Estudar no exterior é uma experiência enriquecedora para graduandos e pós-graduandos que terão a oportunidade de ampliar suas habilidades acadêmicas, ao mesmo tempo em que vivenciarão outra cultura, e se aperfeiçoarão em outro idioma.

Todos estes elementos são importantes na formação acadêmica e cidadã de futuros profissionais que irão atuar no mercado de trabalho nacional ou internacional. Realizar estágio em outras instituições nacionais também ampliará suas habilidades acadêmicas.

Para que a ASSAII possa melhor apoiar sua experiência durante o seu período fora da UENF necessitamos que preencha e envie para o e-mail assaii@uenf.br o formulário de mobilidade – saída.

Para o estudante brasileiro, a UENF viabiliza duas categorias de oportunidades para mobilidade estudantil:

  1. Programas com fomento de instituições ou países estrangeiros

Estes Programas são gerenciados pelas instituições estrangeiras. A ASSAII divulga regularmente as informações de oportunidades de mobilidade internacional em sua página e também pela Assessoria de Comunicação – ASCOM da UENF. As informações são também enviadas aos coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação.

Nestes Programas, os estudantes brasileiros devem solicitar o auxílio diretamente para as instituições estrangeiras. Para tanto, os estudantes interessados devem contatar a ASSAII (assaii@uenf.br) antes de solicitar apoio ao Programa para que possam ser auxiliados quanto aos trâmites a serem feitos dentro e fora da UENF. Diferentes oportunidades têm exigências diferentes.

  1. Convênios específicos associados a uma temática ou linha de pesquisa

Os convênios são programas de colaboração entre a UENF e outra instituição estrangeira coordenados por um docente da UENF. O estudante deve contactar o docente responsável pelo convênio para obter informações sobre oportunidades. Para saber os convênios já estabelecidos entre a UENF e outras instituições assim como seus respectivos coordenadores clique aqui.

Visto 

Se você é estudante ou pesquisador brasileiro e está indo ao exterior a trabalho ou para realização de intercâmbio poderá ser necessário o visto para entrada no país estrangeiro.

Para saber informações sobre países e eventual necessidade de visto para cidadãos brasileiros que possuem passaporte comum clique aqui.

Os dados sobre vistos e entrada em outros países é matéria de decisão soberana dos Estados e pode mudar a qualquer momento, sem nenhum tipo de aviso prévio. Assim, recomendamos contato direto com a Representação diplomática do país em questão. Dados de contato das Embaixadas e Consulados de outros países no Brasil estão disponíveis no Portal do Ministério das Relações Exteriores.