Materiais e artigos para a Prova de conhecimentos Gerais

LEGISLAÇÃO NACIONAL PÓS-GRADUAÇÃO

1965 – Parecer CES-CFE 977 de 03 Dezembro de 1965 – Marco conceitual e regulatório da pós-graduação brasileira

1996-Lei Federal nº 9394 – de 20 de Dezembro de 1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional

2010-1 – Portaria CAPES nº 76 de 14 de Abril de 2010 – Regulamenta o programa de Demanda Social da CAPES

2010-2-Portaria Conjunta CAPES e CNPq nº 1 de 15 de Julho de 2010 – Complementação financeira para bolsistas com vinculo empregatício

2010-3-Portaria Conjunta CAPES e CNPq nº 1 de 15 de Julho de 2010 – Esclarecimentos sobre interpretações desta portaria

2010-Portaria CAPES nº 64 de 25 de Janeiro de 2010 – Programa de Apoio à Pós-graduação – PROAP

2014-1 – Portaria CAPES nº 156 de 28 de Novembro de 2014 – Aprova o regulamento do Programa de Apoio à Pós-graduação – PROAP

2014-3-Portaria CAPES nº 174 de 30 de Dezembro de 2014-Enquadramento de docentes nos programas e cursos de pós-graduação

2015-Portaria CAPES nº 50 de 22 de Abril de 2015 – altera artigo 5 da portaria CAPES 174-2014

2016-Portaria CAPES nº 81 de 3 de Junho de 2016 – Define as categorias de docentes que compõem os Programas de Pós-Graduação stricto sensu

2017-1- Portaria CAPES nº 59 de 21 de Março de 2017 – Dispõe sobre o regulamento da Avaliação Quadrienal

2017-2-Resolução CNE-CES nº 7 de 11 de Dezembro de 2017 – Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu

2018-1-Portaria MEC nº 321, de 5 de Abril de 2018 – Dispõe sobre a avaliação da pós-graduação stricto sensu

2018-2-Portaria CAPES nº 182 de 14 de Agosto de 2018 – Processos avaliativos de propostas e programas de pós-graduação stricto sensu

2018-3-Portaria CAPES nº 206 de 04 de Setembro de 2018 – Obrigatoriedade de citação da CAPES capes

2019-1-Portaria CAPES nº 194 de 27 de Agosto de 2019 – Cria o Colégio de Exatas-Tecnológicas e Multidisciplinar

2020-1-Portaria Capes nº 34 de 9 de Março de 2020-Dispõe sobre as condições para fomento a cursos de pós-graduação stricto sensu

2020-1-Portaria CAPES nº 36 de 19 de Março de 2020 – suspensão excepcional dos prazos para defesa de dissertação ou tese

2020-1 – Portaria CAPES nº 55 de 29 de Abril de 2020 – prorrogação excepcional dos prazos de vigência de bolsas de mestrado e doutorado no país da CAPES e exclusão da variável tempo de titulação em indicadores relativos à avaliação dos programas no quadriênio 2017-2020

2020-2 – Portaria CAPES nº 121 de 19 de Agosto de 2020 – altera a portaria CAPES-55-20-prorrogação excepcional dos prazos de vigência de bolsas de mestrado e doutorado

2021-1-Portaria Capes nº 28 de 12 de Fevereiro de 2021 – Consolida critérios para distribuição de bolsas no âmbito do Programa de Demanda Social CDS) e de bolsas e auxílios para pagamento de taxas escolares no âmbito do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX).

LEGISLAÇÃO UENF PÓS-GRADUAÇÃO

2002-Decreto Estadual nº 30672 de 19 de Fevereiro de 2002 – Estatuto da UENF

2006-Resolução CONSUNI-UENF nº 001 de 06 de Abril de 2006- Código de ética da UENF

2011-Resolução CONSUNI-UENF nº 002 de 25 de Fevereiro de 2011 Regimento Geral da Pós-Graduação da UENF

2011-Resolução CONSUNI-UENF nº 007 de 19 de Dezembro de 2011- Normas de Suplementação de bolsas de mestrado e doutorado

2016-1-Resolução CPPG-UENF nº 01 de 27 de Janeiro de 2016 – Dispõe sobre a participação de membros de bancas examinadores e formas apresentação

