1. Onde fica o escritório da ASSAII?

R: O escritório da ASSAII está localizado no campus principal da UENF (cidade de Campos dos Goytacazes, a cerca de 300 km da cidade do Rio de Janeiro), no primeiro andar do prédio E1 ao lado da sala da Vice-Reitoria.

 

  1. A ASSAII faz traduções de documentos para estudantes ou docentes?

R: Não, os documentos deverão ser encaminhados para um tradutor (formado nesta habilitação).

 

  1. É necessário Visto para viajar do Brasil para outros países?

R: Essa questão é matéria de decisão soberana dos Estados e pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio. Assim, recomendamos contato direto com a Representação diplomática do país em questão. Dados de contato das Embaixadas e Consulados de outros países no Brasil estão disponíveis no Portal do Ministério das Relações Exteriores (http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/).

  1. É necessário Visto para viajar para o Brasil?

R: Para saber se você precisa de visto para viajar ao Brasil, consulte o Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/vistos-para-viajar-ao-brasil

 

  1. Não sou brasileiro, como faço para tirar meu CPF?

R: O CPF é um documento constituído por 11 números, emitido pela Receita Federal que gerencia o banco de dados com informações cadastrais dos contribuintes. É necessário declaração de residência (endereço no Brasil) para iniciar o processo de obtenção do CPF.

Estrangeiros residentes podem se inscrever no site da Receita Federal para obter o CPF (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br). É preciso preencher o formulário eletrônico, enviá-lo e imprimí-lo. Na impossibilidade da impressão, anote o número de protocolo gerado pelo site. O serviço de inscrição também pode ser realizado pessoalmente e gratuitamente nos Correios.

O formulário impresso ou o número de protocolo deverá ser apresentado, juntamente com cópia de seus documentos pessoais, no Escritório da Receita Federal.

Receita Federal em Campos dos Goytacazes: Rui Barbosa, 975 – Centro

Receita Federal em Macaé: Rua: Dr. Francisco Portela 569A, Centro.

Rua: Gov. Roberto Silveira, Centro.

OBS: A Receita Federal também disponibiliza o atendimento eletrônico.

  1. Não sou brasileiro, como faço para emitir o RNE e a CIE (Registro Nacional de Estrangeiro/ Carteira de Identidade de Estrangeiro)?

R: Após chegar ao Brasil, o estrangeiro tem 30 dias para se apresentar à Polícia Federal e solicitar seu RNE (um número de identidade que legaliza sua permanência no país). Caso não se apresente no prazo de 30 dias, uma multa será cobrada para cada dia de atraso. Após a entrega da documentação, a Polícia Federal fornecerá ao estudante um protocolo até a emissão da CIE, que pode demorar algum tempo. É necessário ter declaração de residência (endereço no Brasil), CPF e outros documentos para esse processo.

Posteriormente, é preciso agendar uma data disponível para a entrega dos documentos na Polícia Federal (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/imigracao/cedula-de-identidade-de-estrangeiro/entrega-de-crnm):

Endereço da Polícia Federal em Campos dos Goytacazes: Rua Dr. Silvio Bastos Tavares, 330, Parque dos Rodoviários.

Endereço da Polícia Federal em Macaé: Av. Camilo Nogueira da Gama, 230, Botafogo.

  1. Como faço para levar dinheiro para o exterior?

R: A melhor maneira é através de cartões internacionais, pois podem ser utilizados para comprar qualquer coisa e sacar dinheiro em qualquer ATM (caixas eletrônicos). Estes cartões estão disponíveis em qualquer banco, fale com seu gerente.

Você também pode levar algum dinheiro em espécie e travel money (O visa travel money é um cartão pré-pago com status de crédito, exclusivo para quem pretende viajar ao exterior. Com ele, o usuário pode realizar compras e sacar dinheiro nos terminais eletrônicos com rapidez e praticidade, livre de burocracias).

  1. Como o International Office da ASSAII pode me ajudar?

R: Consulte o item “Escritório internacional e mobilidade” no site para checar as atribuições de nosso International Office.

 

  1. Quero fazer minha graduação na UENF. Como devo proceder? 

R: Só há duas formas de ingressar na graduação na instituição: uma é pelo ENEM/SiSu (atualmente é a principal maneira de conseguir estudar na Universidade) e outra é através do vestibular UENF, para os cursos a distância oferecidos pela instituição.

 

  1. Quero fazer mestrado ou doutorado na UENF. O que devo fazer?

R: O ingresso aos Programas de Pós-Graduação ocorre através de processos seletivos promovidos por editais próprios de cada Programa de Pós-Graduação. A UENF conta com 14 cursos de Pós-Graduação. Visite o site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (https://uenf.br/posgraduacao/) e o dos Programas para mais informações.

