BOLSA CAPES

Para ser beneficiado com uma bolsa Capes de Mestrado ou Doutorado, o pós-graduando deverá ter sido selecionado por um Programa de Pós-Graduação na UENF e atender aos requisitos de mérito, de acordo com cada Edital divulgado pelo respectivo Programa. Além disso, deverá atender às exigências da Capes de acordo com as portarias estabelecidas por esse órgão de fomento. Se você tiver dúvidas sobre as bolsas Capes, pode consultar aqui.

Somente a Coordenação do Programa poderá solicitar bolsa Capes para seus estudantes. Para isso, os Coordenadores devem enviar o Termo de Compromisso e o Formulário de Cadastro, completamente preenchido e assinado pelo Coordenador e pelo bolsista.

Os Coordenadores devem ficar atentos aos prazos para implementação das bolsas. Os prazos são definidos pela Capes e informados aos Coordenadores pela Pró-Reitoria. Após o fechamento do SAC/Capes não é possível fazer qualquer alteração, devendo a inclusão/exclusão ou ainda retificação de dados ser feita no mês seguinte, sem possibilidade de pagamento de retroativos.

Se o pós-graduando estiver migrando de outra agência de fomento para a Capes é necessário que o Coordenador solicite simultaneamente a exclusão do bolsista da folha de pagamento anterior.

Em caso de necessidade de  devolução de bolsas da CAPES os interessados deverão acessar aqui  instruções e aqui para geração da GRU. Após o pagamento, o comprovante de pagamento e a GRU ou a GRU autenticada deverá ser entregue à coordenação do respectivo Programa de Pós-Graduação que o remeterá a Pró-PPG mediante processo SEI! devidamente instruído.

Os pós-graduandos selecionados para a Bolsa CAPES devem providenciar e entregar na Coordenação do Programa os seguintes documentos:

  • Termo de compromisso;
  • Formulário de Cadastro de Bolsista;
  • Cópia da Carteira de Identidade – RG (frente e verso e LEGÍVEL);
  • Cópia do CPF (frente e verso e LEGÍVEL);
  • Uma cópia (LEGÍVEL) do CARTÃO DO BANCO DO BRASIL (frente e verso), OU COMPROVANTE BANCÁRIO DE ABERTURA DE CONTA CORRENTE COM O NOME DA AGÊNCIA, Nº DA CONTA E NOME DO BOLSISTA.

OBSO BOLSISTA DEVERÁ SER O TITULAR DA CONTA CORRENTE. NÃO É ACEITO CONTA POUPANÇA.

A Coordenação do Programa  deverá solicitar inclusão do bolsista através de CI, anexando os documentos supra listados.

Outros formulários  da bolsa CAPES: