Inventário de livros

Folder – Boas práticas de produção

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2024

 

 

 

 

Link: Boas práticas de produção


Folder – Adubação Verde

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2024

 

 

 

 

Link: Adubação Verde


Folder – Clima x Cultivar

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2024

 

 

 

 

Link: Clima x Cultivar


Folder – Esterco Curtido

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2024

 

 

 

 

Link: Esterco Curtido


Folder – Adubação

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2024

 

 

 

 

Link: Adubação


Folder – Controle de produção

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2024

 

 

 

 

Link: Controle de produção


Forragem Hidropônica – Alternativa ecológica para suplementação alimentar na produção animal

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Autores:

Fábio Cunha Coelho
Marco Antônio Piccolo
Jocarla Ambrosim Crevelari
Tamara Locatelli
Letícia Fernandes Tavares Barcelos
Karoll Andrea Alfonso Torres-Cordido
Amilly Santos Vaz

Sinopse: 

O livro apresenta avanços provenientes de pesquisas realizadas na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) sobre a produção de forragem hidropônica para a alimentação animal. Ao longo dos capítulos, são abordados temas como as plantas utilizadas, os substratos e soluções nutritivas, o período de cultivo, a qualidade e o consumo da forragem hidropônica, bem como a sustentabilidade ecológica desse processo. Além disso, a obra oferece uma análise acessível sobre trabalhos similares realizados em outras partes do mundo. Com o intuito de ampliar o diálogo com a comunidade, este livro é fruto de pesquisas financiadas por importantes instituições e realizadas em colaboração com diversos profissionais e estudantes. Por fim, destaca-se a relevância dessa tecnologia na manutenção da alimentação dos animais e na produção de alimentos forrageiros de qualidade em períodos de escassez de pastagens naturais.

Link: Forragem Hidropônica – Alternativa ecológica para suplementação alimentar na produção animal


DOENÇA DE ALZHEIMER: Resultado de uma forte afinidade entre cobre e molibdênio?

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Autores:

Fábio Cunha Coelho
Rosanna Squitti
Giselle Cerchiaro
Sheila Espírito Santo Araújo
Mariacarla Ventriglia
João Paulo Lima Daher
Anna-Camilla Moonen
Gustavo Fialho Coelho
Silvia Almeida Cardoso
Arthur Giraldi Guimarães
Salim Kanaan
Marinete Pinheiro Carrera
Luisa B. Maia

Sinopse: 

O livro “Doença de Alzheimer: Resultado de uma forte afinidade entre cobre e molibdênio?” explora minuciosamente as relações entre o cobre (Cu), o molibdênio (Mo) e a doença de Alzheimer (DA). Os autores investigam a hipótese de que a interação entre esses elementos químicos pode desempenhar um papel crucial no desenvolvimento da DA, devido ao antagonismo entre Cu e Mo na nutrição. Além de revisar estudos que demonstram o aumento do teor de cobre não ligado à proteína ceruloplasmina (nCp-Cu) no sangue em relação à DA, o livro também explora novas perspectivas, como a possível influência do uso de cobre na agricultura e a relação entre o aumento do teor de cobre durante o envelhecimento e a diminuição da atividade de enzimas dependentes de Mo. Dividido em dois grandes tópicos, o livro examina a relação entre o cobre na agricultura e a DA, bem como as conexões entre o metabolismo de Cu, S e Mo na doença. Os capítulos abordam desde o uso de cobre na agricultura até estratégias agroecológicas para reduzir seu uso, passando pela análise da dishomeostase do cobre em doenças como a de Wilson e a DA. Além disso, os autores exploram a hipótese de que deficiências no metabolismo do molibdênio e baixas atividades enzimáticas podem estar associadas ao desenvolvimento da DA, levantando a questão da suplementação com Mo como possível prevenção da doença. Com mais de 300 referências bibliográficas consultadas e uma abordagem crítica e reflexiva, este livro oferece uma análise aprofundada e atualizada das complexas interações entre cobre, molibdênio e a doença de Alzheimer, fornecendo insights valiosos para pesquisadores, profissionais de saúde e interessados no campo da neurociência e da nutrição.

Link: DOENÇA DE ALZHEIMER: Resultado de uma forte afinidade entre cobre e molibdênio? 


ADUBAÇÃO VERDE PARA A PRODUÇÃO AGRÍCOLA COM BASE ECOLÓGICA EM CLIMAS TROPICAIS

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Autores:

Fábio Cunha Coelho
Cláudia Lopes Prins
Jaídson Gonçalves da Rocha
Vanessa Pereira de Jesus
Nathália Souza Teixeira
Priscila Pixoline Eiras

Sinopse: 

O livro aborda diversos temas relacionados à adubação verde, incluindo produção agrícola ecológica, características das espécies utilizadas como adubo verde, efeitos físicos, biológicos e químicos dos adubos verdes, escolha e manejo das espécies, entre outros. Também explora a aplicação prática da adubação verde e os serviços ambientais prestados por essas espécies.

Link: ADUBAÇÃO VERDE PARA A PRODUÇÃO AGRÍCOLA COM BASE ECOLÓGICA EM CLIMAS TROPICAIS


PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS NO BRASIL: Legislação, Conflitos e  Impactos

 

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Organizadores:

Ednilson Gomes
Simonne Teixeira – UENF

Sinopse: 

O livro reúne trabalhos de diferentes investigadores brasileiros que se dedicam a estudar os impactos e conflitos relacionados à instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), em diferentes regiões do Brasil e da América Latina. Os trabalhos reunidos são resultado dos debates ocorridos em dois encontros da Red Waterlat-Gobacit ns anos de 2018 e 2019.

