Congresso na UENF tem recorde de inscritos

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) está sediando esta semana o maior evento científico do Estado do Rio de Janeiro. Com o número recorde de 2 mil inscritos e mais de 1,5 mil trabalhos submetidos, o XVI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e o IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG) tiveram início na última segunda-feira, 10/06/24, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, no campus Leonel Brizola, em Campos dos Goytacazes (RJ). O evento, que tem o apoio da FAPERJ, está reunindo a UENF, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Instituto Federal Fluminense (IFF).

Este ano, o CONFICT/CONPG traz um tema inovador e, ao mesmo tempo, polêmico: a Inteligência Artificial (IA).

— Este é o assunto do momento em termos de debate internacional e já faz parte do nosso dia a dia. Para as conferências convidamos os principais pesquisadores que trabalham na área de IA no Brasil. Temos até um convidado jovem, que saiu de Campos e hoje tem se destacado em IA – diz a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF, Maria Cristina Canela Gazotti.

A solenidade de abertura foi realizada na tarde de segunda-feira, 10/06/24, no Anfiteatro do Centro de Convenções da UENF e contou com a participação da reitora da UENF, Rosana Rodrigues; o vice-reitor da UENF, Fábio Lopes Olivares; a coordenadora de Pesquisa da UFF, Joana Maria Gonçalves de Souza Fabian (que representou a Reitoria da UFF); a pró-reitora de Pós-Graduação do IFFluminense, Simone Vasconcelos; a secretária de Educação de Campos dos Goytacazes, Tânia da Costa e Silva; e o secretário de Energia e Petróleo de Campos dos Goytacazes, Marcelo Neves (representando o prefeito de Campos).

Na abertura, a reitora da UENF falou sobre diversas iniciativas no âmbito acadêmico voltadas para o desenvolvimento do município e do estado do Rio de Janeiro como um todo. Eleita recentemente presidente do Fórum Interinstitucional de Dirigentes de Ensino Superior de Campos dos Goytacazes (Fidesc), Rosana informou que um das metas da instituição é a elaboração de uma agenda de desenvolvimento para o município, apoiada na ciência, educação, tecnologia e inovação.

— Temos uma agenda para a elaboração de um programa permanente de pesquisa sobre o estado, que não visa só levantar informações e apontar gargalos como também buscar recursos para que as pesquisas se tornem realidade e tragam impactos positivos para todo o estado do Rio de Janeiro — afirmou Rosana.

Ela destacou ainda que o estado passa por um momento complexo, no qual o regime de recuperação fiscal limita muitos investimentos na área de educação.— Mas nós entendemos que a educação é fundamental para o desenvolvimento do estado e para que ele possa superar os desafios de captação e aumento de sua receita. Por isso hoje temos um objetivo, que é retirar a educação e principalmente as universidades públicas do estado do Rio de Janeiro do regime de recuperação fiscal. Só assim poderemos exercer plenamente a autonomia da universidade — disse a reitora da UENF.

Com o tema central “A Era da Inteligência Artificial: o Futuro Chegou”, o XVI CONFICT e IX CONPG está dividido em quatro eixos temáticos que têm como base os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (OMS): Clima e Sustentabilidade; Fome Zero, Saúde e Bem-Estar; Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social; e Cidades, Desenvolvimento e Inovação.

— Desde 2021, a UENF é membro da rede de universidades ODS. Então temos um olhar bastante diferenciado para pesquisas que envolvem os objetivos do desenvolvimento sustentável. Entendemos que vamos precisar de um exército de cientistas para poder tentar colocar em prática alguns desses objetivos. Essa é uma agenda necessária para a busca de soluções para os desafios que a humanidade está enfrentando e continuará a enfrentar — afirmou Rosana.