10ª Edição – Junho de 2017

Campos dos Goytacazes / RJ   |   Volume 4   |   nº 1

______________________________________________________________________________

Versão em PDF

10ª Edição / Junho 2017

______________________________________________________________________________

Uenf é tricampeã na Iniciação Científica

Ao longo dos seus 23 anos, a UENF garantiu posições relevantes no cenário nacional e sustenta o título de uma das 15 melhores universidades públicas do País. Em 2017, a UENF recebeu, pela terceira vez, o Prêmio Destaque do Ano da Iniciação Científica, Categoria Mérito Institucional, conferido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), referente ao ano de 2016.

 

 

IX CONFICT reúne pesquisas de graduandos

 

O Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) deste ano teve recorde de inscritos: 590 trabalhos, 315 destes por alunos da UENF. O maior evento de iniciação científica do estado do Rio de Janeiro, o CONFICT reúne o IFF e a UFF, apresentando os trabalhos de pesquisa de seus alunos de graduação, que recebem bolsas de iniciação científica. O evento será realizado de 03 a 07/07/17, no Centro de Convenções da UENF.

 

Pesquisa premiada de Ciências Humanas analisa perfil de ministros brasileiros

O trabalho na área de Ciências Humanas premiado no CONFICT 2016 foi o da aluna Tamara Ribeiro da Silva, orientada pelo Professor Dr. Hugo Borsani. A pesquisa apresenta uma análise comparada da evolução do perfil e a carreira política dos ministros brasileiros, desde 2003 até o início de 2015.

 

 

 

Premiado em 2016 aprende em Mestrado ferramentas para aplicar na Biologia

Ronaldo da Silva Francisco Junior, 21 anos, segue a vida fazendo o que mais gosta: estudar. Com a conclusão da graduação em Ciências Biológicas na UENF e a premiação no VIII CONFICT, ele decidiu pelo Mestrado no Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional na área de Bioinformática no Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC em Petrópolis.

 

 

 

Pesquisa com técnica de enxertia aposta em copas menores e frutos melhores

O aluno Bruno Dias Amaral foi premiado no CONFICT-2016 com uma pesquisa desenvolvida no Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). No evento deste ano, Bruno apresentará os avanços da pesquisa, pois deu continuidade ao plano de trabalho do ano passado.

 

 

 


Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602