Link: PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS NO BRASIL: Legislação, Conflitos e Impactos


MEMÓRIAS DO II ENCONTRO DE ESTUDOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL

 

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Organizadores:

Simonne Teixeira – UENF
Júlia Ermínia Riscado – UENF

Sinopse: 

O livro reúne os trabalhos apresentados no II Encontro de Estudos do Patrimônio Cultural | Desafios da preservação do patrimônio cultural: avanços e retrocessos. O evento tem como premissa acompanhar ou observar as pesquisas desenvolvidas nas Instituições de Ensino Superior/IES e demais instituições vinculadas presentes em Campos dos Goytacazes, valorizando o papel das IES no estabelecimento de diálogos e no enfrentamento de desafios para o campo cultural, especialmente o da preservação dos bens culturais

Link: MEMÓRIAS DO II ENCONTRO DE ESTUDOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL


 NOSSOS ALIMENTOS: como a nutrição pode melhorar a sua vida – 2023

 

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Organizadores:

Karla Silva Ferreira – UENF
Luiz Fernando Miranda – UENF
Marcia Francisco Lima Nogueira – UENF

Sinopse: 

O livro NOSSOS ALIMENTOS resgata conceitos contidos em numerosos de seus trabalhos publicados, apresenta informações atualizadas de diferentes fontes, que enriquecem o texto, bem como fazem uma análise crítica sobre algumas recomendações. O caráter eminentemente didático desta obra e a ampla visão dos autores servirá como fundamento não só para nutricionistas, mas para todos os profissionais, pois a alimentação é um elemento indispensável em quaisquer circunstâncias que visem a recuperação e a manutenção da vida. As observações detalhadas sobre os alimentos e seus princípios nutritivos, considerando seus possíveis efeitos negativos ou positivos, leva a uma reflexão minuciosa sobre a ação de cada um e determina sua cuidadosa seleção, forma de preparo e apresentação, buscando na medida do possível, a aceitação do cliente.

Link: Nossos alimentos 


Caminhos e Práticas Metodológicas em Tempos de Isolamento Social – 2023

 

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Realização: Petrobras e Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais / UENF

 

Sinopse: Trata-se de inventário de práticas metodológicas adotadas ou adaptadas pelo Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo: Royalties e Vigília Cidadã na Bacia de Campos durante o período de isolamento social observado por ocasião da pandemia de Covid-19.

Link: Caminhos e Práticas metodológicas em Tempos de Isolamento Social 


30 anos UENF: Tomo 1 – 2023

 

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Organizadores:  

Clícia Grativol Gaspar de Matos, Kátia Valevski Sales Fernandes, Maura da Cunha, Renato Augusto DaMatta, Rosana Rodrigues, Rúben Sánchez Rodriguez, Sérgio Arruda de Moura, Silvério de Paiva Freitas, Viatcheslav Ivanovich Primenko

Sinopse: Este livro registra fatos históricos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e celebra os 30 anos desta jovem e pulsante universidade brasileira. 

Link do e-book completo: 30 anos UENF 


 

Alguns Olhares do Sul: Antropologia, etnografia e análises de conflitos e crises no século XXI – 2023

 

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Organizadores:  

Santiago Álvarez e Carlos Abraão Moura Valpassos

Sinopse: Este livro observa conflitos e situações de crise como oportunidades para reflexão e análise de diferentes contextos sociais. São pesquisas de campo realizadas por pesquisadoras e pesquisadores do Sul Global, abordando contextos etnográficos de diferentes países: Brasil, Portugal, Colômbia e Argentina. Os relatos e análises, com diferentes abordagens teóricas e metodológicas, direcionam-se para o debate sobre contextos de crise e conflito, tomando-os como momentos privilegiados para a compreensão das dinâmicas da vida social, expondo assim os desafios enfrentados em cada contexto pesquisado. Nesse sentido, no intuito de transformar experiências etnográficas primordiais, muitas vezes fragmentadas e caóticas, em textos, os antropólogos e as antropólogas que participam deste livro buscam a análise de momentos de crise social como forma de lançar luz sobre significados de ações, valores e cosmovisões. Pensamos essa publicação como um convite para que novas e novos pesquisadores, de diferentes nacionalidades, somem-se na troca de perspectivas e abordagens promotoras de um auspicioso olhar comparativo sobre as questões candentes que caracterizam o Sul Global.

Link do e-book completo:  Alguns Olhares do Sul: Antropologia, etnografia e analises de conflitos e crises no século XXI


A seca chegou… Sem folha, sem vida? – 2023

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Autora:

Amanda Lúcia Pereira Machado da Silva

Sinopse: O livro traz  conceitos botânicos e ecofisiológicos de forma lúdica ao apresentar nesta história em quadrinhos a “conversa” entre duas árvores que diferem quanto a presença de folhas ao longo do ano. A ideia é despertar o olhar crítico do leitor para que, após esta leitura, ele faça observações visuais ao seu entorno e consiga perceber a grande diversidade de árvores e suas dinâmicas morfológicas e funcionais.

Link do e-book completo: A seca chegou…sem folha, sem vida?


I Jornada Interdisciplinar de Expressões Culturais – 2022

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Organizadores:  

Giovane do Nascimento, Karina Barra Gomes, Priscilla Gonçalves de Azevedo, Jéssica Cristina Alvaro de Oliveira

 

Sinopse: No de 2021, com a organização das/dos pós-graduandas/os pertencentes ao Grupo de Estudos e Práticas Musicais (GEPMU), aos programas de Cognição e Linguagem e Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, foi possível a realização da I Jornada Interdisciplinar de Expressões Culturais, “Estudos, práticas e saberes musicais – aproximações entre o científico e o popular”, em edição remota que contou com 8 Grupos de Trabalho (GTs) compostos por pesquisadores de todo o país, nesta primeira edição do evento em que buscamos materializar, de alguma maneira, as mais variadas formas de expressões culturais através da nossa Primeira Jornada de Expressões Culturais (JINECULT) realizada online. Os textos que vem a seguir reúnem, na medida do possível, a riqueza das discussões dos mais variados estilos, formas e modos de vida tendo como base principal as culturas brasileiras. Cuidando de não cometer o equívoco de uma hierarquia de saberes, ou mais ainda, evitando estabelecer distinções qualitativas entre “saber” e “conhecer”, promovemos uma interlocução que contemplasse os fazedores de cultura numa horizontalidade capaz de nos trazer o fulcro do fenômeno cultural apresentado, em muitas situações, pela potência e autoridade do(a) Griot, do(a) Sambista, do(a) Fadista, de Músicos, Musicistas e Mestres(as) de bandas civis, do(a) Jongueiro(a).

