Projetos e Ações de Extensão do PPGCN

PROJETOS E AÇÕES DE EXTENSÃO NO PPGCN  – atualizado em agosto/2023


A fotografia e as interações entre educação, ciência e artesa partir do ensino de física

Coordenação: Profa. Dra. Maria Priscila Pessanha de Castro
Contato: mariapriscila@uenf.br
Tipo: Projeto Permanente
Área Temática: Educação
Linha de Extensão:  Metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem
Abrangência: Nacional

Descrição: O projeto visa por meio da fotografia artesanal promover a interação das diversas áreas do conhecimento, assim como proporcionar a aproximação entre escola e comunidade com a Universidade. As atividades realizadas no projeto buscam evidenciar essa associação da técnica e com arte, reconhecendo que o processo fotográfico tem a capacidade de proporcionar situações onde podemos colocar o estudante no papel de agente ativo no processo ensino-aprendizagem.


Ciência Clima e Ambiente

Coordenação: Prof. Dra. Eliane Barbosa Santos
Contato: elianebs@uenf.br
Tipo: Projeto Permanente
Área Temática: Meio Ambiente
Linha de Extensão:  Divulgação científica e tecnológica
Abrangência: Regional

Descrição: Este projeto visa promover a difusão e divulgação do conhecimento científico, sobretudo na área de Clima e Ambiente, buscando uma aproximação da sociedade com o conhecimento produzido pela universidade. Para isso, são criados conteúdos para divulgação nas redes sociais (https://linktr.ee/pexcca.lamet) com informações úteis e de fácil compreensão para a população em geral, evidenciando a aplicabilidade das Ciências Climáticas e Ambientais e dando ênfase às problemáticas concernentes às transformações para sociedades sustentáveis. Ademais, são organizados e oferecidos cursos e oficinas abordando conteúdos e/ou práticas relacionadas a temática do projeto. Com essas ações, espera-se criar um espaço para difusão de conhecimento científico e que sejam mais facilmente assimiladas, bem como despertar um maior interesse dos jovens pelas Ciências Climáticas e Ambientais.


Ciência na Escola: Estreitando laços entre a universidade e a Educação Básica a partir da divulgação científica

Coordenação: Prof. Dr. Victor Gomes Lima Ferraz
Contato: victor.ferraz@uenf.br
Tipo: Projeto Temporário
Área Temática: Educação
Linha de Extensão:  Divulgação Científica e Tecnológica
Abrangência: Regional

Descrição: O rápido avanço tecnológico dos últimos tempos tem possibilitado diversas facilidades, como a internet. Por outro lado, estas ferramentas podem ser utilizadas por terceiros para influenciar crenças e emoções através de notícias falsas, disseminar teorias de conspiração, propagar o movimento antivacina, diminuir ou distorcer trabalhos científicos e, até mesmo, definir decisões políticas. Nesse sentido, a compreensão crítica sobre a ciência e seu processo de produção aliada à habilidades e competências relacionadas ao letramento científico, pode fornecer subsídios para estes indivíduos analisarem criticamente as informações que recebem. Este projeto de extensão, realizado em parceria com o prof. Dr. Jefferson Rodrigues de Souza, tem o objetivo de aproximar os estudantes do ensino fundamental e médio da ciência produzida na Universidade, mais especificamente, apresentar a trajetória dos pesquisadores e seu dia a dia, desmitificar visões sobre a ciência e o cientista, inspirar e desperta possíveis vocações e construir conhecimentos sobre o letramento midiático.

Participam na equipe:
1. Prof. Dr. Jefferson Rodrigues de Souza


Desenvolvimento e preparação de materiais didáticos inclusivos para a Educação Básica e Superior

Coordenação: Prof. Dr. Sergio Luis Cardoso
Contato: cardoso@uenf.br
Tipo: Projeto Permanente
Área Temática: Educação
Linha de Extensão: Pessoas com deficiências, incapacidades e necessidades especiais
Abrangência: Estadual

Descrição: O desenvolvimento e elaboração de materiais didáticos utilizando recursos convencionais e recursos tecnológicos para o ensino de química, física, matemática e biologia de alunos com deficiência é de fundamental importância para um processo de inclusão efetivo. Para o desenvolvimento de uma material partimos da escolha da área, do tema e assunto específico a ser abordado tendo como base a BNCC. Após a escolha passamos para a etapa de proposta e planejamento visando a obtenção de um material o mais inclusivo possível. Na etapa final os materiais são elaborados com a utilização de diversas técnicas e tecnologias para que em conjunto possam ser utilizados por todos os alunos de forma ampla e inclusiva. Os materiais são submetidos a avaliação da equipe do projeto e se aprovados são disponibilizados para livre utilização por parte de professores e alunos por meio da plataforma do Núcleo de acessibilidade Pedagógica da UENF – NAP (https://ead.uenf.br/moodle/course/index.php?categoryid=67)


