Exposições em aberto na Villa Maria

Permanece aberta ao público na Casa de Cultura Villa Maria a exposição “Van Gogh na Villa”. A proposta da iniciativa é apresentar aos visitantes réplicas de obras de domínio público de Vicent Van Gogh. A mostra do legado do pintor considerado um dos maiores nomes da história da arte é temporária e pode ser apreciada na primeira sala de exposições, situada logo na entrada da Villa Maria.

Também continua em exposição na Casa de Cultura da UENF “Um Passeio no tempo pelas matrizes energéticas no estado do Rio de Janeiro”. A apresentação, disponível no salão da Villa Maria, faz um vasto apanhado dos avanços dos setores petrolífero, eólico, hidrelétrico, termelétrico, fotovoltaico e nuclear no estado, destacando os marcos de cada área desde a emancipação de Campos — em 1835 — até os dias atuais.

Uma oportunidade para professores do município de levar conhecimento em ciência para seus alunos de forma diferente, através da visitação à Casa — que pode ser feita das segundas às sextas-feiras, das 9h às 17h.

Também no salão da Villa, os visitantes podem conhecer o projeto “Desenhando a Cidade”, dos Urban Sketchers de Campos dos Goytacazes. Desde 2018, o grupo vem se reunindo para fazer desenhos de observação do patrimônio e o cenário cotidiano campista. Em junho de 2023, a Casa de Cultura Villa Maria recebeu o 47º encontro do USK Campos. Além da Villa Maria, pelo coletivo uma série de locais marcantes da cidade, como o Museu Histórico, o Jardim do Liceu, o Centro de Convenções da Uenf, o Mercado Municipal, o Boulevard Francisco de Paula Carneiro (Calçadão), no Centro, a Lagoado Vigário, entre outros.

As exposições “Van Gogh na Villa”, “Um Passeio no tempo pelas matrizes energéticas no estado do Rio de Janeiro” e “Desenhando a Cidade”, permanecem de forma temporária na Casa de Cultura.

Exposição permanente – Se por um lado as três mostras citadas acima seguem na Villa de forma temporária, por outroo público pode conhecer também a exposição deste equipamento cultural da Uenf. Nela, fica o Pequeno Museu Histórico da Casa de Cultura Villa Maria, com equipamentos de som e imagem que marcaram a história da Villa, bem como um apanhado sobre a história da Casa.

Refúgio da leitura – A equipe da Casa de Cultura Villa Maria implantou, neste mês de maio, o Refúgio da Leitura. O espaço fica também na parte interna da Casa, dedicado aos estudantes que visitam a Villa no dia a dia, bem como ao público em geral. Uma iniciativa voltada tanto aos amantes da leitura quanto às pessoas que ainda podem descobrir o prazer de se aventurar pelas páginas de uma boa obra.