Link do e-book completo: I Jornada Interdisciplinar de Expressões Culturais

Atlas Territórios do Petróleo – 2022

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Organizadores:  Marcelo Carlos Gantos, Marcus Vinicius dos Santos Cunha, Michelle Nascimento Weissmann da Silva, Rodrigo da Costa Caetano, Silvia Alicia Martínez

Sinopse: O atlas Territórios do Petróleo articula diferentes representações de uma parcela territorial da Bacia de Campos a partir da vivência e dos saberes de grupos sociais impactados pela cadeia produtiva do petróleo e gás e representados em dez Núcleos de Vilígia Cidadã municipais. Este Atlas apresenta parte da trajetória da Fase II (2017-2019) do Projeto Territórios do Petróleo na Educação Ambiental Crítica, com pesquisas e trabalho em equipe. O Atlas proporciona uma “navegabilidade” progressiva, conferindo maior conhecimento acerca da dinâmica territorial, da cultura local e das vulnerabilidades sociais das comunidades. As representações da Cartografia Social foram marcadas pelo protagonismo dos sujeitos e precedidas de debates e consensos coletivos, que permitiram compreender desejos e ensejos de transformação. Seguindo a proposta da ação na projeção de outra realidade e relação política em prol do controle social e da politização de comunidade, os NVCs desenvolveram inventários dos patrimônios culturais (imateriais) e expressaram suas vozes exercendo a força da oralidade. Ao final da leitura, interpretativa e elucidativa, a(o) cidadão(a) terá condições de aprimorar a própria análise de conjuntura dos municípios contemplados pelo projeto na Bacia de Campos e se tornar, caso ainda não seja, um(a) agente multiplicador(a) ou popularizador(a) do conhecimento.

Link do e-book completo: Atlas Territórios do Petróleo 


Caderno de Direitos e Benefícios da Comunidade de Pesca Artesanal – 2022

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Autores:  Núcleo de Direitos e Benefícios do PEA Pescarte

Sinopse: Trata-se de um manual elaborado pelo Núcleo de Direitos e Benefícios do PEA Pescarte, tendo como objetivo publicização de informações acessíveis em termos de linguagem, visando orientar o pescado e a pescadora acerca de benefícios assistenciais e previdenciários, bem como legislações relacionadas a pesca artesanal. Além disso, o material tem o objetivo de subsidiar o trabalho da equipe técnica de campo do PEA Pescarte no suporte das pautas discutidas nas reuniões e oficinas construídas coletivamente com os SEA.

Link do e-book completo: Caderno de direitos e benefícios da comunidade de pesca artesanal 


Comida Local: Benefícios e Falhas – 2022

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Autores: 

Fábio Cunha Coelho
Enilce Maria Coelho
Monika Egerer

 

Sinopse: Este livro pretende examinar a questão do consumo de alimentos produzidos localmente em seus diversos aspectos, enfatizando especialmente como essa prática contribui para a sustentabilidade local e global. Analisa as diferentes definições de alimento local, as estratégias utilizadas, as implicações relacionadas à distância percorrida pelos alimentos até a mesa do consumidor (milhas alimentares), práticas agrícolas que reduzem as emissões de carbono, as relações entre consumo alimentar local e sustentabilidade, contribuição da agricultura urbana para a alimentação local, comércio local de alimentos produzidos por agricultores rurais. Também são consideradas as relações entre o consumo de alimentos locais e a nutrição humana e a saúde, proteção alimentar local e, por fim, a capacidade de apoiar a produção local de alimentos em ações humanitárias em situações de desastres humanitários.

Link do e-book completo: Comida Local: Benefícios e Falhas 

 


A FICÇÃO MERITOCRÁTICA – 2022

 

 

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Organizador : Fabrício Maciel  – UENF

 

Sinopse: Este livro apresenta os resultados de uma pesquisa teórica e empírica realizada com executivos brasileiros, no estado do Rio de Janeiro, entre 2016 e 2019. A ideia central consiste em mostrar a dinâmica da reprodução das classes sociais e de um novo tipo de capitalismo no Brasil contemporâneo. Para tanto, a pesquisa partiu de três eixos principais: a origem de classe, o estilo de vida e o posicionamento político dos executivos. Com isso, constatamos uma origem social na alta classe média, um estilo de vida luxuoso e meritocrático e uma visão política de mundo altamente conservadora. Além disso, a pesquisa contou com uma análise sobre a formação e qualificação social dos executivos, a presença ínfima de pessoas negras no alto escalão do mundo corporativo, as contradições das biografias de sucesso de altos executivos famosos da elite brasileira, bem como um retrato analítico do ranking das maiores empresas sediadas no estado do Rio de Janeiro. Com isso, estamos definindo o mundo idealizado dos executivos como uma “ficção meritocrática”, construída em grande medida a partir de seu habitus de classe, que definimos como um “habitus corporativo”, o que se mostra em sua visão de mundo ultra meritocrática, que definimos como um “espírito conservador”.

Link do e-book completo: A Ficção Meritocrática

 


 SONHOS ANTIGOS NOVÍSSIMAS RAZÕES – 2022

 

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Autor: Wagner de Oliveira Brandão  – UENF

 

 

Sinopse: Sintetiza homenagens, sentimentos, amores e lugares. Poesia contemporânea autoral, suas aspirações provocam a reflexão, emoção e lembranças saudosistas, aprofundando os relacionamentos pessoais, bem como suas inesquecíveis vivências e críticas sociais através de seus versos.

Link do e-book completo: sonhos antigos novissimas razões

 


RELIGIÃO EM TEMPOS DE COVID-19: VÍRUS, BIOPODER E VIDA – 2022

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Organizadores:

Fábio Py – UENF  & Emerson Sena – UFJF

 

 

Sinopse: O livro pretende trazer ao público leitor uma discussão profunda e qualificada sobre algumas das relações entre COVID-19 e as expressões religiosas mais hegemônicas no Brasil, México e EUA. Propomos, com base em literatura internacional, a noção de que a devastação da COVID-19 não é a de uma pandemia, mas, sim, de uma sindemia, pela configuração relacional entre a doença e seu amplo embate social, se descreve a COVID-19 como uma sindêmica hecatombe sociobiológica.

Link do e-book completo: Religião em tempos de covid-19

 


Um caminho para a institucionalização da Agenda 2030: Instituições em rede – 2021

 

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Organizadores:

Angela Pierre Vitória – UENF
João Bazzoli – UFT
John Jairo S.Ausique – UNAMA

 

Sinopse: Esta publicação trata do tema institucionalização da Agenda 2030 por entidades e instituições relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), destacando os meios necessários para a sua implementação,  sendo estes transversais aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), são essenciais para o cumprimento de suas metas.  A obra aponta princípios básicos que devem nortear a ação institucional  visando a articulação dos seus atores, propondo um modelo de governança que vise o engajamento e a corresponsabilização de todos os integrantes. Portanto, esta publicação, elaborada pelo GT CT&I da Rede ODS Brasil, tem como objetivo dar visibilidade a algumas das iniciativas de institucionalização da Agenda 2030 que estão sendo desenvolvidas por diversos atores no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Link do e-book completo: Um caminho para a institucionalização da agenda 2030      

 