2016-2-Resolução CONSUNI-UENF nº 002 de 29 de Março de 2016 – Altera Resolução 007-2012-complementação de bolsas

2017-Resolução CONSUNI-UENF nº 001 de 05 de Maio de 2017- Altera Regimento Geral da Pós-Graduação- Numero de exemplares dissertações e teses

2019-Resolução COLAC-UENF nº 006 de 21 de Agosto de 2019 -Estabelece normas de concessão de complementação de bolsas de mestrado e doutorado

LEGISLAÇÃO PGCN PÓS-GRADUAÇÃO

2010-Resolução PGCN nº 001 de 06 de Abril de 2010 – Submissão artigo em periódico indexado para liberação de entrega de versão final da Dissertação

2010-Resolução PGCN nº 002 de 06 de Abril de 2010 – Obrigatoriedade para obter autorização defesa de Tese da comprovação de um artigo aceito para publicação

2010-Resolução PGCN nº 003 de 06 de Abril de 2010 – Obrigatoriedade para os alunos de Doutorado da proficiência em uma 2ª Língua Estrangeira

2011-Resolução PGCN nº 001 de 10 de Agosto de 2011 – Sobre o exame de proficiência em Língua Estrangeira para os alunos de Mestrado

2011-Resolução PGCN nº 002 de 10 de Agosto de 2011 – Responsabilidades do orientador e orientados no cumprimento dos prazos regimentares

2011-Resolução PGCN nº 003 de 10 de Agosto de 2011 – Dispõe sobre os prazos procedimentos e requisitos para submissão de Defesa de dissertação ou tese

2011-Resolução PGCN nº 004 de 10 de Agosto de 2011 – Regulamentação das disciplinas Estudos Dirigidos

2011-Resolução PGCN nº 006 de 10 de Agosto de 2011 – Dispõe sobre os procedimentos do Exame de Qualificação

2013-Resolução PGCN nº 001 de 21 de Agosto de 2013 – Dispõe sobre os procedimentos de concessão de bolsa CAPES e UENF para alunos com vínculo empregatício

ARTIGOS CIENTÍFICOS E OUTROS MATERIAIS  DE CARÁTER COMUM E INTERDISCIPLINAR DO PGCN

1-The Quantum Theory and Reality-Scientific American-1979

2-Fruits, Salads, and Smoothies – A working definition of interdisciplinarity – Journal Education Thought -V.29 – 1995

3-O papel mediador do professor no processo ensino aprendizagem do conceito átomo – Química Nova na Escola-n.3-1996pdf’

4-A pesquisa científica e o interesse público – revista brasileira de inovação V.1 n.2-2002

5-Latin America a Different Reality – Higher Education in Europe, Vol. XXVII, No. 4, 2002

6-Estatistica multivariada – uma visão didatica-metodologica – Critica.-filosofia da Ciência-2004

7-Mecânica quântica – uma nova imagem do mundo-Ciência Hoje-V.36 n.213-2005

8-Dez ideias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva – capítulo do livro – 2006

9-Defining the Scientific method- Nature Methods-V.6-n.4-p-237-abril 2009

10-Leitura em Sala de Aula – Um Caso envolvendo o funcionamento da ciência-V.32 n.3 – 2010

11-A concepção de verdade como correspondência-Anais VII seminário filosofia UFSCar – 2011

12-Química dos agrotóxicos – Química Nova na Escola-V.34 n.1 – 2012

13-Reflexões sobre Modelos e Representações na formação de professores com foco na compreensão conceitual da catálise enzimática-Quim. Nova Escola-V.34 n.1 – 2012

15-A explicitação do conhecimento discente de temas ambientais – reflexões para o ensino de ciências da natureza-V.35.n.1-2013

16-Relatório de avaliação área INTERDISCIPLINAR-quadrienal-2013-2017

17-PPGCN-Ficha de Avaliação CAPES Interdisciplinar quadrienal 2013-2017

18-BNCC – Educação Básica – 11-05-18

19- BNCC- Ensino Médio – 11-05-2018

20-COVID-19 – A time for renewed recognition of science – EBioMedicine – V.56 – 2020

21-Nature – Want research integrity stop the blame game – V-599-p.533-2021