Do plástico ao microplástico

Coordenação: Profa. Dra. Maria Cristina Canela
Contato: mccanela@uenf.br
Tipo: Projeto Temporário
Área Temática: Meio Ambiente
Linha de Extensão:  Questões Ambientais
Abrangência: Regional

Descrição: Conscientização e educação ambiental para retirada de resíduos plásticos do ambiente que são potenciais geradores de microplásticos. Coleta de tampinhas plásticas a nível municipal para gerar renda para a ONG “Obra Social Santa Bernadette de Soubirous” vinculada a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Campos dos Goytacazes que realiza um projeto de alfabetização de crianças carentes. Os recursos serão empregados para o fornecimento para lanches e materiais escolares para este projeto.


Física interativa do cotidiano

Coordenação: Prof. Dr. Roberto Trindade Faria Junior
Contato: rfaria@uenf.br
Tipo: Projeto Permanente
Área Temática: Educação
Linha de Extensão:  Metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem
Abrangência: Regional

Descrição: A Ciência Física é responsável por explicar os fenômenos da Natureza. Apesar de ser tão importante para o mundo, é uma disciplina de difícil aceitação pela comunidade docente e discente,existem poucos profissionais que são formados em bacharelado ou licenciatura em Física, o que provoca carência na área de Ensino de Física. Como consequência, há muitos professores do Ensino Médio e Fundamental que não estão preparados para internalizar nos alunos os conceitos da Física, causando, assim, uma aversão da grande maioria dos alunos por esta disciplina. Este projeto tem como objetivo principal desmistificar esta ideia de disciplina complexa, por meio da divulgação dos conceitos da Física em feiras de ciências bem como em produções de vídeo aulas disponibilizadas em mídias sociais. O objeto de trabalho serão os experimentos interativos e, principalmente, situados dentro do cotidiano do público, em especial, dos alunos de escolas públicas e particulares. O interesse primordial é explorar o lado lúdico das pessoas, focando principalmente os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Como resposta, pretende-se quebrar este paradigma de que é uma matéria difícil e abstrata e demonstrar, por meio da interatividade, que os conceitos são de fácil compreensão e, destarte, motivar os participantes das feiras para o ensino ou compreensão da Física, pois eles se sentem capazes ao realizar os experimentos. Outro objetivo é a preparação dos bolsistas expositores, por meio de reuniões, exposição em feiras, preparação e produção audiovisuais de experimentos. Há grande interesse pela equipe deste projeto em levar para regiões mais afastadas do centro de Campos estas exposições, principalmente, nas escolas mais carentes. Pretende-se, também, promover visitas das escolas nas dependências do LCFIS.


Formação continuada de professores em TDIC e Tecnologias de Inclusão

Coordenação: Prof. Dr. Sergio Luis Cardoso
Contato: cardoso@uenf.br
Tipo: Projeto Temporário
Área Temática: Educação
Linha de Extensão:  Formação de professores
Abrangência: Nacional

Descrição: O projeto tem por objetivo oferecer cursos de capacitação para que professores da educação básica e superior possam desenvolver práticas pedagógicas apoiadas nas TDIC. Nos cursos são consideradas as habilidades sugeridas pela BNCC e o emprego de técnicas inclusivas para elaboração de recursos didáticos em ambiente digital.


Gestão Cultural UENF: 2020-2023

Coordenação: Profa. Dra. Maria Priscila Pessanha de Castro
Contato: mariapriscila@uenf.br
Tipo: Projeto Permanente
Área Temática: Cultura
Linha de Extensão:  Desenvolvimento Urbano
Abrangência: Estadual

Descrição: O projeto Gestão Cultural UENF é desenvolvido a partir de interações interinstitucionais entre UENF e UFF, além da interação com movimentos artísticos e culturais atuantes na região geográfica de influência da UENF. Busca-se integrar as atividades culturais aos equipamentos de Cultura da UENF para fins de promover a cidadania cultural e o desenvolvimento regional. Dentre estes equipamentos culturais da UENF destacam-se: Sala de cinema (Cine Darcy) e a Casa de Cultura Villa Maria. O discente que estiver interessado em participar poderá agregar a equipe do projeto ou propor projetos tais como exposições ou Mostras de cinema, dentro de uma temática associada as linhas de pesquisa do PPGCN.