A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PARA A AGENDA POLÍTICA BRASILEIRA: POSSIBILIDADES, LIMITES E INTERFACES – 2021

 

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Organizadores: 

Camila Vieira
William Melo
Joseane de Souza

Link do e-book completo: A importância do desenvolvimento territorial para a agenda política brasileira: possibilidades, limites e interfaces 

 

Sinopse: O  livro  A importância do desenvolvimento territorial para a agenda política brasileira: possibilidades, limites e interfaces,  organizado por Camila Vieira, Joseane de Souza e  William Mello, apresenta,  a um  só tempo, apelo intelectual e interesse prático. Reunindo  trabalhos acadêmicos que abordam sob diferentes enfoques a temática do desenvolvimento territorial, é  um  exemplo  de  produção  de  conhecimento  que  pode  se  prestar  a  influenciar  os  tomadores de decisão no desenho de políticas públicas. A obra se insere no movimento mais amplo recentemente iniciado pela inteligência brasileira de encarar analiticamente a nossa circunstância atual, fruto de quatro décadas de estagnação econômica que nos trouxe à crise política vigente e à profunda desorientação nacional. Os muitos aspectos que perfazem os diagnósticos e as propostas para um desenvolvimento territorial transformador estão elencados nesta coletânea. Ela é organizada em sintonia com a preocupação em olhar o Brasil e suas regiões por uma perspectiva da periferia – no sentido em que Max Weber a concebeu: a possibilidade de enxergar mais longe. Observar da margem e ver a frente sem o fardo das frustrações e desilusões da visão do centro. Esta obra pode  ajudar  tanto  aos  que  refletem  como  aos  que  agem  no  campo  do  desenvolvimento  territorial a retirarem das adversidades atuais a agenda necessária para reorientação do Brasil.

 


 PROCESSO DE COMPOSTAGEM: ATUALIZAÇÕES E ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA EXTENSÃO RURAL E URBANA – 2021

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Rosely Da Silva Menezes Ribeiro
Luciana Aparecida Rodrigues

(Organizadores)

Link do e-book completo:

Processo de compostagem: atualizações e orientações práticas para extensão rural e urbana

Sinopse:  Este livro destina-se a atender profissionais e estudantes da área de ciências agrárias, biológicas e ambientais interessados em ampliar ou atualizar conhecimento teórico e prático sobre compostagem e dos processos envolvidos. Apresenta capítulo sobre instalação e manejo de composteira de pequeno e médio porte e em caixas e, também, sobre a utilização dos materiais produzidos nas composteiras (composto bioestabilizado, composto maturado e chorume). A linguagem é acessível a diferentes públicos, podendo ser utilizado tanto por profissionais quanto diretamente pelos produtores rurais e viveiristas. A reciclagem dos resíduos por meio da compostagem é importante do ponto de vista ambiental, econômico, social e contribui de forma considerável para a qualidade de vida das pessoas. O incentivo à instalação de pequenas e médias composteiras é importante para diminuir a pressão e para ajudar a mitigar os efeitos danosos dos aterros sanitários e de contaminações dos recursos hídricos. O capítulo “Educação ambiental, trabalho e renda por meio da compostagem…” indica como traçar planos e metas de trabalho voltados para a extensão e aliados ao ensino e à pesquisa, possibilitando que a educação ambiental entre no contexto de forma prática.

 


Educação Patrimonial: abordagens e atividades educativas com os patrimônios – 2021

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Simonne Teixeira
Wagner Nobrega Torres
Aline dos Santos Portilho
(Organizadores)

Link do e-book completo: Educação Patrimonial e-book

Sinopse: A construção de identidades culturais e de memórias coletivas vista como prática social supõe o caráter politizador do que é estabelecido como patrimônio cultural. Destinado a docentes, o e-book “Educação Patrimonial” é fruto das discussões promovidas pelo Grupo de Pesquisa CNPq Officina de Estudos do Patrimônio Cultural. Nele, perspectivas dialógicas e democráticas para as práticas pedagógicas são articuladas ao inserir patrimônios culturais como recurso para a compreensão sócio-histórica das relações criadas com o lugar onde vivemos, a fim de propiciar valorização, preservação e reconhecimento pelas referências culturais. Os leitores terão acesso a debates sobre abordagens educacionais com o patrimônio cultural, em variadas bases teóricas, ideias de intervenções com mapas afetivos, jogos e ludicidade, além de norteamentos acerca dessa atuação docente em tempos de pandemia, aliando-se às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

 


MEMÓRIA DO ENCONTRO DE ESTUDOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL- 2021

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Simone Teixeira

Wagner Nobrega Torres

(Organizadores)

Link da e-book completo:

MEMÓRIA DO ENCONTRO DE ESTUDOS DE PATRIMÔNIO CULTURAL

Sinopse: Esta obra digital compila discussões e abordagens científicas em torno do conceito de patrimônio cultural oriundas dos estudos mobilizados no Encontro de Estudos sobre o Patrimônio Cultural (EEPC). Indagações são realizadas para que os desafios da preservação do arcabouço histórico regional sejam solucionados por meio de políticas públicas, investimentos prioritários e conscientização de que é urgente nos apropriar dos patrimônios culturais como fontes de conhecimentos plurais. São identificadas ações e pesquisas realizadas no município de Campos dos Goytacazes voltadas para essa causa e que aproximam tais demandas das Instituições de Ensino Superior, funcionando como propagadoras de diálogos relevantes para a construção de memórias coletivas e identidades que estão constantemente sendo ressignificadas e traduzidas num contínuo processo híbrido cultural.

 


 

 

Cartilha de conscientização sobre os maus-tratos aos animais- 2021

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Rosemary Bastos

Stella Gioia Branco

(Autores)

Link da e-book completo:

Cartilha de conscientização sobre os maus-tratos aos animais

 

 

Sinopse: Esta cartilha traz informações com uma linguagem acessível à população sobre os conceitos: bem estar animal; senciência; guarda responsável; maus-tratos, crueldade e abuso contra os animais; legislação de proteção; Teoria do elo e onde/como realizar denúncias contra maus-tratos aos animais. A violência contra os animais é crime e deve ser denunciada. Existe uma ligação entre violência humana e violência contra os animais, nos precisamos quebrar este ciclo e o primeiro passo é conscientizar a população.

