UENF inaugura Gabinete de Arqueologia

  • Categoria do post:Notícias

Sala 3 do prédio anexo ao CCH receberá visitas agendadas

A UENF inaugurou na última quinta-feira, 15/08/2024, o Gabinete de Arqueologia na sala 3 do prédio anexo ao Centro de Ciências do Homem (CCH). O espaço conta com exposição de coleções de carvão, cerâmica, chumbo, ferro, fornos, ossada animal, remanescentes humanos, telhas, tijolos e vidros. Visitas podem ser agendadas pelo e-mail gabinetearqueo@uenf.br.

Sambaquis em Campos dos Goytacazes: Marrecas, Barra do Furado e Farol de São Thomé

A professora e pesquisadora da UENF Simonne Teixeira informa que umas das principais reservas técnicas da exposição são fragmentos de sambaqui encontrados na localidade de Marrecas, onde os sambaquis foram utilizados para pavimentação de estrada.

— Há 6, 8 mil anos, quando no Egito estavam sendo construídas pirâmides, aqui no Brasil, mais especificamente em Santa Catarina, os sambaquis eram utilizados como monumentos mortuários, onde eram enterrados os mortos. Temos notícia de sambaquis em Campos dos Goytacazes nas localidades de Barra do Furado e Farol de São Thomé — informa Simonne.

Reservas técnicas de Campos dos Goytacazes, São Fidélis, Itaocara, Cambuci, Itaperuna, entre outros municípios da região norte e noroeste fluminense

A mestranda em Políticas Sociais na UENF Paula Souza pesquisa a gestão do Gabinete de Arqueologia em sua dissertação e destaca como o espaço pode suscitar nas pessoas aspectos de preservação.

— É importante o reconhecimento da sociedade campista da arqueologia da região Norte e Noroeste Fluminense, do CCH e da UENF. No Gabinete de Arqueologia temos reservas técnicas de Campos dos Goytacazes, São Fidélis, Itaocara, Cambuci, Itaperuna, entre outros municípios. Foram reservas técnicas encontradas por prospecção e recebidas ao longo de mais de 20 anos pelo grupo Officina, coordenado pela professora Simonne Teixeira. Temos de preservar para o presente e para o futuro — considera Paula.

Arqueologia histórica e Arqueologia pré-colonial

Foram realizadas seis etapas até a exposição: limpeza mecânica, identificação da região dos objetos, arranjo do acervo em coleções, reprodução fotográfica do acervo, bibliografia e montagem da exposição. A exposição conta com duas vitrines, uma de arqueologia histórica e uma de arqueologia pré-colonial. Entre as reservas técnicas expostas no Gabinete de Arqueologia, estão um funerário Tupi, fragmentos de faiança fina inglesa do século XIX, vestígio de forno, borda de furos de forno, tijolo colonial e telha de tijolo, entre outras reservas técnicas.

O evento teve as presenças das pró-reitoras da UENF, Maria Cristina Canela Gazotti (Pesquisa e Pós-Graduação), Deborah Guerra Barroso (Extensão) e da professora do CCH/UENF, Teresa Peixoto, além de outros convidados.

Arqueologia – A arqueologia é a ciência que estuda hábitos e costumes de grupos humanos por meio de vestígios materiais deixados pelas populações ao longo da história humana. O objetivo da arqueologia é contribuir com o conhecimento do passado humano.