• Categoria do post:Notícias

Evento foi aberto na segunda-feira e prossegue até sexta-feira no Campus Carlos Alberto Dias em Macaé

A XVIII Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF foi aberta na última segunda-feira, 26/08/24, no Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP), no Campus Carlos Alberto Dias da UENF, em Macaé.

O evento prossegue até sexta-feira, 30/08/24, com uma vasta programação, incluindo 16 palestras, 4 minicursos, 2 mesas redondas e 4 visitas técnicas em grandes empresas, dentre elas a Petrobras.

A professora Georgiana Feitosa da Cruz, do LENEP/UENF/Macaé, considera a Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo um evento histórico para a universidade.

— A Semana é organizada por alunos do 6º ao 8º período, que já têm uma experiência básica inicial das disciplinas teóricas. O evento traz uma interação entre os alunos e os palestrantes e do que aprendem no evento e na academia — informa Georgiana.

Atualizações e novas tecnologias do mercado de petróleo e gás

O presidente da comissão organizadora da XVIII Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF, João Vitor Pardo, ressalta a importância do evento.

— Aqui o aluno aprende um pouco mais, entende sobre as atualizações e novas tecnologias do mercado de petróleo e gás. É importante que o aluno esteja engajado nas novas tecnologias para que, quando for para o mercado de trabalho, possa mostrar para o gestor seu conhecimento sobre o que está acontecendo não só na sua região como mundialmente — afirma.

Para a vice-presidente da comissão organizadora do evento, Laysla Rocha, a Semana Acadêmica permite aos participantes uma experiência completa de conhecimentos desde a exploração à produção de petróleo.

— Este evento é um marco de conexão da UENF com a indústria de óleo e gás. Estamos em Macaé, que é uma cidade de concentração da indústria de óleo e gás, e este networking com as empresas é muito importante — considera Laysla.

Desafios da indústria do petróleo com impactos pós pandemia

Egresso do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF,  Emerson Rodrigues participou do evento como palestrante.

— É uma satisfação estar aqui neste evento, que dissemina informações, conhecimento e tecnologia. É preciso pensar sobre os desafios da indústria do petróleo, que sofreu impactos após a pandemia. E eventos como este aumentam o interesse na indústria do petróleo — avalia Emerson.

Clarindo Caetano Machado, aluno da primeira turma do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF, conta como o curso foi uma mudança em sua vida.

— Saí de Engenharia Civil na UFF para fazer Engenharia de Petróleo na UENF, ainda em Campos, pois na época ainda não havia o LENEP em Macaé. O LENEP fez parte da minha formação. Foi a mudança da minha vida. Sou engenheiro de petróleo e há quase 30 anos estou no ramo de petróleo — destaca Clarindo.