 


Guia de Vegetação de Praças Campos dos Goytacazes/ RJ- 2021

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF

Mariana Elene Costa Pereira
Janie Mendes Jasmim
Michael Henriques Pereira

 

Link do e-book completo: https://drive.google.com/file/d/1kjNYgfK7R9vmquiL_AHIL14JQHtsmjbg/view?usp=sharing 

Sinopse: Este guia de vegetação foi desenvolvido com o objetivo principal de apresentar as espécies vegetais presentes em praças/jardins públicos da área central de Campos dos Goytacazes, RJ. Os dados foram coletados pela graduanda Mariana Elene Costa Pereira, do curso de Agronomia da Universidades Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, com a Orientadora Dra. Janie Mendes Jasmim e com o M.Sc. Michael Henriques Pereira, nos anos de 2018 e 2019. Neste, você encontrará as espécies existentes em 21 praças/jardins divididos em cinco grupos paisagísticos (árvores, arbustos, palmeiras, gramado e forração), bem como os respectivos perfis de cada praça, localização e equipamentos. Ao final deste guia, há registros fotográficos (por ordem alfabética de nome científico) que poderão ajudar na identificação das plantas. As fotos foram organizadas de maneira a mostrar, sempre que possível, as principais características de cada planta (como flor, fruto e folha).


Diálogos Críticos sobre Sociedade e Estado: reflexões desde o Projeto de Co-operação Acadêmica na Amazônia – 2020

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF  – Boa Vista – RR UFRR/ Editora da UFRR

Edma Silva Moreira
Maxim Repetto
Simonne Teixeira
(Organizadores)

Link do e-book completo: DIALOGOS CRITICOS SOBRE SOCIEDADE E ESTADO

Sinopse: Pandemia e Desmatamento constituem duas palavras muito pronunciadas na sociedade, nacional e internacional, nesse ano de 2020. Percorrendo o dicionário, o leitor, encontrará informações distintas sobre ambas. Aqui, elas transitam na mesma direção, qual seja: o prejuízo às vidas. Poder-se-ia refletir que, no século XXI, com o avanço tecnológico, científico e informacional, nossas vidas e o desenvolvimento social, econômicos e ambiental estariam seguros, mas não é isso que enfrentamos no mundo capitalista, onde as desigualdades, a pobreza e a destruição dos sistemas de conhecimento, organizacional e político se aprofundam.

 


Catálogo da Diversidade de Feijão-comum do estado do Rio de Janeiro – 2020

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2020

Thâmara Figueiredo Menezes Cavalcanti
Cláudia Pombo Sudré
Cláudia Roberta Ribeiro de Oliveira
Rosana Rodrigues
(Organizadores)

Link do e-book completo: Catalogo_Diversidade_Feijoes_RJ

Sinopse: A agricultura familiar é responsável pela maior parte dos alimentos que são colocados na mesa dos brasileiros todos os dias, e também pela conservação de sementes e saberes culturais, que juntos formam um patrimônio que precisa ser conhecido e valorizado. Este Catálogo da Diversidade de Sementes do Feijoeiro no estado do Rio de Janeiro é uma oportunidade de trazer ao público em geral, e aos interessados nos diferentes aspectos da agricultura familiar, o papel desses agricultores e agricultoras que constroem diariamente uma economia baseada na agrobiodiversidade. Ainda “invisível” para alguns, a agrobiodiversidade tem e terá cada vez mais um papel relevante no desenvolvimento social e cultural das cidades. A bioeconomia como fator de desenvolvimento é uma das saídas que trará o crescimento econômico aliado à sustentabilidade ambiental.

 


Caminhos de Barro – Nossa História – 2020

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2020

Jonas Alexandre, Idamara Rizzo, Fernanda Garcia (Autores)

Link do e-book completo: livro – Caminhos de Barro

Sinopse: A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego “kéramos” (“terra queimada” ou “argila queimada”), é um material de grande resistência, frequentemente encontrado em escavações arqueológicas.  Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem encontrou a necessidade de buscar abrigo, mas também notou que precisariam de vasilhas para armazenar água, alimentos colhidos e sementes para a próxima safra. Tais vasilhas deveriam ser resistentes, impermeáveis e de fácil fabricação. Essas facilidades foram encontradas na argila, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram milhares de anos antes da Era Cristã. A cerâmica é uma atividade de produção de artefato a partir da argila, que se torna muito plástica e fácil de moldar quando umedecida. Depois de submetida à secagem para retirar a maior parte da água, a peça moldada é exposta a altas temperaturas (ao redor de 1.000º C), que lhe atribuem rigidez e resistência mediante a fusão de certos componentes da massa, em alguns casos, fixando os esmaltes na superfície. Essas propriedades permitiram que a cerâmica fosse utilizada na construção de casas, vasilhames para uso doméstico e armazenamento de alimentos, vinhos, óleos, perfumes, na construção de urnas funerárias e até como superfície para escrita. A cerâmica pode ser uma atividade artística (em que são produzidos artefatos com valor estético) ou uma atividade industrial (em que são produzidos artefatos para uso na construção civil e na engenharia).
Levando em conta o fato de que a cerâmica pode ser usada para diversos fins e aproveitando a grande abundância do barro na região de Campos dos Goytacazes, professores e pesquisadores da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) decidiram aproveitar esse material. Desde o ano 2000, são desenvolvidos trabalhos com cerâmica na universidade através de um projeto chamado “Caminhos de Barro”. Esse projeto, desenvolvido pelo CCH (Centro de Ciências Humanas) e pelo CCT (Centro de Ciência e Tecnologia), inicialmente tinha como objetivo criar trabalho para as mulheres e crianças pouco favorecidas do distrito de São Sebastião, onde se encontram várias olarias, além de promover o desenvolvimento sustentável do polo cerâmico de Campos dos Goytacazes.
Ao longo do tempo o projeto foi se aprimorando e hoje, oferece cursos e gera renda para muitas pessoas. O “Caminhos de Barro” já conta com uma oficina localizada na UENF e sete satélites localizados em escolas em toda a extensão da cidade de Campos dos Goytacazes onde as pessoas podem aprender a arte cerâmica e utilizá-la como fonte de renda e terapia em suas vidas. É possível entender que um material que é utilizado desde os primórdios da civilização consegue ser devidamente importante ainda hoje na vida das pessoas. A cerâmica é um material rico, que mesmo com a utilização de novos materiais, nunca perdeu o seu espaço no mercado.

 


 Experiências e Reflexões sobre a vigília cidadã para o controle social dos royalties – 2019

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2019

Marcelo Carlos Gantos (coord.)