 

  1. Quais os trâmites iniciais para participar da Mobilidade Acadêmica em instituição estrangeira?

R: O aluno regularmente matriculado na UENF que deseja participar da Mobilidade Acadêmica em instituição estrangeira, deve visitar o link a seguir: http://uenf.br/reitoria/assaii/international-office/apoio-aos-estudantes/estudantes-brasileiros-mobilidade-saida/

Poderá entrar em contato com a ASSAII através do e-mail assaii@uenf.br para mais esclarecimentos.

 

  1. Como posso tirar outras dúvidas a respeito da Mobilidade Acadêmica em instituição estrangeira?

R: É importante que o futuro candidato leia todas as informações que estão no site da ASSAII e no site da Universidade escolhida para participar da Mobilidade Acadêmica Internacional. Tendo essas informações, e ainda tendo dúvidas, o candidato pode contatar a ASSAII através do e-mail: assaii@uenf.br

 

  1. Com quais países a UENF possui parcerias internacionais?

R: Consulte o item “Convênios, Acordos de Cooperação e Protocolos de Intenção internacionais ativos”, no site da ASSAII para saber as parcerias formais da UENF. Entretanto, diversos professores tem colaborações internacionais que não são celebradas através de convênios, mas podem ser uma opção para os estudantes que querem fazer mobilidade. Estas informações estão no mapa interativo do site da ASSAII.

 

  1. Sou aluno em mobilidade internacional e gostaria de prorrogar por mais um semestre o intercâmbio. Como devo proceder?

R:  Procure o Coordenador do seu curso para mais informações.

 

  1. Estudarei um semestre no exterior. Vou perder um semestre letivo na UENF?

R: É possível pedir equivalências das disciplinas cursadas no exterior na SECACAD (Secretaria Acadêmica). Cada situação será avaliada individualmente, não sendo garantido que a mesma obtenha equivalência. Entretanto, a experiência de passar um semestre no exterior é válida, ainda que as disciplinas não possam ser aproveitadas oficialmente em seu Histórico Escolar.

 

  1. Quais são os procedimentos para a validação do meu diploma obtido no exterior?

R: A validação de diploma deve ser verificada junto ao Ministério da Educação do país de destino, ou órgão equivalente, pois cada país possui suas regras e normas.

 

  1. Quais são os procedimentos no Brasil para o reconhecimento (pós-graduação) ou a revalidação (graduação) de diplomas obtidos no exterior?

R: Todo o processo deverá ser conduzido na Plataforma Carolina Bori (http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/). Você precisa se inscrever na Plataforma, escolher a Universidade onde quer solicitar reconhecimento ou revalidação de diploma e preencher os campos obrigatórios.

 

  1. Sou docente da UENF e gostaria de formalizar parceria com IES ou Instituto de pesquisa estrangeiro ou nacional. Como devo proceder?

R: Consulte o item “Apoio aos docentes”, no site da ASSAII, para entender os trâmites necessários. As propostas de acordo de colaboração devem ser encaminhadas para a ASSAII pelo e-mail: assaii@uenf.br

 

  1. Como fico sabendo das oportunidades de bolsa no exterior?

R: A ASSAII divulga frequentemente através da Assessoria de Comunicação (ASCOM) oportunidades internacionais para todos os membros da comunidade acadêmica, tais como bolsas de estudos, editais para financiamento de projetos, entre outros. Mantemos um histórico destas oporunidades em nosso site. Para saber quais oportunidades já foram divulgadas, clique no link a seguir: http://uenf.br/reitoria/assaii/oportunidades-no-exterior/

 

  1. Sou estudante estrangeiro e preciso de atendimento médico, tenho direito?

R: Todo cidadão brasileiro ou estrangeiro que mora no país pode ser atendido no Sistema Único de Saúde (SUS) e obter o Cartão Nacional de Saúde. O cartão armazena os dados individuais sobre os usuários do SUS, como as datas e locais onde este paciente foi atendido, quais serviços foram prestados, por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.

O cartão do SUS é muito fácil e rápido de ser solicitado, além de ser gratuito. O cadastro pode ser feito pessoalmente na Secretaria de Saúde do município ou em uma Unidade de Saúde do SUS. E um pré-cadastro pode ser realizado através do site, para que a sua solicitação seja antecipada. Após completar esta etapa, você deve imprimir o protocolo, que valerá por 90 dias, e ir até a unidade de saúde mais próxima para poder receber o seu cartão, sempre portando seu RG e CPF.

Para a emissão do cartão é preciso apresentar:

  • Documento de identidade (RG);
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento.
  • Em alguns municípios é solicitada a apresentação de comprovação de residência, como a conta de água, luz ou telefone

De qualquer forma, é importante lembrar que ninguém será impedido de receber atendimento por não portar ou ter um cartão do SUS.

Para mais informações, consulte o item “Estudantes estrangeiros – Como ingressar na UENF, mobilidade de chegada, visto, documentos e atendimento médico” no site da ASSAII.