Uma Universidade de Cultura Empreendedora

• Categoria do post:Notícias

Pesquisadores egressos da UENF selecionados em editais da FAPERJ

Nos meses de junho e julho, os resultados finais de dois editais da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) revelaram a UENF como uma universidade de cultura empreendedora.

Em 05/06/24, a Faperj divulgou os projetos aprovados na etapa final do edital 17/2023 do Programa Doutor Empreendedor. Dos 40 projetos aprovados em todo o estado do Rio de Janeiro, oito foram de pesquisadores egressos da UENF, que serão financiados pela Faperj.

E em 11/07/24, foi divulgado pela Faperj o resultado final do edital 12/2023 do  Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Centelha 2 RJ, com três pesquisadores egressos da UENF entre os selecionados.

Ciência, tecnologia e inovação

O diretor da Agência UENF de Inovação (AgiUENF), professor Gonçalo Apolinário de Souza Filho, destaca que o empreendedorismo é uma promissora oportunidade de carreira para os doutores formados na universidade, transformando a ciência em soluções tecnológicas para a sociedade.

— O país é carente de novas tecnologias para solução de seus desafios e geração de novas oportunidades. A inovação decorrente das pesquisas pode revolucionar as diferentes áreas do mercado, gerando novos produtos, serviços e processos — afirma Gonçalo.

O professor Henrique da Hora, presidente da TEC, incubadora de empresas que funciona dentro da UENF, informa que a Universidade tem nos últimos anos apoiado diversas iniciativas para contribuir para o ecossistema de tecnologia e inovação.

— A UENF tem estado aliada com as políticas nacionais, que compreendem que as micro, pequenas e médias empresas. Estas são as que mais empregam neste país e que precisam de suporte na sua vida inicial. Por isso a TEC Incubadora, por isso os incentivos — considera Henrique.

Pesquisadores e projetos aprovados na etapa final do edital 17/2023 do Programa Doutor Empreendedor da Faperj:

– Dariellys Martinez Balmori – Biociências e Biotecnologia (CBB-UENF) – AlgaBoost: valorizando a biomassa residual de algas para geração de insumos para agricultura;

– Fabrício Moreira Almeida – Produção Animal  (CCTA-UENF) – TRATAVET: cuidando das articulações de cavalos atletas;

– Fancianne Galossi de Souza – Biociências e Biotecnologia (CBB-UENF) – BIODETEK: desenvolvemos e produzimos o Kitricina (kit de rápida detecção da atividade citotóxica da ricina);

– Isabela Moraes Amorim – Produção Vegetal (CCTA-UENF) – Drones Autônomos com Laser para controle de pragas em lavouras;

– Paula de Sousa Barbosa – (CCTA-UENF) – Rent a Bee: Abelhas para o futuro;

– Raul Ferraz Arruda – Biociências e Biotecnologia (CBB-UENF)  – Projeto Regenera: Regeneração e Cicatrização de Tecidos;

– Romulo Andre Beltrame – Produção Vegetal (CCTA-UENF) – GrandeCana – mudas com história para mudar a história;

– Walaci Santos – Biotecnologia Vegetal (CBB-UENF/UVV) – Aroma Biotech: Biotecnologia para a produção de cafés especiais.

Pesquisadores e projetos aprovados na etapa final do edital 12/2023 do  Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Centelha 2 RJ:

– Helio Villa Verde Moreno Neto – Drone autônomo equipado com laser para controle de pragas em lavouras;

– Júlia Rosa Moreira – Biotecnologia Vegetal (CBB-UENF/UVV) -iMicro-Biotech: tecnologia inovadora para fertilizantes biológicos;

– Yolanda Porto Muniz Martins – Biociências e Biotecnologia (CBB-UENF) – Ativos nanoencapsulados para o controle de artrópodes.