Link do e-book completo: Ebook_Experiencias e reflexoes sobre a vigilia cidada_Territorios do Petroleo (1)

Sinopse: A coletânea “Experiências e reflexões sobre a vigília cidadã para o controle social dos royalties” apresenta a experiência do projeto no âmbito das ações participativas desenvolvidas em sua fase II. A obra tem o objetivo de narrar a trajetória do projeto no período de dois anos dedicados à promoção de ações pedagógicas no campo da educação ambiental crítica, que percorre o curso da educação popular. Nesta fase, buscou-se auxiliar o fortalecimento dos grupos e sujeitos sociais participantes do projeto, por meio da consolidação dos Núcleos de Vigília Cidadã (NVC), com ações diagnósticas, formativas e avaliativas em busca de ampliar a participação qualificada dos sujeitos da ação educativa para o controle social das rendas petrolíferas na Bacia de Campos.

 


Projeto de Educação Ambiental

Territórios do Petróleo: ações para o controle social dos royalties – 2019

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2019

Link do e-book completo: Ebook_Acoes para o controle social dos Royalties

Introdução: A obra tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas ao longo dos dois primeiros anos do projeto, resgatando a memória de um percurso pedagógico sem precedentes no âmbito do Licenciamento Federal.

 

 


Produção Textual na Universidade: Práticas Laboratoriais – 2019

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2019

Jacqueline da Silva Deolindo (org.)

Link do e-book completo: Produção Textual na Universidade: Práticas Laboratoriais

Sinopse

O livro Produção Textual na Universidade: Práticas Laboratoriais organizado pela professora Jacqueline da Silva Deolindo  foi publicado pela EdUENF  e consiste em textos de três professores destacados – que atuam no Instituto Federal Fluminense (IFF- Campos) e na UFF – Campos -, e de alunos que cursaram a disciplina Oficina de Texto. Os professores convidados compõem com Jacqueline um enredo que vai do significado mais geral do que seja a produção textual à luz da linguística, passando por sua prática específica no ensino superior (graduação e pós-graduação), chegando à culminação desse processo de produção mediante a exposição de como se consolida e realiza a comunicação em revistas científicas.

“O domínio da linguagem escrita, dos gêneros textuais e dos recursos para uma eficiente expressão de ideias, argumentos, sentimentos e experiências diversas através do texto é um desafio para o praticante da língua em qualquer fase da vida e da trajetória escolar. No entanto, é no curso superior e na pós-graduação que as exigências para uma redação de excelência se intensificam, devido às avaliações dissertativas, trabalhos acadêmicos das diversas disciplinas e às produções de culminância dos cursos, no caso artigo científicos, monografias, e, mais tarde, na pós-graduação, dissertações e teses. A produção da redação científica, nos termos de João Bosco Medeiros (2006), visando ou não à publicação, representa um desafio para aqueles que desejam cumprir o curso com excelência e também para aqueles que pretendem fazer carreira no magistério superior e na pesquisa científica.”

 


Mulheres na Atividade Pesqueira no Brasil – 2019

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2019

Silvia Alicia Martínez e Luceni Hellebrandt (orgs.)

Link do e-book completo: mulheres da pesca_livro 01_rodape refeito

Sinopse

Pescadora, fileteira, descascadeira, marisqueira, catadora, remendeira, vendedora, mulher de pescador… são tantos nomes assim como são diversificadas as atividades das mulheres no universo da pesca. A presença feminina nas atividades produtivas da pesca artesanal é inegável. É comum se deparar com mulheres nas tarefas de confecção de redes, na captura de mariscos, moluscos e do próprio peixe, no processamento de pescados, como evisceração e filetagem, no beneficiamento de produtos à base de pescados como salgados e embutidos e na comercialização. Apesar das mulheres sempre haver estado presentes na pesca, este grupo social heterogêneo e plural não é enxergado pela sociedade, pela comunidade em que está inserido, pelo poder público e, na maior parte das vezes, até há ausência de autorreconhecimento das próprias mulheres enquanto trabalhadoras da pesca. Os trabalhos executados por mulheres na pesca artesanal são permeados pela invisibilidade e são comumente relegados à categoria de ajuda. Pode-se somar a esses aspectos a escassa atenção dispendida a este grupo social pela própria academia, o que permite afirmar que também o primado da invisibilidade permeia o olhar hegemônico de pesquisadores e pesquisadoras quando os temas da pesca e do conhecimento sobre a pesca aparecem pautados. Contribuindo para romper com essa “tradição”, esta coletânea de textos vem marcar a atuação das mulheres nos diferentes lugares que a atividade pesqueira exige.

 

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Economia Solidária e Desenvolvimento Social: Perspectivas e Desafios no Contexto da Educação Ambiental – 2019

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2019

Organização: Geraldo Márcio Timóteo

Link do e-book completo: economia solidária e desenvolvimento social

O livro trata da questão da “Educação Ambiental com participação
popular: avançando na Gestão Democrática do Ambiente”. Seus argumentos, distribuídos em oito capítulos analíticos é finalizado com uma obra de arte do Poeta Pescador Sr. Jorge Barcelos, que nos alerta para a necessidade de elevarmos nossa voz em nome da natureza ameaçada. Diz ele que “Meu grito é a tua voz, preservar e respeitar a natureza é um dever de todos nós…” – alerta esse mais do que necessário, pois que se coloca como urgente diante da faina que marca o nosso desenvolvimento econômico que não considera os imperativos da natureza, sejam eles biológicos ou sociais, em sua marcha para o futuro.

 

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Educação Ambiental com Participação Popular: Avançando na Gestão Democrática do Ambiente – 2019

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2019

Geraldo Marcio Timóteo (Coordenador)

Link do e-book completo: Educação Ambiental com Participação Popular

APRESENTAÇÃO

Esta é uma segunda edição da obra Educação Ambiental com participação popular: avançando na gestão democrática do ambiente que, de maneira pioneira, trouxe à tona as primeiras reflexões acerca do Projeto de Educação Ambiental Pescarte (PEA Pescarte). Nesta versão, revisada e ampliada, há uma nova contribuição: um capítulo de abertura de extrema importância para entendermos os parâmetros que subsidiam o trabalho do PEA Pescarte desde o início dos suas ações em 2014. Com esse importantíssimo texto do professor e pesquisador José Silva Quintas, “O Pescarte e as concepções estruturantes da educação ambiental na gestão ambiental pública”, o leitor pode entender as bases teórico-epistemológicas do Projeto Pescarte. Para o professor Quintas, a essência do planejamento de um Projeto de Educação Ambiental (PEA) na Gestão Ambiental Pública (GAP) encontra-se na possibilidade de resposta a cinco perguntas: o que fazer (Objetivos), com base em que (Concepção Pedagógica), com quem (Sujeito da Ação Educativa), em que contexto (Socioambiental e Legal), como fazer (Concepção Metodológica), que durante a formulação da proposta dialogam entre si o tempo todo. A partir da resposta a essas perguntas dimensiona-se Equipe, Metas, Custos e Cronogramas.

