1 A Pró-Reitoria

 

 ProPPG LogoOS CERTIFICADOS DO IV CONGRESSO FLUMINENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTÃO SENDO CORRIGIDOS!

EM BREVE ESTARÁ NA PÁGINA.

http://www.iv.conpg.iff.edu.br/

 

 

Divulgado o resultado do Edital 03/2019 – Recém-Doutor Temático Agenda 2030

Resultado candidatos a recém-doutor Agenda 2030

 

 

EDITAL FAPERJ Nº 12/2019 – APOIO AOS PROGRAMAS E CURSOS DE PÓSGRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – 2019

A diretoria da FAPERJ anunciou nessa quinta-feira, 18 de julho, a abertura das inscrições para a seleção de projetos no âmbito do Edital de Apoio para Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro. Serão destinados um total de 12 milhões de reais em recursos para o financiamento. Os interessados têm até o dia 04 de setembro de 2019 para submeter suas propostas on-line.

Link: Edital_FAPERJ_Nº_12_2019_Apoio_aos_Programas_e_Cursos_de_Pos_Graduacao_Strictu_Sensu_do_Estado_do_RJ

 

INFORMAÇÃO SOBRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL – 2019/segundo semestre

Informamos que em função do feriado do dia 20 de Junho de 2019 (quinta-feira), as datas de inscrição para o processo seletivo de alunos especiais nos Programas de Pós-Graduação da UENF foram transferidas para os dias 24 e 25 de Junho de 2019.

Campos dos Goytacazes, 05 de Junho de 2019

Prof.ª. Rosana Rodrigues                                      Prof.ª. Maura Da Cunha

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação          Secretária Acadêmica


A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) é um Órgão Executivo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com atuação na coordenação, orientação e supervisão dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UENF e pelas atividades pesquisa e capacitação de recursos humanos em ciência, tecnologia e inovação.


Missão: Fomentar atividades para desenvolvimento intelectual e social, e promover com excelência, políticas institucionais de incentivo à pesquisa, à pós-graduação, à iniciação científica, ao desenvolvimento tecnológico e inovação do Norte Fluminense e do País.

 

Visão: Contribuir para a excelência da pesquisa científica e da pós-graduação na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, considerando o cenário nacional e internacional.

.

Valores: Responsabilidade;  Transparência; Comprometimento ético; Empreendedorismo; Inovação; Compromisso com desenvolvimento sustentável.

 

Ambição: Promover o desenvolvimento regional fortalecendo as parcerias nacionais e internacionais nas atividades de pesquisa e pós-graduação.


Histórico:  As atividades de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF se iniciaram em agosto de 1993, juntamente com a fundação da Universidade e, desde o começo, a decisão ousada de se contratar apenas docentes portadores do título de Doutor e com experiência acadêmica, viabilizou a implantação em Campos dos Goytacazes-RJ, dos primeiros docentes e Grupos de Pesquisa, que imediatamente se dedicaram aos trabalhos de montagem de laboratórios de pesquisa e a implantação de Programas de Pós-Graduação de alto nível.  A quantidade e a qualidade das pesquisas realizadas no contexto da Pós-Graduação foram e são fundamentais para colocar a UENF em destaque. Inicialmente como a primeira Universidade brasileira a possuir 100% de professores doutores, figura desde 2008 entre as 15 melhores Universidades do país e, em 2012, a UENF foi reconhecida pelo Ministério de Educação (MEC), como a Melhor Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a 11ª do País, pelo Índice Geral de Cursos (IGC) no qual são avaliadas mais de 230 Universidades. O Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UENF foi agraciado em 2003 e em 2009 com o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, outorga concedida pelo CNPq. Em 2014, a UENF foi considerada como a 12ª melhor Universidade brasileira, obtendo pelo segundo ano consecutivo a melhor pontuação entre todas as Universidades do Estado do Rio de Janeiro e, por estudo feito pela Folha de São Paulo, foi considerada a 5ª Universidade mais produtiva do País.


Diagnóstico da Pós-Graduação da UENF

Ano base: 2015