Importância do LTA na formação de recursos humanos

As pesquisas de pós-graduação no LTA foram iniciadas em 1995, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, ocorrendo a implantação da Linha de Pesquisa “Tecnologia de Alimentos e Constituintes Químicos Vegetais” em 1999. A primeira Dissertação de Mestrado foi orientada pela Profa Meire e defendida em 1998, pela estudante Silvia Menezes de Faria, estudando uma cepa termofílica isolada em canaviais do município de Campos dos Goytacazes. A primeira Tese de Doutorado também ocorreu sob orientação da Profa Meire e foi defendida em 2002 pela estudante Claudineli Cássia Bueno Rosa, estudando bactérias entéricas em hortas comunitárias de Campos dos Goytacazes. Desde então, o LTA vem se destacando em pesquisas nas áreas de tecnologia pós-colheita, aproveitamento de resíduos agroindustriais, produção de enzimas, caracterização de corantes, compostos flavonóides e compostos fenólicos, qualidade de carnes e desenvolvimento de formulações de embutidos e de produtos lácteos, desenvolvimento de processos para obtenção de biocombustíveis por métodos não-convencionais, biomagnetismo aplicado à indústria de alimentos, desenvolvimento de produtos e equipamentos, aplicação de micro-ondas nos processos da indústria de alimentos, processos de extração e caracterização de óleos essenciais, entre outros. Essas pesquisas têm sido conduzidas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Ciência Animal e Ciências Naturais, possibilitando a orientação e diplomação de 54 Doutores e 110 Mestres, 61 trabalhos de Iniciação Científica e 55 trabalhos de Monografias para diferentes Cursos de Graduação da UENF. Os professores do LTA lecionam para os cursos de Graduação em Agronomia (ingresso anual de 50 alunos), Medicina Veterinária (ingresso anual de 40 alunos) e Zootecnia (ingresso anual de 28 alunos).