 

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Trabalho e Pesca no Litoral Fluminense Reflexões a partir do Censo do PEA Pescarte – 2019

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2019

Geraldo Márcio Timóteo (Coordenador)

Link do e-book completo: Trabalho e Pesca no Litoral Fluminense

O livre parte de uma análise de dois anos e mostra os resultados de uma grande e inédita pesquisa acerca do trabalho com a pesca no Brasil – o Censo Pescarte. Censo este que gerou um substantivo banco de dados acerca da atividade pesqueira e dos sujeitos e seus modos de vida da pesca nos municípios fluminenses de São Francisco de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Quissamã, Macaé, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Censo este que é um dos frutos do trabalho da pesquisa produzido pelo Projeto de Educação Ambiental PEA Pescarte (projeto de mitigação socioambiental desenvolvido por meio da gestão compartilhada entre a Petrobras e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF –, sob supervisão do IBAMA, em cumprimento a uma exigência legal do Licenciamento Ambiental dos empreendimentos marítimos de exploração e produção de petróleo e gás da Petrobras na Bacia de Campos).

 

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Pescarte: arte e vida trabalho e poesia – 2019

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2019

Geraldo Márcio Timóteo (Coordenador)

Pescarte reúne homens, mulheres e crianças vindos de um mundo pouco conhecido pela maioria das pessoas: o da pesca. A secular e possivelmente milenar atividade pesqueira nas regiões que vão de Arraial do Cabo a São Francisco de Itabapoana, da Região dos Lagos ao Norte Fluminense, nos conta muito da sobrevivência de diferentes gerações nestes lugares. A sobrevivência por meio da atividade da pesca artesanal marca todas as comunidades e as localidades fluminenses e hoje marca um importante espaço de atuação do Projeto de Educação Ambiental (PEA), já conhecido nestes lugares, o Pescarte. Pelas lentes, representações e percepções de integrantes do Pescarte e dos pescadores, pescadoras e seus familiares, somos aqui convidados a ver alguns modos de vida, ações cotidianas e a vislumbrar a riqueza da vida e da cultura desses sujeitos nos sete municípios fluminenses que hoje comportam as ações deste PEA: Arraial do Cabo, Cabo Frio, Macaé, Quissamã, Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.

 

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Educação Patrimonial: Novos Caminhos na Ação Pedagógica – 2006

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2006

Simonne Teixeira (Coordenadora) Silviane de Souza Vieira Tatiana Gonçalves da Silva Adriana Borges Sales Sabrina Viviane de Araújo Lima

Link do e-book completo: Educação Patrimonial – novos caminhos na ação pedagógica

O termo Educação Patrimonial foi introduzido no Brasil, em “termos conceituais e práticos”, no início dos anos 80, tendo como referência o Heritage Education, trabalho pedagógico desenvolvido na Inglaterra na década anterior (9). No Brasil, inicialmente restrita aos museus, esta proposta metodológica educacional vem ao longo dos anos ganhando espaço. Algumas experiências pontuais têm apresentado excelentes resultados fortalecendo as identidades individual e social, relacionando-as aos contextos culturais aos quais se inserem. A ação educacional que tem por base a questão patrimonial é essencialmente política, apresenta-se como um forte instrumento de cidadania e inclusão social.

 

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Políticas culturais, trajetórias e diálogos em Campos dos Goytacazes – 2015

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2015

Link do e-book completo:  e-book Políticas culturais trajetórias e diálogos em Campos dos Goytacazes

Nas últimas décadas o campo dos estudos da cultura, em especial das políticas culturais, passou a ocupar um novo lugar na produção acadêmica. Tal mudança é acelerada, principalmente, no início dos anos 2000. Alguns cânones e velhos saberes vêm sendo colocados à prova desde então. Como nos ensina Michel de Certeau, em A Cultura no Plural, a capacidade de interpretação teórica, dentro de uma sociedade, está estreitamente ligada ao poder político do grupo que elabora tal interpretação e da própria estrutura de sociedade na qual esse grupo conquistou a posição ocupada. A ampliação efetiva do conceito de cultura, com o qual os gestores e elaboradores das políticas culturais vêm trabalhando, tem sua ação refletida, ou melhor, pode ser evidenciada em uma nova leva de estudos acadêmicos e científicos sobre o campo. A ênfase da discussão aqui proposta é de mudança efetiva do conceito de cultura. Pois, não devemos esquecer que nos argumentos do Estado nos anos 1970, período de construção e de implementação de importantes ações que são marcos na história das políticas culturais no Brasil, já havia um discurso, mas não uma prática, sobre um conceito plural de cultura. Tais mudanças mais contemporâneas fizeram emergir, ou permitiram a expressão, de uma série de novos atores sociais, alguns deles presentes nos estudos que são apresentados ao longo dessa coletânea.

 

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 A Caravana – Territórios do Petróleo

Ressignificando a educação ambiental na Bacia de Campos – EdUENF – 2016

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2016

Link do e-book completo:  A caravana Territórios do Petróleo

Marcelo Carlos Gantos (Coord.)

A obra Caravana Territórios do Petróleo relata como estão os projetos, iniciados em maio de 2014, após a primeira década do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos (PEA-BC). Também aborda sobre a chegada do petróleo no interior do estado do Rio de Janeiro.

A implantação foi promovida pelas Coordenações Gerais de Educação Ambiental (CGEAM) e de Licenciamento de petróleo e Gás (CGPEG) do Ibama  e possui o relato do primeiro movimento de um dos seus projetos, iniciado em maio de 2014 e centrado no controle social da aplicação dos royalties de petróleo. De acordo com a obra, o projeto “Territórios do Petróleo: royalties e vigília cidadã na Bacia de Campos” persegue o ambicioso propósito de promover uma cultura de participação social qualificada num país onde está foi historicamente cerceada ao conjunto da sua população. No plano prático, trata-se do exercício da cidadania por meio da intervenção coletiva, organizada e qualificada na realidade de dez municípios da região.

