responsável para viabilizar a sua participação na equipe para oferecimento de atividades e/ou ações relacionadas aos projetos cadastrados.  Após a participação os discentes solicitam por meio do envio do “formulário para relatório de participação em atividades de extensão do PPGCN”  a validação de sua participação e creditação  em Atividades de Extensão I  e/ou  Atividades de Extensão II. A participação dos discentes e definição das ações e atividades no projeto cadastrado deve ser  feita em comum acordo com o coordenador do projeto.

O discente e o coordenador da ação ou projeto de extensão deverão preencher o formulário de relatório de participação e enviá-lo para o e-mail pgcn@uenf.br até o prazo limite de envio das atas acadêmicas.  A coordenação do PPGCN irá proceder a validação da participação e lançamento  na Atividade de Extensão correspondente.

FORMULÁRIO PARA RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO PPGCN

CONSULTE AQUI OS PROJETOS E AÇÕES DE EXTENSÃO DO PPGCN!