História das Ciências: Divulgação de obras no contexto da formação continuada de professores

Coordenação: Prof. Dr. Fernando José Luna de Oliveira
Contato: fernandojoseluna@gmail.com
Tipo: Projeto Permanente
Área Temática: Educação
Linha de Extensão:  Metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem
Abrangência: Regional

Descrição: A História das Ciências vem sendo bastante explorada tanto no ensino, do básico ao superior, quanto na divulgação científica. Por ser de Natureza interdisciplinar, abrange as esferas historiográfica, epistemológica, bem como a da ciência e sociedade. É uma importante ferramenta para a reflexão do processo de construção do conhecimento científico, que envolve a análise da criação e transformação de conceitos e técnicas. Além disso, proporciona a humanização das ciências e também dos cientistas, servindo de grande valia para a formação continuada de professores e é fundamental na cultura geral de alunos de ensino médio.
O projeto, tem como objetivo principal, utilizar livros de divulgação científica disponíveis na biblioteca da Casa de Cultura Villa Maria ou na rede mundial de computadores como ferramenta literária na formação continuada de professores do ensino médio e alunos do ensino superior de Campos dos Goytacazes e região, bem como no nível estadual (CEDERJ) de forma a ampliar o entendimento na construção do conhecimento científico, de interpretação de texto entre esses profissionais e estudantes.


Planejamento e criação de vídeos de divulgação científica

Coordenação: Prof. Dr. Sergio Luis Cardoso
Contato: cardoso@uenf.br
Tipo: Projeto Permanente
Área Temática: Educação
Linha de Extensão:  Divulgação científica e tecnológica
Abrangência: Nacional

Descrição: O objetivo desta atividade é divulgar os projetos de pesquisa em andamento no PPGCN. Alunos de mestrado e doutorado irão planejar e criar vídeos para divulgação de seus projetos ou assuntos relacionados ao mesmo. Os vídeos seguirão o padrão do PPGCN e após finalização e aprovação serão disponibilizados no youtube do PPGCN.


Polo Arte na Escola

Coordenação: Profa. Dra. Simonne Teixeira
Contato: simonne@uenf.br
Tipo: Projeto Permanente
Área Temática: Educação
Linha de Extensão: Educação Profissional
Abrangência: Regional

Descrição: Projeto de Extensão da UENF que visa contribuir para a melhoria do ensino de Arte nas regiões norte/noroeste fluminense e na região dos lagos através da promoção de ações de formação continuada em Arte e Cultura para educadores e demais profissionais da Educação.
Participam na equipe:
1. Danuza da Cunha Rangel – TNS/CCVM
2. Wagner Nobrega Torres – TNS/LEEA


O ensino da biologia vegetal na Região do Norte Fluminense e adjacências para valorização do meio ambiente

Coordenação: Prof. Dr. Jan Schripsema
Contato: jan@uenf.br
Tipo: Projeto Permanente
Área Temática: Educação
Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem
Abrangência: Regional

Descrição: O objetivo do projeto é identificar os principais aspectos do ensino de biologia vegetal que demandam aprimoramento, propor formas de superar estas deficiências e testar a eficácia das propostas nas escolas. Para isso serão analisados o conteúdo dos livros didáticos e as aulas práticas aplicadas em escolas públicas e particulares. Serão também entrevistados os professores de ciências para conhecer suas habilidades e preocupações relativas ao ensino do assunto. O resultado destas análises será compilado e publicado na forma de artigo. As novas práticas propostas para sanar as limitações verificadas serão divulgadas em diversos meios de comunicação.Como resultado do projeto já foi elaborado um site para os diferentes níveis de ensino: https://www.conhecendobiologiavegetal.uenf.br/
Participam na equipe:
1. Profa. Dra. Denise Dagnino (LBT/CBB)


Processamento e Análise de Dados Ambientais com R

Coordenação: Prof. Dra. Eliane Barbosa Santos
Contato: elianebs@uenf.br
Tipo: Projeto Permanente
Área Temática: Educação Profissional
Linha de Extensão:  Divulgação Científica e Tecnológica

Abrangência: Nacional

Descrição: O volume de dados ambientais de diferentes áreas cresce constantemente, assim, ferramentas computacionais são essenciais para possibilitar a análise dessa grande quantidade de dados, auxiliando nas tomadas de decisão. Nesse contexto, a linguagem de programação R se destaca por ser uma ferramenta voltada para ciência de dados. Diante disso, este projeto visa difundir e incentivar o uso da linguagem R como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem em processamento e análise de dados ambientais e na produção de conteúdo científico. São organizados e oferecidos cursos gratuitos visando alcançar estudantes de diversos níveis, bem como profissionais acadêmicos e do mercado de trabalho que buscam adquirir ou atualizar seus conhecimentos em R. Além disso, são elaboradas atividades que possam contribuir para aumentar o interesse em linguagem de programação em jovens, sobretudo em estudantes da rede pública. Também são criados conteúdos para divulgação nas redes sociais (https://linktr.ee/pexcca.lamet), visando compartilhar informações úteis sobre recursos e comandos, bem como exemplos associados a dados ambientais. Com essas ações, espera-se difundir e incentivar o uso de ferramentas computacionais gratuitas e livres para o processamento e análise de dados.