 

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Cartilha 01: Territórios do Petróleo: Cidadãos em ação – 2014

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2014

Link do e-book completo:

Territórios do Petróleo: Cidadãos em ação 

Coordenação da Obra: Marcelo Carlos Gantos; Coordenação Pedagógica: Silvia Alicia Martínez
Coordenação da Equipe de Conteúdo: Denise Cunha Tavares Terra; Equipe de Conteúdo: Ana Cristina Coelho dos Santos, Henrique Pedro Pereira da Silva, Joseane de Souza; Concepção metodológica e redação final: Adélia Maria Nehme Simão e Koff

 

O livro aborda assuntos como controle social, royalties, impacto ambiental, além de orçamento municipal, exploração petrolífera, participações especiais e licenciamento.

 

 

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Totem: A Bacia de Campos e o Projeto Territórios do Petróleo – 2014

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2014

Realização: Petrobras, Programa de Educação Ambiental (PEA-BC), Licenciamento Ambiental e Uenf

Apresentação:

A Bacia de Campos é uma bacia sedimentar localizada na costa norte do estado do Rio de Janeiro, estendendo-se até o sul do estado do Espírito Santo. Ela é responsável por cerca de 46% da produção de petróleo e gás do Brasil, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) referentes à produção de abril de 2018.
No Estado do Rio, a Bacia de Campos abrange os municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios,
Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São
Francisco do Itabapoana. À exceção deste último, que não é considerado produtor, os demais municípios estão inseridos no projeto Territórios do Petróleo.

 

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A Criança e o Ensino de Ciências: Pesquisas, reflexões e experiências – EdUENF – 2014

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2014

Silvia Alícia Martinez (organizadora)

Link do e-book completo: MARTÍNEZ, Silvia. A crianca e o ensino de Ciencias – livro

Sinopse:

Com o desejo de examinar detidamente o contexto do ensino de Ciências na Educação Infantil e nas séries iniciais da escolaridade, vinte autores e coautores se debruçam sobre estas temáticas, dando visibilidade ao que parece ser um interesse de pesquisa crescente na área de Educação em Ciências, e em particular – embora não exclusivamente – na de ensino de Biologia. Cabe destacar que temas relacionados ao mundo vivo e ao corpo humano, por exemplo, são representativos dos interesses infantis, concorrendo para dar destaque às temáticas biológicas no ensino de Ciências voltados às crianças e, por conseguinte, fomentando pesquisas sobre o tema.

Em vista disso, diversas iniciativas de investigação surgem potencializadas na obra ” A Criança e o Ensino de Ciências: pesquisas, reflexões e experiências” e evidenciam o interesse de envolver mais amplamente professores (e futuros professores) que trabalham com este segmento nas discussões acerca do ensino de Ciências na Educação infantil e nas séries iniciais.

 

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Aprendizagem participativa de Ciências no Ensino Fundamental: aulas de campo e práticas de laboratório – 2014

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2014

Maria Eugência Totti; Erlise Sanches, Claudete Soares, Leila Alves Vargas e Gabrielle Araújo

A obra traz diversas iniciativas que se realizam em colaboração entre as Universidades e as Prefeituras Municipais. Além disso, é fruto do trabalho desenvolvido com docentes da Educação Básica, algumas das quais também autoras da presente obra, da pesquisa e da dedicação da equipe.

 

 

 

 

 

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Contribuições à prática pedagógica para a Educação Patrimonial – 2008

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2008

Simonne Teixeira (org.)

Link do e-book completo : Contribuições à prática pedagógica para a Educação Patrimonial

Este livro é um trabalho coletivo de alunos da Officina de Estudos do Patrimônio Cultural e apresenta uma parte do patrimônio cultural da cidade de Campos dos Goytacazes, com algumas sugestões de atividades e práticas que permutem ao professor ampliar seu repertório sobre o assunto. E que sirva de incentivo para o professor, para que ele mesmo se torne um pesquisador, mobilizando seus alunos e a comunidade de sua escola para com ele emergir neste universo cheio de sensibilidades da cultura local.

 

 

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Gestão hidráulica na América Latina e Espanha – 2014

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2014

Jesús R. Navarro-Garcia, Simonne Teixeira, Alejandro Villasenõr (coords.)

Link do e-book completo: Gestão hidráulica na América Latina e Espanha

Esta publicação propõe colaborar no sentido de oferecer ao leitor, uma visão articulada das possibilidades atuais de abordagens e discursos do fenômeno hídrico, e acentua a necessidade de que a aquisição e integração do conhecimento sobre ele produzido se converta cada dia mais, em responsabilidade dos interessados. Isto se apoia, por um lado, na confiança e na eficácia dos processos participativos de produção e gestão de conhecimento que, como no caso do Seminário Permanente capitaliza o saber transatlântico (tanto local como autóctone) e, por outra parte, enfatiza a troca de experiências entre expertos,, facilitando o acesso a base de conhecimento global e as redes profissionais disponíveis, integrando competências a fim de alargar o enfoque, buscando a cooperação e o aumento de todas as capacidades existentes.

 

 

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Investigação e Ensino de Ciências – Experiências em sala de aula do PROEJA – 2011

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2011

Organizadores: Marília Paixão Linhares, Sérgio Arruda de Moura

 

O trabalho tem origem do Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), para atender a demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio. A diretriz do PROEJA é desenvolver uma política educacional que proporcione acesso do público da EJA à educação pública de qualidade, destinada aos jovens e adultos que foram excluídos do sistema educacional.

 

 

 

 

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Manual de Aulas Práticas Produzido a partir de projetos em Ensino e Ciências – 2014

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2014

Renato Augusto DaMatta – Coordenador

O presente Manual se organiza como um valioso instrumento de apoio ao professor e ao aluno de ciências ao propor atividades prático-laboratoriais cujo fim último é proporcionar apoio didático criterioso a todos os envolvidos com o ensino de ciências. O resultado mais notável da aplicação
deste Manual é a construção do fazer científico circunstanciado, calcado no que os teóricos chamam de tratamento científico, isto é, a concepção de que o aprendizado precisa de um lugar no mundo, de um fazer que corresponda ao exercício da abstração no que esta apresenta de melhor: a capacidade
de proporcionar a reflexão crítica, o raciocínio lógico bem como a posterior aplicação do conhecimento. Afinal, uma das maneiras como as teorias científicas são criadas é a partir
da observação dos fenômenos, levantamento de hipóteses, proposição experimental, obtenção de resultados
e conclusão. Esses passos são exercitados nos Protocolos de aulas práticas aqui desenvolvidos.

 

 

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 Liceu em quadrinhos – patrimônio, história e memória – 2014

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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