Histórico de criação do Laboratório de Tecnologia de Alimentos

As atividades do LTA tiveram início em 1994 com o ingresso da Profa Meire Lelis Leal Martins e do Prof. Romeu Vianni, da Ana Lúcia Paes Barbosa Carvalho (técnica de nível médio) e da Eliane Soares de Souza (técnica de nível superior). A Profa Meire, Engenheira de Alimentos (UFV, 1984) e Ph.D. em Microbiologia (University of Sheffield, 1992) chegou em janeiro de 1994. A seguir veio o Prof. Romeu, Agrônomo (Escola Nacional de Agronomia, 1964) e Ph.D. em Ciência de Alimentos (Michigan State University, 1980). A Ana Lúcia ingressou em 1993 no CCTA, quando realizou um longo treinamento em Análises Microbiológicas e Controle de Qualidade dos Alimentos na Embrapa Agroindústria de Alimentos e na UFRRJ. A oficialização da criação do Laboratório de Tecnologia de Alimentos ocorreu em 1995, quando completou o quadro de 5 docentes, após o ingresso dos professores Ivo José Curcino Vieira (Químico pela UFU em 1990 e PhD em Química pela UFSCar em 1995), Ricardo Machado Kuster e Leda Mathias, doutores em Química de Produtos Naturais pela UFRJ (1994). A Eliane Soares permaneceu no LTA até 1997 e atualmente é professora associada do LENEP/UENF. No ano de 1997, o Prof. Romeu transferiu a Chefia do LTA para a Profa Meire. Após a saída da Eliane houve a contratação da técnica Lanamar de Almeida Carlos (Química pela UFV e mestre em Ciências dos Alimentos pela UFLA). O espaço físico do LTA compreendia inicialmente o Setor de Análise de Alimentos (Sala 07 do Anexo do CCTA) e o Setor de Microbiologia e Controle de Qualidade (Sala 09). Nesta época estava em construção o Prédio P4 onde seriam instalados o LTA, LSOL, LFIT no 1o Andar. No ano de 1999, os professores da área de Química de Produtos Naturais passaram a integrar o Laboratório de Ciências Químicas do CCT, sob coordenação do Prof. Braz. Neste ano foram contratadas as professoras Enilce Maria Coelho, Engenheira de Alimentos (UFV, 1986) e doutora em Engenharia Agrícola (UFV, 1999), Profa. Karla Silva Ferreira, Nutricionista (UFV, 1992) e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFV, 1999), Profa. Monica Elisabeth Torres Prado, Engenheira Agrícola (UFLA, 1990) e doutora em Engenharia de Alimentos (Unicamp, 1998). A Profa. Mônica saiu ainda no ano de 1999, sendo substituída pela Profa. Alcilene Rodrigues Monteiro, Engenheira Química pela Universidade Federal do Pará (1992) e Doutora em Engenharia de Alimentos (Unicamp, 1999). Neste período inicial de fundação da Uenf, os professores, técnicos e estudantes dividiam os espaços de laboratórios do Prédio P1 e do Anexo, onde ocorriam também as confraternizações da comunidade acadêmica.

Registro de festa de confraternização em 1995 entre professores, técnicos e alunos na Sala 7 do Prédio Anexo do CCTA (Prof. Romeu ao centro, Profa. Meire penúltima à direita, Ana Lúcia na quarta posição à esquerda)